Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá,
O meu aquário tem 50cm de altura (desde o substracto à lampada). Neste momento está equipado com 2 lampadas de 40w t8 e uma de 30w t8. Como comprei em 2ª mão parece-me que estas lampadas são de origem e já devem ter uns anos.
Tenho substrato fluval stratum e uma garrafa CO2, mas as plantas desde que montei o aquário, estão a enfraquecer e a ficar amareladas. Algumas (cambombas) estão a apodrecer.
Deduzo que será da iluminação insuficiente e velha. Estou correcto?

IMG_0051.jpg

Estou a pensar em adquirir lampadas T8 LED. Mas não percebo grande coisas disto apesar da pesquisa.
Selecionei estas:

Mas realmente não tenho grandes conhecimentos para saber se isto serve.
Qual é o angulo ideal? 120º?
SMD 3528 ou SMD 3014?

Têm alguma loja em Portugal que aconselhem? Há LEDs apropriados para aquario? Devo-me preocupar com a humidade gerada?

Obrigado

Editado por Ivan Pereira
Publicado:

Antes de analisar as referidas lâmpadas, diz-me as fertilizações que fazes e as TPA's realizadas.

Pois a foto do aquário até está bastante iluminada.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Tenho o Fluval Stratum. Não adiciono nenhum fertilizante liquido. Na compra desse substrato o lojista disse-me que não seria necessário pois é substrato fértil. Custou-me uma pequena fortuna esse substracto.

TPAs faco 1x por semana 10%

Os Leds seriam também para poupar alguma coisa na eletricidade.

Publicado:

Eu utilizei fitas de led's.

As lâmpadas que escolhestes obrigam a alteração da calha, ou seja, tem de se fazer ligação directa com a alimentação 230V- 50HZ da tomada.

Se a tua calha for estanque, ou pelo menos os suportes das lâmpadas forem estanques, não deverás ter problemas com a humidade.

Em relação à adequação ao aquário, têm bons kelvins para plantas, mas deverá ser combinado com outras lâmpadas com mais kelvins.

Contudo antes disto tudo... deverás comprar um fertilizante liquido para aquario e começar a fazer fertilizações, com trocas de água de 20% pelo menos semanais.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:
  On 30/12/2013 at 13:10, robintiago disse:

Eu utilizei fitas de led's.

As lâmpadas que escolhestes obrigam a alteração da calha, ou seja, tem de se fazer ligação directa com a alimentação 230V- 50HZ da tomada.

Se a tua calha for estanque, ou pelo menos os suportes das lâmpadas forem estanques, não deverás ter problemas com a humidade.

Em relação à adequação ao aquário, têm bons kelvins para plantas, mas deverá ser combinado com outras lâmpadas com mais kelvins.

Contudo antes disto tudo... deverás comprar um fertilizante liquido para aquario e começar a fazer fertilizações, com trocas de água de 20% pelo menos semanais.

Vou ter que ver se é facil remover o balastro.

Pensei que o substrato fertil bastava.

6500k com outra superior por exemplo?

Publicado:

é fácil para quem percebe o circuitos, pergunta se tiveres duvidas.

a lampada de 6500K, combina bem com a de 8500 ou superior.

até já.

Robin

Publicado: (editado)

Aqui vai a minha calha:

IMG_0297.jpg?dl=1&token_hash=AAEXE-hipZ5

IMG_0298.jpg?dl=1&token_hash=AAHB6FRzg-t

A minha duvida mantem-se em relação às diferencas (pelo menos de preço) entre as lampadas que pus acima e por exemplos estas:

Os leds em si são diferentes? Ou é a potencia/numero de leds que varia + qualidade de construção?

Pelo que percebi o angulo de abertua também é importante e pelo que vejo convem ser 120º.

Editado por Ivan Pereira
Publicado:

agora não te consigo ajudar, pois apesar de ter montado várias fitas de led, a informação disponibilizada por ambos os sites não permite comparação.

Quais as lampadas que tens no teu aquário em relação a lumens e kelvins?

Em relação à abertura deve ser à volta desses 120º, contudo depende da altura à água.

Robin

Publicado:
  On 02/01/2014 at 20:24, robintiago disse:

agora não te consigo ajudar, pois apesar de ter montado várias fitas de led, a informação disponibilizada por ambos os sites não permite comparação.

Quais as lampadas que tens no teu aquário em relação a lumens e kelvins?

Em relação à abertura deve ser à volta desses 120º, contudo depende da altura à água.

Altura da àgua é de 50cm.

Só sei que são T8 2x 40w e 1x 30w.

Pelo que vejo as 2 de 40w devem ser 6500k e a de 30w deve ser 8000k pois é mais azul que as outras.