Hugo Marques Publicado Janeiro 1, 2014 Publicado Janeiro 1, 2014 (editado) Olá.O meu nome é Hugo Marques. Comecei neste "pequeno" hobby à uns meses com um aquário de 10 litros e um Betta macho. Entretanto por minha culpa e muito erros de principiante, faleceu ao fim de uns meses e mudei para algo mais estável.Especificações (18/01/2014):Aquário: Feito pelo membro João Rosa - 80x36x30 (86,5 litros brutos; 80 litros úteis.)Termoestato: Eheim Jager 150 WattsIluminação: Calha T8 JAD 2x15 Watts Life-glo 6700K Espectro Solar completoSubstrato: JBL Manado 10LFiltro: Sera Fil 60 (380 l/h)Fauna:7x Hyphessobrycon Megalopterus1x Pangio Kuhli 1x Hypostomus Plecostomus 2x Anentome Helena 2x Corydora Paleatus 1x Corydora Aeneus Flora:1x Anubia Barteri (var. nana) 2x Microsorium Pteropus Editado Janeiro 18, 2014 por Hugo Marques Citar
Pedro Centena Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 Olá!Gostos não se discutem, mas penso que ficaria melhor sem essas pedras vermelhas . Se o objectivo era quebrar a monotonia cromática do substrato podia experimentar usar uns seixos (de tamanho pequeno a médio) de cor mais natural e escura para que se destacassem do subtrato.Apesar de só ter uma espécie de planta até que está engrassado . Citar Number One!!!
Rui Cardoso Publicado: Janeiro 2, 2014 Publicado: Janeiro 2, 2014 boas concordo que essas pedras vermelhas dão um ar muito artificial ao aquario , mas o que mais me preocupa é teres um plecostomus nesse aquario de 30 litros. é um peixe que cresce bastante e que suja bastante a agua. penso que deverias tira-lo daí. opta por corydoras, nao crescem muito e fazem melhor o serviço de limpeza. cumps Citar Um Abraço Rui Cardoso
Hugo Marques Publicado: Janeiro 5, 2014 Autor Publicado: Janeiro 5, 2014 (editado) Olá!Gostos não se discutem, mas penso que ficaria melhor sem essas pedras vermelhas . Se o objectivo era quebrar a monotonia cromática do substrato podia experimentar usar uns seixos (de tamanho pequeno a médio) de cor mais natural e escura para que se destacassem do subtrato.Apesar de só ter uma espécie de planta até que está engrassado . OláAs pedras vermelhas, brancas e pretas foram um recurso de "última hora" para ajudar a segurar as plantas no fundo. Não quis estar a mexer no aquário por já ter os peixes lá dentro, sendo estes os "culpados" do bom gosto ao remexer o areão.De futuro vou comprar mais areão e certificar-me que tenho a quantidade suficiente (até de sobra se conseguir) para que não tenha que ter mais situações deste género.Se houver alguma sugestão para um substrato melhor agradeço. boas concordo que essas pedras vermelhas dão um ar muito artificial ao aquario , mas o que mais me preocupa é teres um plecostomus nesse aquario de 30 litros. é um peixe que cresce bastante e que suja bastante a agua. penso que deverias tira-lo daí. opta por corydoras, nao crescem muito e fazem melhor o serviço de limpeza. cumps Boas.Desconhecia esse facto sobre o pleco, sempre o reconheci como uma espécie de "limpeza", nesse caso terei que ponderar melhor a situação. Este aquário é temporário, em breve prepararei um de 70 a 80 litros como local definitivo para os meus amigos.Irei tratar de lhe dar o espaço que precisa e, caso não seja suficiente, posso trocá-lo com um amigo também no hobby com um aquário bastante maior.As corydoras são mais exigentes pelo que li correcto? No que toca a socialização, controlo dos parâmetros da água, etc.De facto quero mesmo um bom serviço de limpeza, tentando manter o aquário quase auto-suficiente no que toca a limpeza do fundo. Não quero arriscar muito por campos que ainda não conheço bem, preferindo manter-me com as TPAs e limpeza residual do filtro.Deixo aqui umas questões para quem saiba/queira ajudar:Pretendo trocar as plantas que tenho (desconheço o nome, que na altura me foi dito por um dos funcionários da aquahobby). Tenho actualmente um conjunto Jebo JB05, lâmpada de 5 Watts (muito fraca) de 6500K, espectro completo. -Existe alguma planta que resista nestas condições ou tenho que melhorar a lâmpada para um aquário de 80x30x30 (72 litros brutos)?Se tiver que trocar que plantas me aconselham, que sejam fáceis de manter, sem iluminação muito exigente. Posso lidar com podas, mudanças de substrato (entre os que são inertes). CO2, macro-nutrientes e micro-nutrientes ainda estou a pesquisar.-Posso aventurar-me numa calha feita em acrílico vedado para não entrar humidade, com leds? São relativamente mais eficientes em consumo e nesta altura não quero sobrecarregar a despesa mensal da casa. Editado Janeiro 6, 2014 por Hugo Marques Citar
Pedro Centena Publicado: Janeiro 6, 2014 Publicado: Janeiro 6, 2014 Olá!Mas este aquário é para manter ou é para desmontar quando vier um novo? Se é para desmontar, o novo está para breve ou ainda vai demorar um pouco? Porque isso vai determinar se vale a pena investir em material específico para este aquário ou se deve investir em algo que depois possa ser usado no novo. Se houver alguma sugestão para um substrato melhor agradeço. A escolha do substrato vai depender do tipo de plantas (se são muito exigentes ou não) que irá pôr no aquário.Neste aquário era capaz de optar por colocar no fundo uma camada de substrato fértil JBL Aquabasis plus e por cima JBL Manado. Penso que em termos de custo são os mais acessíveis e com um resultado aceitável. As quantidades a comprar irão depender se depois também o irá usar no novo aquário, se for esse o caso fica mais em conta comprar uns sacos grandes e depois guardar o que sobrar até adquirir o no novo aquário. Deixo aqui umas questões para quem saiba/queira ajudar:Pretendo trocar as plantas que tenho (desconheço o nome, que na altura me foi dito por um dos funcionários da aquahobby). Tenho actualmente um conjunto Jebo JB05, lâmpada de 5 Watts (muito fraca) de 6500K, espectro completo. -Existe alguma planta que resista nestas condições ou tenho que melhorar a lâmpada para um aquário de 80x30x30 (72 litros brutos)?Se tiver que trocar que plantas me aconselham, que sejam fáceis de manter, sem iluminação muito exigente. Posso lidar com podas, mudanças de substrato (entre os que são inertes). CO2, macro-nutrientes e micro-nutrientes ainda estou a pesquisar.-Posso aventurar-me numa calha feita em acrílico vedado para não entrar humidade, com leds? São relativamente mais eficientes em consumo e nesta altura não quero sobrecarregar a despesa mensal da casa. Eu também sou novato nestas lides por isso não tenho 100% de certeza no que vou dizer, mas pelo que tenho lido, mais do que Watts o que interessa são os lúmenes que a lâmpada possui. Posso ter uma lâmpada de 100 Watts mas se ela só produzir 1 lúmen não dá mais luz do que uma vela. Mas não sei porquê a maioria das pessoas continua a usar a "regra do número de Watts por litro" para escolher as lâmpadas, se calhar sou eu que estou errado .Mas continuando, aplicando a "regra do número de Watts por litro", plantas que necessitam de muita luz podem requerer 1 ou mais Watts por cada litro de água enquanto plantas que podem sobreviver na penumbra (como as Anubias) necessitam no mínimo de apenas 0.25 Watts por litro. Resumindo terá de escolher a lâmpada em função das plantas que irá colocar no aquário.A lâmpada que possuí actualmente é muito fraca para esse aquário qualquer que seja a planta (0.167 W/l para um aquário de 30l).Quanto a plantas de fácil manutenção eu apostava em tudo que fosse musgos, Anubia sp., Cryptocoryne sp., Microsorum sp., etc. Estas plantas existem numa grande variedade (cor, tamanho) tornando possível fazer diversas conjugações de layouts. Se não estiver familiarizado com as plantas aquáticas dê uma vista de olhos à secção de plantas de manutenção fácil no site da Tropica ( http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx ) ou pesquise no Google por "plants for low tech tanks" No meu nano uso CO2 líquido o que poderá ser a solução mais económica para aquários pequenos, agora para um aquário de 72l terá de apostar no mínimo num sistema de CO2 caseiro.Quanto aos macro e micro, embora haja gente que consiga manter aquários plantados low tech sem os usar eu não sei como o conseguem. A meu ver mesmo que sejam precisos em menores quantidades é também necessário fornecer macro e micro-nutrientes às plantas low tech.Relativamente à "bricolage" não posso opinar. Mas mais uma vez terá de escolher os leds em função das plantas que irá querer no aquário e quantos mais lúmenes um led produz mais caro ele irá custar (e podem custar várias dezenas cada um).Bem, ficamos à espera de mais comentários.Abraço,Pedro C. Citar Number One!!!
Hugo Marques Publicado: Janeiro 6, 2014 Autor Publicado: Janeiro 6, 2014 Olá! Mas este aquário é para manter ou é para desmontar quando vier um novo? Se é para desmontar, o novo está para breve ou ainda vai demorar um pouco? Porque isso vai determinar se vale a pena investir em material específico para este aquário ou se deve investir em algo que depois possa ser usado no novo. A escolha do substrato vai depender do tipo de plantas (se são muito exigentes ou não) que irá pôr no aquário. Neste aquário era capaz de optar por colocar no fundo uma camada de substrato fértil JBL Aquabasis plus e por cima JBL Manado. Penso que em termos de custo são os mais acessíveis e com um resultado aceitável. As quantidades a comprar irão depender se depois também o irá usar no novo aquário, se for esse o caso fica mais em conta comprar uns sacos grandes e depois guardar o que sobrar até adquirir o no novo aquário. Eu também sou novato nestas lides por isso não tenho 100% de certeza no que vou dizer, mas pelo que tenho lido, mais do que Watts o que interessa são os lúmenes que a lâmpada possui. Posso ter uma lâmpada de 100 Watts mas se ela só produzir 1 lúmen não dá mais luz do que uma vela. Mas não sei porquê a maioria das pessoas continua a usar a "regra do número de Watts por litro" para escolher as lâmpadas, se calhar sou eu que estou errado . Mas continuando, aplicando a "regra do número de Watts por litro", plantas que necessitam de muita luz podem requerer 1 ou mais Watts por cada litro de água enquanto plantas que podem sobreviver na penumbra (como as Anubias) necessitam no mínimo de apenas 0.25 Watts por litro. Resumindo terá de escolher a lâmpada em função das plantas que irá colocar no aquário. A lâmpada que possuí actualmente é muito fraca para esse aquário qualquer que seja a planta (0.167 W/l para um aquário de 30l). Quanto a plantas de fácil manutenção eu apostava em tudo que fosse musgos, Anubia sp., Cryptocoryne sp., Microsorum sp., etc. Estas plantas existem numa grande variedade (cor, tamanho) tornando possível fazer diversas conjugações de layouts. Se não estiver familiarizado com as plantas aquáticas dê uma vista de olhos à secção de plantas de manutenção fácil no site da Tropica ( http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx ) ou pesquise no Google por "plants for low tech tanks" No meu nano uso CO2 líquido o que poderá ser a solução mais económica para aquários pequenos, agora para um aquário de 72l terá de apostar no mínimo num sistema de CO2 caseiro. Quanto aos macro e micro, embora haja gente que consiga manter aquários plantados low tech sem os usar eu não sei como o conseguem. A meu ver mesmo que sejam precisos em menores quantidades é também necessário fornecer macro e micro-nutrientes às plantas low tech. Relativamente à "bricolage" não posso opinar. Mas mais uma vez terá de escolher os leds em função das plantas que irá querer no aquário e quantos mais lúmenes um led produz mais caro ele irá custar (e podem custar várias dezenas cada um). Bem, ficamos à espera de mais comentários. Abraço, Pedro C. Boas. Este aquário será para desmontar daqui por 1 mês ou mês e meio, o aquário novo chega esta semana, vai ciclar e só depois irei transferir a fauna deste aquário. A flora será nova para ser plantada em condições, até porque cometi alguns erros neste que me está a custar a vida de quase todas as plantas, que vão enfraquecendo e acabam por morrer. As plantas que pretendo são algumas de altura média (15-25 cms), umas rasteiras para permitir alguns esconderijos e se não forem muito exigente uma ou duas flutuantes que pelo que li são plantas que estimulam o comportamento natural dos tetra fantasma negro que possuo. Quanto aos watts, vou ver se o que tenho suporta lâmpadas mais fortes ou avanço para uma calha DIY com LED. O CO2 ainda não é um campo que conheço, vou pesquisar mais sobre isso e ver o que consigo perceber. Estou agora a tirar notas sobre os macro/micro nutrientes e perceber como funcionam e como se adaptam às diferentes espécies. Extra: Citar
Ed_boy Publicado: Janeiro 6, 2014 Publicado: Janeiro 6, 2014 Eu tive um pleco num aqua de 120 litros e mesmo assim achei muito pouco para ele e achei-lhe uma nova casa perto dos anjos! Citar O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta Assinatura editada, quebra de regras.
Hugo Marques Publicado: Janeiro 7, 2014 Autor Publicado: Janeiro 7, 2014 Eu tive um pleco num aqua de 120 litros e mesmo assim achei muito pouco para ele e achei-lhe uma nova casa perto dos anjos! O Pleco assim que chegar a um comprimento superior ao que o aquário permite, terá um novo lar à espera dele com mais de 1000 litros de água. Citar
Hugo Marques Publicado: Janeiro 11, 2014 Autor Publicado: Janeiro 11, 2014 (editado) Algumas fotos do novo aquário já com o ciclo completo.pH: 7,5 NO3: 0 mg/l NO2: 0,5mg/l Temperatura: 26,5 C O aquário está com muito pouca vegetação porque não tive disponibilidade financeira para mais. Algo que resolvo ainda este mês.Tanto a água como o filtro vieram de um aquário já com o ciclo completo, o que reduziu bastante o tempo para completar o ciclo neste de maior dimensão.A base e o topo (ainda a ser feito) foram de fabrico caseiro, já que o móvel onde o aquário está não tinha largura suficiente (fica 3 cms para fora atrás e à frente).A base foi construída com uma prancha de madeira MDF com 28 mm de espessura e uma calha em plástico para segurar o aquário no sítio certo. A cola usada foi a Patex SP101 à base de silicone. Como não entra em contacto com a água não existe perigo de contaminação do ambiente aquático.O topo será feito com a mesma madeira, calha e cola, acrescentando um vidro de 72©x30(l) com 5mm de espessura.Assenta numa moldura interior com menos 2,5 cms em cada lado para suporte do vidro e possibilitar o encaixe da calha em cima do vidro.No trabalho de acabamento colocarei uma camada de silicone para aquários nas juntas interiores para que a condensação não entre em contacto com a cola usada.A oxigenação será realizada pelo próprio filtro Aceitam-se críticas e sugestões =)Fotos do trabalho completo em breve Editado Janeiro 18, 2014 por Hugo Marques Citar
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