Recommended Posts

Publicado

Um aquascaper entusiasta passa o tempo a montar aquários, a levá-los ao ponto que considera ideal para depois, inevitavelmente, os desmontar, de forma a partir para novas paisagens.

 

Penso que muitos dos aquascapers sentem a mesma compulsão para criar layouts que um pintor sente para pintar... o problema é que as telas e as tintas, embora com um custo não trivial, ainda assim não se aproximam do preço, espaço e esforço de manutenção de um aquário.

 

Portanto, para voltar a criar uma nova paisagem é necessário desfazer e voltar a fazer e assim sucessivamente, ao longo de anos e anos.

 

Na pintura podemos acumular telas às dezenas mas em aquários apenas é possivel manter alguns.

 

A única forma de preservar as obras de arte é através das imagens, de quando o aquário estava naquele momento mágico, em que (quase) tudo estava perfeito.

 

Porém, as imagens são limitadas, é como se a única coisa que tivessemos da Gioconda fosse uma foto antiga... e a preto e branco. Isto é particularmente dramático quando, neste caso, a arte consiste uma paisagem 4D, feita de relevo e de coisas vivas, que evoluiem.

 

Do lado positivo, de montagem para montagem, existe normalmente uma evolução e aprendizagem, o autor passa a expressar-se melhor, a imaginar melhor e a conseguir materializar melhor o que imaginou.

 

Finalmente, a um nível muito avançado, competições como concursos de aquascaping tornam-se irrelevantes, porque a arte... a arte é pessoal.

 

Quem ganharia um concurso de pintura? O Picasso? O Van Gogh? O Rembrandt?

 

Eu pessoalmente perfiro Van Gogh mas haverá inúmeras pessoas a preferirem outros pintores e não estão erradas.

 

A arte vale pelo que nos faz sentir e ninguém sente de forma exatamente igual.

 

É uma pena que algumas das obras espantosas em aquascaping que temos o privilégio de observar não possam ser, de alguma forma, melhor preservadas para gerações futuras.

 

Frequentemente, o aquascaping e a arte da fotografar aquários confundem-se porque aquilo que fica são precisamente as fotos.

 

O aquascaping é efémero, um pouco como as construções na areia ou as esculturas no gelo.

 

Mas não tem que ser sempre assim.

 

Talvez a revolução tecnológia venha a ajudar algumas destas expressões artisticas (suspeito que, por exemplo, Monet era bem capaz de preferir a água à tela) conseguindo-se então melhores formas de preservar estas obras. Quem sabe, via ultra-sofisticados scannings 3D, criando-se quadros "vivos" observáveis de diferentes ângulos...

 

... isto se entretanto não aparecerem outras formas de expressão artística ainda mais espantosas :)

 

 

Miguel

  • Votar + 2
Publicado:

Estou em querer que no futuro, com o avanço inevitável da tecnologia, a aquariofilia entrará em níveis de sofisticação que hoje nem imaginamos nos nossos sonhos mais loucos.

 

Talvez o vidro deixará de ser necessário, sendo substituído por feixes magnéticos, de forma a deixar a água a pairar, dentro de um rectângulo invisível, no ar.

 

Talvez a nanotecnologia entre em cena e pequenas máquinas façam o trabalho das bactérias, limpando algas e deixando o aquário livre de dispositivos, ficando apenas a contemplação.

 

Ou talvez possamos fazer o upload em 4D de um layout para a nossa sala, de um aquapaisagista famoso no futuro...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.