Janota.10 Publicado Dezembro 23, 2013 Publicado Dezembro 23, 2013 Bem pessoal, vamos ao que interessa... tenho algumas duvidas é claro e preciso de ajuda/conselhos/ e antes demais saber a vossa opinião se isto tem realmente pernas para andar! Tenho: - 1 pedra base com 935x450x30 mm onde esta esta rebaixada 20mm formando uma caixa para as Pedras Laterais e respectivos vidros; - 1 pedra com 885x450x20 mm a servir de background; - 2 pedras laterais com 345x450x20 mm , uma com uma estrela do mar, e outra apenas com moldura. Estava a pensar colar as pedras com uma dita cola "normal" que se usa para colar pedras, tóxica é claro para os peixes, onde posteriormente irei isolar com silicone especial (esta é uma das duvidas). Depois das pedras estarem coladas irei então colocar os vidros, laterais e frontal. A parte da colagem das pedras até é simples, é "so" colocar em esquadria e fica feito. Agora as duvidas: - Silicone para colar pedra com vidro, que sirva de isolante ! Que aconselham?! - Qual a espessura que o vidro frontal devera ter?! Irá ficar colado em baixo com cerca de 15mm e irá ficar colado nas laterais, obviamente! Ficam aqui mais umas fotos para facilitar... acho eu... lolo Para ja acho que é tudo, aguardo então por ideias, sugestões e afins!! Cumps. AJ Citar
Nelson Matos Publicado: Dezembro 23, 2013 Publicado: Dezembro 23, 2013 Projecto interessante...fico curioso para ver o final! Penso que vidro de 10mm deve chegar ( tendo em conta que a pedra de trás tem 45cm de altura) Citar
Janota.10 Publicado: Dezembro 23, 2013 Autor Publicado: Dezembro 23, 2013 10mm não d€mais?!?! lolo Cumps. AJ Citar
Nelson Matos Publicado: Dezembro 23, 2013 Publicado: Dezembro 23, 2013 Podes brincar aqui com esta ferramentahttp://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=links&gotolink=21 Tenbdo em conta o factor de segurança que normalmente é 3.7 deve andar entre os 8 e 10mm 1 Citar
Janota.10 Publicado: Dezembro 23, 2013 Autor Publicado: Dezembro 23, 2013 O aquário irá ficar com as seguintes medidas interiores: 845x345x465 mm (CxLxA) Segundo essa calculadora e com um factor de segurança de 3 da-me uma espessura de 7mm! Alguém me sabe dizer o preço, mais ou menos, de um vidro com: 845mm de comprimento com 7mm de espessura?! 845mm de comprimento com 10mm de espessura?! E silicone?! Que funcione com pedra e vidro?! Já alguém teve alguma experiência semelhante?! Cumps. AJ Citar
azuen Publicado: Dezembro 23, 2013 Publicado: Dezembro 23, 2013 (editado) Um projecto muito interessante, porém eu acho que colava as perdas entre si normalmente e montava um aquario todo em vidro que encaixasse ai prefeitamente. Penso que daria o mesmo efeito ou pelo menos muito semelhante, e um dia se te fartasses dessas marmores podias retira-las ou entao se nessecitasses de desmontar o aquario por alguma razao seria mais facil pois até poderias tira-lo das marmores para lavar e assim. Nesta situação já não precisarias de te preocupar com o facto de o silicone funcionar ou não no marmore Parabéns vai ficar muito bonito. Editado Dezembro 23, 2013 por azuen Citar
Janota.10 Publicado: Dezembro 23, 2013 Autor Publicado: Dezembro 23, 2013 É uma ideia a ponderar, no entanto fica muito mais em conta ter que comprar apenas o vidro frontal, uma vez que consigo aproveitar os vidros do meu actual aqua! Só por isso! Cumps. AJ Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Dezembro 23, 2013 Publicado: Dezembro 23, 2013 Tens de ter em atenção se o marmore contem elementos calcarios, que é o mais provavel. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
azuen Publicado: Dezembro 24, 2013 Publicado: Dezembro 24, 2013 (editado) É obvio que o marmore contem elementos calcarios, pois é uma rocha metamórfica (rocha que foi sujeita a grande pressão e temperatura modificando assim a sua estrutura fisica e quimica) que resulta do metamorfismo regional ( a rocha é sujeita a elevadas temperaturas devido à proximidade de magma) do cálcario. Porem pela imagem ve-se que é marmore tratado por isso deduzo que terá sido adiciona qualquer subtancia que impessa a hidrolise da rocha (reação quimica provocada pela água, principalmente água ácida, que promove a meteorização da rocha, ou seja, o seu desgaste, pois verifica-se a quebra da estrutura dos minerais rochosos pelos iões H+ presentes na água*.) *água ácida detem uma consentração maior de H+ e água basica detem uma maior concentração de iões OH-. Se não foi adicionada qualquer substancia que impessa a hidrolise da rocha ai já é outra conversa xD Desculpem os termos mais cientificos é a minha área por isso abusei mas tentei explicar tudo mais ou menos, corrijam-me se eu estiver errada em algo. Espero ter ajudado, Cumprimentos. P.s. - Desculpem algum erro ortográfico e faltas de acentuação. Editado Dezembro 24, 2013 por azuen 1 Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Dezembro 24, 2013 Publicado: Dezembro 24, 2013 Assim sendo e, resumidamente, teras agua dura e com pH alto e so dara para determinado tipo de peixes ( águas duras e alcalinas ). Aqui é que esta o cerne da questao em relacao a forrar totalmente com vidro, como ja havia sido sugerido, ou, para poupar dinheiro, se se colocaria apenas o vidro frontal. Abc RF Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
clik Publicado: Dezembro 24, 2013 Publicado: Dezembro 24, 2013 Boas Para alem dos factos aqui apontados pelos vários membros, esse aquário deve ter um peso jeitoso, em todo o caso também poderia ser usado acrílico para isolar a pedra da agua, não deixa de ser curiosa essa ideia de um aquário de pedra. Um bom Natal Citar
Geraldo Publicado: Dezembro 24, 2013 Publicado: Dezembro 24, 2013 tenho alguma experiencia com silicones, e tenho sempre muita dificuldade em que eles adiram ao marmore, geralmente uso cola-e-veda , com base em poliuretáno, mas se colar é dificil então vedar.. Citar
mmsantos Publicado: Dezembro 24, 2013 Publicado: Dezembro 24, 2013 (editado) Mais uma opinião e vale o que vale , Eu nessa montagem montava o aquário separado do mármore visto que como tens neste caso que comprar os vidros laterais e frontal fica só a faltar só o de traz e o de baixo, e no meio de tanta duvida que tens a respeito da colagem, ficar isolante ou não, ser toxico ou não para ficares descansado opta por fazer um aquário que encaixe nas pedras depois de coladas e assim ficas mais descansado e no fim de contas não ficas com limitações em termos de fauna nem nada, é a minha opinião mas apesar de ter uma opinião diferente continuo a achar um projecto interessante e que depois de concluído deve ficar engraçado Editado Dezembro 26, 2013 por mmsantos Citar
Janota.10 Publicado: Dezembro 24, 2013 Autor Publicado: Dezembro 24, 2013 Opiniões são sempre bem vindas, e quantas mais melhor. Pelo que tenho lido irei optar pela mais segura, depois de colar as pedras, irei isolar a pedra de trás e laterais com acrílico (consigo arranjar bem mais em conta, ou seja, de borla) e irei optar por um vidro frontal de 10mm (+/-). Irei tentar apurar qual o mais adequado, mais seguro e mais em conta! Acrílico com vidro não há problema certo?! Pois... Grande Santos, aqui Alentejano muito macho!!!! Cumps. AJ Citar
azuen Publicado: Dezembro 25, 2013 Publicado: Dezembro 25, 2013 Nessa questão acrilico/vidro já não posso ajudar pois disso não precebo nada, mas tem cuidado que o acrilico das partes laterais convem ser bem forte. Tenho a impressão que há certo material desse que com o tempo pode ceder devido à pressão e como as laterais não são completas (têm esses espaços no centro) o material poderia distender ai originando uma "curvatura" no acrilico. Lembro que a parte de baixo também terá de ser protegida. Espero ver brevemente a evolução deste projecto Cumprimentos. Citar
Recommended Posts