Recommended Posts

Publicado

Caros,

Ao ver o diagrama do tmiravent no post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226018, fiquei com esta dúvida.

gallery_13126_3866_413345.jpg

Algures num futuro ainda desconhecido, pretendo reformar o meu aquário e nessa altura quero reduzir ao mínimo o que está dento do aquário. Isso implica acabar pelo menos com o filtro interno Juwel Bioflow 3.0 e comprar um segundo filtro externo.

A dúvida é qual a melhor forma de colocar os dois filtros externos a funcionar ?

As opções são:

1. Em serie, tal como o diagrama do tmiravent
  2. Em paralelo, com tubagem de maior secção nos segmentos comuns aos dois filtros.
  3. Independentes com dois inlets e dois outlets

Acho que todos têm as suas vantagens e as suas desvantagens.

A opção que me parece pior é mesmo a primeira porque reduz a eficiência da filtragem biológica.

Qual a vossa opinião ? Alguém já se debruçou significativamente sobre este assunto ?

Cumprimentos,

Ibraima

Publicado: (editado)

Boas,

Eu por acaso, há uns 2 meses +- andei com essa duvida, mas depois comecei a fazer contas de sumir :P

Por exemplo, então se tiveres 2 filtros de 750L/h:

em serie só terás 750L/h porque a saída de um esta ligado a entrada do outro, a vantagem é q poderás ter por exemplo 1 só com massas e outro só com esponjas. De qq das formas, a agua q chega ao 2º já vai com alguma limpeza...

em paralelo tens 1500L/h a entrar só por um lado e sair por um lado, vantagem, menos tralha no aquário , desvantagem, se quiseres ter uma circulação mais eficiente, é chato... ( tb depende das dimensões do aquário, flora, fauna, etc etc... )

independentes ( como acabei por meter ), tenho 2 saídas e duas entradas, uma em cada ponta do aquário, e assim faço a agua circular por todo o aquário sem grandes correntes...

Espero ajudar ;)

Editado por vic_nunes
Publicado:

para ter uma grande filtragem acho melhor ter os filtros independentes pois vai ter mais capacidade de filotragem

em seria a capacidade de filtragem é de um so filtro pois a agua tem de passar num para ir para o outro

em paralelo passa metade para um filtro e metade para o outro

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas,

tal como dizes: 'Acho que todos têm as suas vantagens e as suas desvantagens.'

E é mesmo assim, cada caso é um caso. Cada sistema tem as suas características e exigências específicas.

Da minha experiência, com os mesmos filtros em separado e em série (já os tive montados das duas maneiras), posso dizer que:

- em série não tens menos filtragem biológica (nunca notei nenhuma alteração neste factor), eu diria que tenho exactamente a mesma

- em série tens menos filtragem mecânica. Aqui a diferença é visível. Apenas o filtro mais potente está ligado, logo perdes caudal (eu uso pouco caudal).

- em termos energéticos é muito eficiente, com apenas 15W de consumo para o 2215, em relação ao serviço prestado (dou alguma importância ao consumo total do meu sistema).

- nunca tentei ligar em paralelo (os dois a um tubo maior) mas se tiver bem montado deve dar o mesmo efeito que os filtros independentes (a menos que seja necessário criar correntes em pontos específicos do aquário).

- em relação á complexidade de montagem e custo, aqui só tens desvantagens. Em série é mais caro (usas mais mangueira e muito mais torneiras). É muito mais trabalhoso de montar ) não dá para quem não gosta de DIY. Um filtro único com dois tubos bem montado é muito mais simples e rápido de montar.

-no conforto de utilização, aqui as vantagens são muitas. Mas tudo depende do sistema que tens. Já vi muitos aquários em que este sistema de filtragem não faria qualquer sentido. Este sistema foi pensado para 200 litros brutos, plantado, espécies pequenas, para ter pouca corrente e orientado para os custos (já tinha ambos os filtros, + de 10 anos).

Algumas coisas que posso fazer com o meu sistema:

- retirar qualquer peça para limpeza, manutenção ou substituição sem para o fluxo de filtragem

- limpar um dos filtros de forma mais 'agressiva' em principio só perco metade da colónia de bactérias (nunca limpo tudo na mesma semana)

- ligar o 2213 durante um certo período (definido por relógio) para aumentar caudal e agitação.

- ferrar qualquer um dos filtros sem stress

- desmontar qualquer secção do tubo (para limpeza) e colocar em funcionamento sem stress

Mas este é apenas uma forma de montar as coisas.

Por vezes a simplicidade é a melhor receita (ao contrário da minha solução).

Partilho porque penso que pode ser útil (tal como foi para mim) conhecer várias formas de pensar na filtragem.

Boa montagem

tiago

Publicado:

Caros,

Quando eu digo que tenho menos filtragem bióloga, estou a pensar em ter o mesmo caudal total (600 L/h por exemplo) e no caso da montagem em serie o caudal passa todo por ambos os filtros enquanto que nas restantes seria de metade, o que melhora a filtragem bióloga.

Percebo a vantagem da montagem independente colocando os inlets e os outlets de cada filtro afastados (tipo cada filtro no seu canto), mas mantém a "complexidade" dentro do aquario. Por outro lado, tendo um termoestato e um reactor de co2 externos, a manutenção de um filtro implica a paragem de pelo menos um destes.

Obrigado pelo vosso contributo.

Ibraima