azuen Publicado Janeiro 4, 2014 Publicado Janeiro 4, 2014 Boas Vou ser directa ao assunto, é o seguinte: À pouco tempo (2 ou 3 meses) comprei um otto para fazer parte da equipa de limpeza do meu aqua. Passado esse tempo ele cresceu e agora está com 5 ou 6 cm, mas o problema é que ele tem "a mania" de remexer o areão todo com a cauda, resultado: aos cantos do aqua de vez enquando deixa de existir areão onde antes existiam uns 2 cm. Agora vou substituir o areão que tenho por jbl manado e não queria ter o otto sempre lá a remexer e a estragar a harmonia do aquario. Queria saber então por que peixe ou invertebrado posso substituir o otto de forma a que cumpra as mesmas funções (remover as algas dos vidros e folhas das anubias e etc). Aceito todas as sugestões, mas preferia que me indicassem especies de peixes ou invertebrados relativamente pequenos. Obrigada a todos Citar
Tozé Nunes Publicado: Janeiro 4, 2014 Publicado: Janeiro 4, 2014 Pois se tinhas problemas com o areão ao colocares manado ainda vais piorar a coisa , é dos substratos mais leves que conheço. Sem saber que aquário tens (dimensões, litragem, parâmetros) não consigo sugerir nada Os ottocinclus são os melhores peixes de limpeza que conheço e pequenos! Maiores (em tamanho adulto) tens sae ou ancistros! Invertebrados tens muita escolha desde caracóis a camarões, depende do que tens. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
azuen Publicado: Janeiro 4, 2014 Autor Publicado: Janeiro 4, 2014 (editado) De momento, devido à necessidade de mudar de casa aqui a menos de um ano e querer levar este vicio comigo, tenho apenas um aquário bastante pequeno de 33 litros brutos (49 c x 25 l x 30 a - algo por essa volta). Contem uma biobox de 206 l/h, termostato 50w e calha de leds que de cabeça não sei a intencidade. A água está a cerca de 25/26 graus e o ph ronda os 6 e pouco (não tenho feito muitos testes ultimamente). No aquario tenho uns quantos melanoides, 2 cory bronze, 3 guppys, o tal otto e vou adquirir uns red cherrys depois de mudar o areão para dar mais vida ao fundo. O que realmente me preocupa é a deposição de algas nos vidros e nas folhas das plantas, será que há algum invertebrado que trate disso? Editado Janeiro 4, 2014 por azuen Citar
Tozé Nunes Publicado: Janeiro 4, 2014 Publicado: Janeiro 4, 2014 Depende do tipo de algas que falas, mas de uma maneira geral se tiveres plantas de crescimento acentuado que sejam devoradoras de nutrientes e complementares com uma boa equipa de limpeza e fizeres tpas regularmente terás menos problemas com elas. Quanto aos invertebrados os reds - neocaridina davidi var. red são espectaculares, podes também adquirir os amano - caridina multidentata, nos caracóis por ex. tens os neritina natalensis http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72914 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
azuen Publicado: Janeiro 4, 2014 Autor Publicado: Janeiro 4, 2014 Obrigada pela ajuda, De qualquer forma vou mudar o substrato e ver como é que o otto reage, se continuar a fazer o mesmo tento vende-lo ou dá-lo Os reds vêm de qualquer das formas, já estava decidido, quanto aos caracois, se tiver mesmo que dar o otto, é algo a ponderar. Mais uma vez obrigada Citar
Recommended Posts