Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal.

Tenho no meu aquário um sistema de co2 de garrafa de extintor com válvula solenóide.

Tudo funciona muito bem, mas acontece que quando o relógio liga as làmpadas/Co2, o co2 demora um pouco a sair porque a água entrou para dentro do difusor e da mangueira, então demora cerca de 30 mts para a pressão fazer sair a água e começar a sair as microbolhas.

Tenho uma válvula anti retorno, já troquei a válvula anti retorno e acontece na mesma.

Será a pressão da água que faz o tubo inchar e encher-se com água, já coloquei a válvula anti retorno mais perto da água mas acontece na mesma.

Estou a colocar do lado correcto senão não saía co2.

É preciso algum tubo mais duro ou serve daqueles para ligar os ar às pedras difusoras?

O difusor pode ser o mau da fita nisto tudo?

Obrigado a todos

1307449650_1.jpg

tubo-rigido-16mm-semitransparente.jpg

Publicado:

Boas,

Devias ter o CO2 ligado a um temporizador diferente do da iluminação e devia começar a deitar o CO2 pelo menos 1 horita antes das luzes acenderem e deve terminar/fechar 1 hora antes delas apagarem.

Abraço,

Publicado:

Boas,

Devias ter o CO2 ligado a um temporizador diferente do da iluminação e devia começar a deitar o CO2 pelo menos 1 horita antes das luzes acenderem e deve terminar/fechar 1 hora antes delas apagarem.

Abraço,

É o que eu tenho. Duas horas antes das luzes abre-se a válvula do CO2 e uma hora antes das luzes apagarem, fecha-se a válvula do CO2.

Ibraima

Publicado:

Boas pessoal.

Tenho no meu aquário um sistema de co2 de garrafa de extintor com válvula solenóide.

Tudo funciona muito bem, mas acontece que quando o relógio liga as làmpadas/Co2, o co2 demora um pouco a sair porque a água entrou para dentro do difusor e da mangueira, então demora cerca de 30 mts para a pressão fazer sair a água e começar a sair as microbolhas.

Tenho uma válvula anti retorno, já troquei a válvula anti retorno e acontece na mesma.

Será a pressão da água que faz o tubo inchar e encher-se com água, já coloquei a válvula anti retorno mais perto da água mas acontece na mesma.

Estou a colocar do lado correcto senão não saía co2.

É preciso algum tubo mais duro ou serve daqueles para ligar os ar às pedras difusoras?

O difusor pode ser o mau da fita nisto tudo?

Obrigado a todos

Boas,

Pois... eu estava a referir-me ao texto do Miga_...

Cumps,

Publicado:

Boas pessoal dos peixinhos.

Obrigado pela vossa ajuda/Respostas.

Então estou a fazer tudo bem?

Mas a água não devia entrar no difusor e no tubo, não é para isso que serve a válvula anti retorno?

O que posso fazer para não ter de ligar outro relógio?

Cumps

os difusores necessitam de x bares de pressão para começarem trabalhar, enquanto o tubo não atingir essa pressão, não sai co2 do difusor

Sim eu sei disso, mas o que quero é que a água não entre no tubo.

Cumps

Publicado:

Mais ninguém me pode ajudar nisto?

Cumps

Publicado: (editado)

Boas,

Acho que estás a fazer tudo bem e é normal o que está a acontecer.

Quando desligas o Co2 e a água que te entra para o tubo, ela não fica sob pressão, no entanto o co2 para sair para dentro o aquario tem de ter ou criar (no tubo) pressão suficiente para vencer a resistência o teu difusor.

Na minha opinião tens vários aspectos a contribuir para o fenómeno que relataste, nomeadamente:

1. O tubo quando não é rijido, devido à sua elasticidade demora mais tempo a criar a pressão necessária para vencer a resistência mecanica da ceramica do difusor, que dificulta a passagem do co2.
  2. Os difusores de ceramica são os que apresentam maior "resistência" à passagem do co2, logo é necessária uma maior pressão para vencer essa resistência (existem relatos frequentes de aquariofilistas que não os conseguem utilizar com co2 produzido por fermentação, pois não atinge a pressão necessária)
  3. Eventualmente a ceramica do teu difussor, poderá estar já com sujidade/algas que dificultam ainda mais a passagem do co2.
  4. Vê se não existem fugas de co2 nas uniões, pois podem também estar a contribuir negativamente para a situação.

Pessoalmente, já tive difusores de ceramica mas acabei por optar definitivamente por difusores exteriores ao aquario, que fazem a mistura do co2 com a água entre a saída do filtro (igualmente externo) e a entrada no aquario.

Espero ter ajudado, abraço

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado: (editado)

Quando desligas o Co2 e a água que te entra para o tubo

Na minha opinião tens vários aspectos a contribuir para o fenómeno que relataste, nomeadamente:

1. O tubo quando não é rijido
  2. Os difusores de ceramica são os que apresentam maior resistencia
  3. Vê se não existem fugas de co2 nas uniões, pois podem também estar a contribuir negativamente para a situação.

Boas e obrigado pela resposta.

O meu problema não é que a água demora a sair pois como disseste e bem precisa haver pressão para esforçar a saída da água no difusor e por aqueles microburacos, claro que demora.

O problema está em ela entrar.

Disseste, quando o tubo não é rígido, mas existe algum tubo que seja mais duro que os normais e que uso?

E não, não tenho fuga por lado nenhum, caso contrário já me tinha esvaziado o extintor coisa que já me aconteceu no passado devido a uma junção mal feita, mas já corrigi isso, e acredita quando digo esvaziou, por muito pequena que seja a fuga o extintor vai num dia.

Como disse, uso uma válvula anti-retorno, essa válvula não serve para evitar entrar água no sistema? Pois por aquilo que está a acontecer, se a água entra é porque o ar/co2 retrocede e passa pela válvula.

Obrigado pelas respostas e desculpem pela minha ignorância, mas tento perceber o que acontece quando uso uma peça para isso mesmo não acontecer.

Cumps e saúdinha pós peixinhos

Editado por Miga_