Ictio em comunitário.


w00dman

Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Tenho um aquario de 60L, Filtro EHEIM 2213 e termostato de 100W. No fundo tenho um areão do genero marmore triturada, comprado numa loja de aquariofilia. Tenho também duas plantas naturais.

Quanto a peixes tenho:

 

- Um Betta

- Um Platy

- Tres Guppys

- Duas Corydoras

- Um limpa vidros chines

- Cinco Neons

- Um Kinguyo (telescópio preto)

 

Na 2f reparei que o Kinguyo começou a ter umas pintas brancas. Como tinha introduzido uma bomba de ar, pensei que fossem bolhas de ar presas na barbatana. Na 3f voltei a verificar e pareceu-me ter desaparecido. Na 4f verifiquei melhor e vi que se tinha alastrado para o Betta e ao Platy e cheguei à conclusão que era mesmo Ictio.

 

Fui de imediato comprar Esha2000 (aconselhado na loja) e comecei o tratamento.

Fiz TPA de 15% de água, adicionei duas colheres de sal fino diluidas, e deitei as 15 gotas de Esha2000.

 

No filtro, antes de adicionar o tratamento, mudei a fibra porque era altura e retirei o carvão. Tenho pela seguinte ordem, EHFIMECH, esponja filtrante e fibra branca (Isto foi tudo lavado com agua do aquario).

 

Hoje, Sábado e 4º dia de tratamento vejo que um guppy tem a cauda um pouco ratada, o Betta tem as barbatana colodas e um buraco pequeno na barbatana trazeira.

Tenho vindo a subir 1ºC por dia estando neste momento a 29ºC e logo irei passar para 30º. Tenho tido o aquário às escuras, tapado lateralmente com uma manta.

 

Outro facto que pode ter desencadeado o problema foi que o meu filhote de três anos no domingo deitou comida em quantidade astronómicas. Ele apanhou a lata e toca a deitar para ficarem gordinhos.

Ora lá tive que tirar os peixes de dentro para poder sifonar toda a comida que tinha caído. Pulos numa bacia com agua do aquário e tentei manter a temperatura.

Nesse dia tive que mudar cerca de 50% da água.

 

 

Pergunto se devo fazer alguma coisa ou esperar pelo final do tratamento!

Seria melhor realizar testes à água (tenho o kit da Nutrafin) e colocar aqui os resultados?

 

Fotos:

th_DSC01356_2.jpg th_DSC01391_2.jpg th_DSC01355.jpg th_DSC01389_2.jpg

 

Abraços e obrigado pela atenção.

 

 

 

Editado por w00dman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, faz o tratamento até ao fim. Tem atenção a possíveis sintomas que possam aparecer, é que o esha2000 é muito bom, mas também é de largo expectro, o que pode fazer com que não seja tão útil em certas situações, é a minha opinião.

Só tive ictio uma vez e resolveu.me perfeitamente, mas tu ja estás a falar de barbatanas ratadas e descoloradas.. Poderá ser algo mais do que íctio, mas certamente que aqui alguém te irá ajudar.

 

Só uma coisa: os corydoras não toleram sal! Não voltes a fazer isso. Colocar sal é uma boa arma, mas não quando se tem corydoras

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, faz o tratamento até ao fim. Tem atenção a possíveis sintomas que possam aparecer, é que o esha2000 é muito bom, mas também é de largo expectro, o que pode fazer com que não seja tão útil em certas situações, é a minha opinião.

Só tive ictio uma vez e resolveu.me perfeitamente, mas tu ja estás a falar de barbatanas ratadas e descoloradas.. Poderá ser algo mais do que íctio, mas certamente que aqui alguém te irá ajudar.

 

Só uma coisa: os corydoras não toleram sal! Não voltes a fazer isso. Colocar sal é uma boa arma, mas não quando se tem corydoras

 

Cumps

Sim, li agora que as corydoras não toleram sal... Bem mas ainda andam felizes da vida!

Acham que deva fazer testes à água e colocar aqui os resultados?

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, normalmente só vemos quando o mal já está feito.

 

Fiz agora os testes e os resultados estávam :ohmy:

 

PH - 7,5

Amonia - 0,6

Nitritos - 3,3

Nitratos - 3,3

 

Está tudo descontrolado... Que eide fazer pessoal? Tanto tempo à espera para ter o aquario pronto para os peixes e agora voltou tudo à estaca 0.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste o ciclo até ao fim ?? Há quanto tempo tens o aqua montado ?

 

 

Sim, aos 26 dias fiz um teste e deu-me tudo bem:

 

PH - 7,5

Amonia - 0

Nitritos - 0,1 (menos)

Nitratos - 10 (menos)

 

No dia seguinte voltei a realizar os testes e deu a mesma coisa.

Na loja disseram-me que já era seguro introduzir os peixes e fui introduzindo cada especie espaçadas por uma semana. Corydoras e limpa vidros - Neons - Gupys - Platy e telescópio - Betta.

 

Uma semana depois de introduzir o Betta foi quando apareceu o primeiro sinal de ictio. Sempre ambientei os peixes à água deixando meia hora para a temperatura, e 1h e meia com metade de agua com que vinha e metade da minha. Sempre rejeitei a agua onde os peixes vinham.

 

Soluções pessoal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o problema que estás a ter de amonia e nitritos se devem ao facto de teres lavado todas as esponjas e as ceramicas. Apesar de ser necessário lavares e mesmo que tenhas feito bem em teres lavado na água do aquário, há sempre biologia que se perde .
Eu pessoalmente não lavo as cerâmicas, a não ser que estejam bastante sujas e mesmo assim so as "esfrego" uma vez e tá feito .

Provavelmente perdeste muita biologia, daí teres esses valores, é a minha opinião.

 

Relativamente ao ictio estás a fazer tudo bem, tratamento e aumento da temperatura. Espera até ao final do tratamento e depois dá noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cerâmicas não lavei, só lavei as esponjas e mudei a fibra por estar toda suja.

Quanto aos valores da àgua, não devo fazer nada? Os peixes não vão ficar malucos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens nenhum alguidar ou assim? Metes lá os peixes com o respectivo termostato! Vai fazendo umas tpa's e testando a água!

Outra coisa, kinguios+ guppys+ bettas + platy é uma combinação explosiva, pelo simples facto de o betta irá começar a ratar tudo que tenha caudas grandes. e o Kinguio é um peixe que , em bom português, caga muito :)

Editado por Ed_boy

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora, tem dado todos bem, o Betta não tem perseguido ninguém.

 

Então mas ao colocar os peixes num alguidar não irei causar mais problemas sendo que vai ser um sistema sem filtragem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ontem o limpa vidros estava deixado de lado. Hoje continua deitado de lado e com uma respiração ofegante. Penso que vai de vela.

Os guppys estão a ficar com a cauda recortada...

 

Não sei que fazer...

 

Como posso salvar os peixes sendo que ainda estão com ictio. Hoje é o quinto dia! Eles estão sem luz, coloquei uma manta à volta do aquario. faço bem ou mal?

Editado por w00dman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tpas e aumento da temperatura para 30 graus 31 graus durante uns dias. Aumento da areação.

Mas com as TPA's vou diminuir o efeito do ESHA2000. Posso adicionar a quantidade de esha para a quantidade de agua adicionada na TPA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais