Gonçalo Melo Publicado Janeiro 2, 2014 Publicado Janeiro 2, 2014 (editado) pessoal n é bem uma "duvida" mas aqui vai lol eu normalmente faço sempre semanal TPA de 30 % do meu aqua de 34L, uso agua de garrafao que encho da torneira, e deixo a tampa aberta 24h para sair o cloro etc... só que agora no inverno essa agua está muito fria para eles, dai eles terem apanhado aquela "coçeira" costia soponho eu lol agora o que eu queria era poder usar esta agua de garrafao que deixo sempre repousar durante uns dias mas não tenho maneira de fazer com que a agua não "entre" tão fria no meu aqua eu quando reponho essa aqua utilizo sempre um copo e vou metendo la para dentro muito devagarinho, e vou enchendo o copo varias vezes até ver que tenho a água reposta.... mas mesmo assim a temp baixa sempre entre 2º a 4º ... alguem tem ai 1 "truque" para que possa fazer TPA no inverno sem baixar a temp do aqua? cumps Editado Janeiro 2, 2014 por Gonçalo Melo Citar
ThunderDrum Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 Ou aqueces com um termostato que tenhas a mais (não deves ter, né?) ou poderás colocar esse copo a boiar no aqua até que a temperatura aumente antes de despejar a água, mas isso deverá demorar muito tempo. Podes também dividir a TPA em 2 vezes em 2 dias diferentes e assim a temperatura não baixa tanto. Se tirares agua quente normalmente com o esquentador e usares um condionador (tipo Aquasafe) deixas actuar e depois ainda estará relativamente quente para não afectar a temperatura do aqua. Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
bruno92 Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 Mistura água quente com água fria e mede com um termómetro, se estiver na temperatura ideal faz um teste ao ph e kh dessa água para ver se corresponde com o do aquário Cumps, Bruno Citar
Gonçalo Melo Publicado: Janeiro 2, 2014 Autor Publicado: Janeiro 2, 2014 Mistura água quente com água fria e mede com um termómetro, se estiver na temperatura ideal faz um teste ao ph e kh dessa água para ver se corresponde com o do aquário Cumps, Bruno ya secalhar é isso mesmo que vou fazer :D obrigado aos 2 pelas respostas Citar
carlos guerreiro Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 Boas é pa eu ponho numa panela e aqueço a agua até chegar a temperatura que quero ninguem faz isto?? não é seguro cumprimentos Citar
Gonçalo Melo Publicado: Janeiro 2, 2014 Autor Publicado: Janeiro 2, 2014 (editado) Boas é pa eu ponho numa panela e aqueço a agua até chegar a temperatura que quero ninguem faz isto?? não é seguro cumprimentos eu acho que isso n faz bem mas como não sou "pro" nisto dai nunca ter arriscado mas sim ja tinha pensado nisso mas como não tinha a certeza se era realmente seguro para eles fiquei quieto... Editado Janeiro 2, 2014 por Gonçalo Melo Citar
carlos guerreiro Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 Boas eu nunca pensei seguer em fazer de outra maneira!!! até agora nunca tive problemas com isso quando é pouca agua não aqueço, mas quando são maiores as tpas aqueço sempre cumprimentos Citar
bruno92 Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 Sim acho que não há problema nenhum em aquecer no fogão. Mas fica-te mais barato se tirares a água quente já do esquentador Citar
Gonçalo Melo Publicado: Janeiro 2, 2014 Autor Publicado: Janeiro 2, 2014 Sim acho que não há problema nenhum em aquecer no fogão. Mas fica-te mais barato se tirares a água quente já do esquentador então e se eu pegasse nessa agua que tenho em garrafões a repousar onde só uso para TPA, e colocasse alguma numa panela aqueçer um pouco até estar a temp do aqua acham que fazia mal? Citar
tiagoandre24 Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 Eu num pote de 30 litros fervo duas chaleiras e esta andar de mota. Misturada no garrafão fica no ponto. Ate agir discus felizes d vida. Citar
carlos guerreiro Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 Boas é isso que eu faço aqueço um pouco de agua e junto com a outra que está num balde... cump Citar
Gonçalo Melo Publicado: Janeiro 2, 2014 Autor Publicado: Janeiro 2, 2014 Eu num pote de 30 litros fervo duas chaleiras e esta andar de mota. Misturada no garrafão fica no ponto. Ate agir discus felizes d vida. mas agua logo diretamente da torneira ou agua "tratada" ou repousada ...? Citar
Agneli Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 Aquecer na panela, a não ser q seja só pra isso, tem detergentes seguramente... Do esquentador pode ter metais pesados, devido ás serpentinas de cobre e outros metais do mesmo O melhor é mesmo um aquecedor extra.... Citar
ARodrigues Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 Podes fazer isso numa panela sim... Mas uma panela que não tenha sido muito utilizada ou uma panela nova... Porque como disse o Agneli, tem detergentes... O que pode não ser muito bom. Se tiveres uma panela que nunca tenha sido utilizada, ou que tenha sido muito pouco utilizada, podes despejar a água do garrafão na panela, e aqueces um pouco Depois siga po aquário. Citar Cumprimentos,André Rodrigues O meu aquário 120l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230043 O meu aquário 30l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225752
tiagoandre24 Publicado: Janeiro 3, 2014 Publicado: Janeiro 3, 2014 Ambas agua já repousada. Numa chaleira eléctrica é um instantinho. 1 Citar
ThunderDrum Publicado: Janeiro 3, 2014 Publicado: Janeiro 3, 2014 Ambas agua já repousada. Numa chaleira eléctrica é um instantinho. Exacto. Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
Gonçalo Melo Publicado: Janeiro 3, 2014 Autor Publicado: Janeiro 3, 2014 sim eu tenho 1 chaleira eléctrica mas nunca la aqueçi com medo de "eliminar" algo bom que a agua tinha para a TPA obrigado a todos pelas respostas e agora 1 novidade do dia nasceram me mais 8 alvins pelo aqua inteiro assim vou ter que muda-los para o outro aqua que tenho que neste já fico com muitos guppys xD cumps Citar
prestorik Publicado: Janeiro 6, 2014 Publicado: Janeiro 6, 2014 Eu utilizo um termostato que tenho a mais e meto dentro do garrafão até ficar a temperatura que quero. Assim é mais simples e não da tanto trabalho Citar
A. Ferreira Publicado: Janeiro 6, 2014 Publicado: Janeiro 6, 2014 Boas, Depende da litragem das TPA's no meu caso são de 9 garrafões, ponho os garrafões meios na casa de banho, desenrosco o chuveiro e toca de completar o enchimento com água morna. Fácil! Cumps, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
ThunderDrum Publicado: Janeiro 6, 2014 Publicado: Janeiro 6, 2014 9 garrafões!?!?!?!?!?!?!? Irra!!! Ontem experimentei, retirei parte da agua do balde, aqueci na chaleira eletrica, cerca de 1.7l (max) quase até ferver, depois misturei cm a agua do balde e pareceu-me que ficou numa boa temperatura! Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
Gonçalo Melo Publicado: Janeiro 6, 2014 Autor Publicado: Janeiro 6, 2014 (editado) eu ontem fiz uma TPA assim... peguei numa parte da agua repousada, coloquei numa panela nova nunca antes usada (sim porque já não tenho a chaleira que pensava ter lol ) e deixei aqueçer, e com um termometro lá dentro controlei bem a temp e quando repus a agua no meu aqua o termometro do aqua nem mexeu eles nem sentiram nada ehehehe Editado Janeiro 6, 2014 por Gonçalo Melo Citar
capagebe Publicado: Janeiro 6, 2014 Publicado: Janeiro 6, 2014 Eu uso um sistema diferente, não aqueço. Ponho o garrafão em cima do aquário. Uso um tubo, dos usados para as bombas de ar ou de CO2 (mais ou menos 0,5cm diâmetro), a escorrer do garrafão, a apontar directamente para o termostato. Assim que a água toca no termostato ele liga e começa a aquecer... Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
Gonçalo Melo Publicado: Janeiro 6, 2014 Autor Publicado: Janeiro 6, 2014 Eu uso um sistema diferente, não aqueço. Ponho o garrafão em cima do aquário. Uso um tubo, dos usados para as bombas de ar ou de CO2 (mais ou menos 0,5cm diâmetro), a escorrer do garrafão, a apontar directamente para o termostato. Assim que a água toca no termostato ele liga e começa a aquecer... mas isso não estraga o termoestáto? ele estar ligado a medida que repoes a agua? Citar
capagebe Publicado: Janeiro 6, 2014 Publicado: Janeiro 6, 2014 Não, o termostato tem um sensor e liga a resistência sempre que a temperatura descer do valor que estiver estipulado. Assim que a água estiver nessa temperatura, volta a desligar a resistência. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
andre1991 Publicado: Janeiro 8, 2014 Publicado: Janeiro 8, 2014 Ele deve estar a falar no nível de segurança: o vidro do termóstato não pode estar fora de água pois corre o risco de se quebrar! Citar
Recommended Posts