Ivan Pereira Publicado Dezembro 29, 2013 Share Publicado Dezembro 29, 2013 (editado) Olá,O meu aquário tem 50cm de altura (desde o substracto à lampada). Neste momento está equipado com 2 lampadas de 40w t8 e uma de 30w t8. Como comprei em 2ª mão parece-me que estas lampadas são de origem e já devem ter uns anos.Tenho substrato fluval stratum e uma garrafa CO2, mas as plantas desde que montei o aquário, estão a enfraquecer e a ficar amareladas. Algumas (cambombas) estão a apodrecer.Deduzo que será da iluminação insuficiente e velha. Estou correcto?Estou a pensar em adquirir lampadas T8 LED. Mas não percebo grande coisas disto apesar da pesquisa.Selecionei estas: http://www.ledonstar.com/product/T8_1200mm_21W_LED_Tube_Lights_LT21288T8-en.html http://www.ebay.co.uk/itm/Ledlam-T8-LED-Tube-Fluorescent-replacement-60cm-90cm-120cm-150cm-2ft-3ft-4ft-5ft-/170976287001?pt=UK_Light_Bulbs&var=&hash=item27cefb1919 http://www.ebay.co.uk/itm/New-T8-LED-Tube-Fluorescent-Replacement-120cm-150cm-4ft-5ft-Day-White-6000-6500K-/261349225392?pt=UK_Light_Bulbs&var=&hash=item3cd9a0b3b0 http://www.ebay.co.uk/itm/T8-SMD-LED-TUBE-Light-60-cm-90-cm-120-cm-150-cm-fluorescent-replacement-G13-/281102230527?pt=UK_Light_Bulbs&var=&hash=item4172ffa3ff Mas realmente não tenho grandes conhecimentos para saber se isto serve. Qual é o angulo ideal? 120º?SMD 3528 ou SMD 3014?Têm alguma loja em Portugal que aconselhem? Há LEDs apropriados para aquario? Devo-me preocupar com a humidade gerada?Obrigado Editado Dezembro 29, 2013 por Ivan Pereira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
robintiago Publicado: Dezembro 29, 2013 Share Publicado: Dezembro 29, 2013 Antes de analisar as referidas lâmpadas, diz-me as fertilizações que fazes e as TPA's realizadas. Pois a foto do aquário até está bastante iluminada. Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ivan Pereira Publicado: Dezembro 30, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 30, 2013 Tenho o Fluval Stratum. Não adiciono nenhum fertilizante liquido. Na compra desse substrato o lojista disse-me que não seria necessário pois é substrato fértil. Custou-me uma pequena fortuna esse substracto. TPAs faco 1x por semana 10% Os Leds seriam também para poupar alguma coisa na eletricidade. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
robintiago Publicado: Dezembro 30, 2013 Share Publicado: Dezembro 30, 2013 Eu utilizei fitas de led's. As lâmpadas que escolhestes obrigam a alteração da calha, ou seja, tem de se fazer ligação directa com a alimentação 230V- 50HZ da tomada. Se a tua calha for estanque, ou pelo menos os suportes das lâmpadas forem estanques, não deverás ter problemas com a humidade. Em relação à adequação ao aquário, têm bons kelvins para plantas, mas deverá ser combinado com outras lâmpadas com mais kelvins. Contudo antes disto tudo... deverás comprar um fertilizante liquido para aquario e começar a fazer fertilizações, com trocas de água de 20% pelo menos semanais. Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ivan Pereira Publicado: Dezembro 30, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 30, 2013 Eu utilizei fitas de led's. As lâmpadas que escolhestes obrigam a alteração da calha, ou seja, tem de se fazer ligação directa com a alimentação 230V- 50HZ da tomada. Se a tua calha for estanque, ou pelo menos os suportes das lâmpadas forem estanques, não deverás ter problemas com a humidade. Em relação à adequação ao aquário, têm bons kelvins para plantas, mas deverá ser combinado com outras lâmpadas com mais kelvins. Contudo antes disto tudo... deverás comprar um fertilizante liquido para aquario e começar a fazer fertilizações, com trocas de água de 20% pelo menos semanais. Vou ter que ver se é facil remover o balastro. Pensei que o substrato fertil bastava. 6500k com outra superior por exemplo? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
robintiago Publicado: Dezembro 30, 2013 Share Publicado: Dezembro 30, 2013 é fácil para quem percebe o circuitos, pergunta se tiveres duvidas. a lampada de 6500K, combina bem com a de 8500 ou superior. até já. Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ivan Pereira Publicado: Janeiro 2, 2014 Autor Share Publicado: Janeiro 2, 2014 (editado) Aqui vai a minha calha: A minha duvida mantem-se em relação às diferencas (pelo menos de preço) entre as lampadas que pus acima e por exemplos estas: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2463&pageNum_AquarioRS=1&idcat=119&cat=&subcat=&menu=20 http://www.aqualight-solution.com/led-aquatlantis-easyled/2044-rampe-led-aquatlantis-easy-led-1200mm-6800k.html Os leds em si são diferentes? Ou é a potencia/numero de leds que varia + qualidade de construção? Pelo que percebi o angulo de abertua também é importante e pelo que vejo convem ser 120º. Editado Janeiro 2, 2014 por Ivan Pereira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
robintiago Publicado: Janeiro 2, 2014 Share Publicado: Janeiro 2, 2014 agora não te consigo ajudar, pois apesar de ter montado várias fitas de led, a informação disponibilizada por ambos os sites não permite comparação. Quais as lampadas que tens no teu aquário em relação a lumens e kelvins? Em relação à abertura deve ser à volta desses 120º, contudo depende da altura à água. Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ivan Pereira Publicado: Janeiro 2, 2014 Autor Share Publicado: Janeiro 2, 2014 agora não te consigo ajudar, pois apesar de ter montado várias fitas de led, a informação disponibilizada por ambos os sites não permite comparação. Quais as lampadas que tens no teu aquário em relação a lumens e kelvins? Em relação à abertura deve ser à volta desses 120º, contudo depende da altura à água. Altura da àgua é de 50cm. Só sei que são T8 2x 40w e 1x 30w. Pelo que vejo as 2 de 40w devem ser 6500k e a de 30w deve ser 8000k pois é mais azul que as outras. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts