Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Estou a montar o meu primeiro aquário (53 litros), e após longas leituras sobre o tema, contínuo com dúvidas sobre as análises à água. Não quero colocar os restantes peixes não tendo uma água minimamente capaz de os receber, sendo que o ciclo está a ser realizado há 2 semanas (coloquei Bio Nitrivec) e possuo 4 Corydoras desde há 1 semana.

Pretendo adquirir os testes individuais da Sera, mas não o quero fazer tudo no mesmo momento, por uma questão de economias.

Por ordem de importância, quais os testes que devo comprar em primeiro lugar, de entre os seguintes:

- Nitratos (no3);

- Nitritos (no2)

- Amónio/ amónia (nh4/ nh3)

- Dureza carbonatos (kh)

- Dureza total (gh)

(já adquiri o do PH)

Ainda sobre os testes, como interpretar os valores, ou seja, quais os valores desejáveis para cada um dos referidos testes?

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

:)

Publicado:

Ocupo o tópico doutro utilizador mas a dúvida é semelhante.

Estando os valores de amónia a zero e os nitritos próximo de tal valor é seguro colocar peixes (1 ou 2 apenas) num aquário no seu período de ciclo? Significa que o mesmo está completo ou pelo menos num patamar seguro para os peixes?

Publicado:

Olá,

Se estiver realizando a ciclagem com uréia ou amoniaco: pare de colocar os produtos e espere até o dia seguinte, veja se os níveis de amônia e nitrito chegaram a zero, assim terá certeza que ciclou o aquário. Após isso coloque os peixes.

A ciclagem de aquário não tem tempo pré-definido, existe tempo aproximado, o que depende do lugar onde está o aquário.

Abraços.

Publicado:

Ocupo o tópico doutro utilizador mas a dúvida é semelhante.

Estando os valores de amónia a zero e os nitritos próximo de tal valor é seguro colocar peixes (1 ou 2 apenas) num aquário no seu período de ciclo? Significa que o mesmo está completo ou pelo menos num patamar seguro para os peixes?

Se já tiveste o pico de amónia podes por à vontade.

Também há quem cicle com um peixe... agora comvém é não colocar Discus para ciclar :doofywave:

Se quiseres meter um ou dois peixes escolhe uns resistentes

Publicado:

Boa noite,

Fiz agora os primeiros testes à água e estou com duvidas.

O ciclo está a ser realizado há 2 semanas (coloquei Bio Nitrivec) e possuo 4 Corydoras desde há 1 semana. Hoje antes dos testes fiz uma TPA de 20 %, e deu-me os seguintes valores:

PH 7.5

Amónio (nh4) 1 mg/ l

Amónia (nh3) 0,02 mg/ l

Nitrato (no3) 0 mg/l

Nitrito (no2) 0 mg/l

Qual o significado do descrito? Significa que o ciclo ainda está numa fase muito precoce, e e que a amónia ainda não se converteu em nitritos e estes em nitratos?

O que devo fazer? É que tinha intenção de colocar os demais peixes na próxima sexta.

Muito obrigado :)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!