paulo7 Publicado Dezembro 18, 2013 Publicado Dezembro 18, 2013 Boas! Tenho um aquário de 355litros onde tenho apenas echinodorus e praticamente todas elas estão a definhar. O substrato fértil é perto de 1cm de jbl aquabasis e depois tem por cima areia de silica. Fertilização não faço nenhuma. A iluminação é um projetor led de 30watts com um angulo de difusao de 60º. Os 2 motivos que vejo que possam existir é: ou pouca iluminação ou o substrato está a compactar e a sufocar as raízes. Fiz agora todos os testes que tenho em casa e os resultados foram: Ph:7.0 Gh:2º Kh:1º No2:0.0mg/l No3:2.5mg/l Po4: entre 1 e 2,5mg/l NH3/NH4: 0 Vou deixar aqui umas fotos para poderem opinar.
André Martins Publicado: Dezembro 18, 2013 Publicado: Dezembro 18, 2013 Boas, tu próprio já identificas-te os problemas Realmente é pouco luz para tanta água, mas mesmo assim, acho que o principal factor é mesmo a areia. Para tirares a prova dos 9, coloca uma dessas plantas num outro tipo de substrato inerte e vê o que acontece..
paulo7 Publicado: Dezembro 19, 2013 Autor Publicado: Dezembro 19, 2013 Pois,mas de momento não tenho nenhum modo de experimentar isso. Tenho o aquário a funcionar desde julho e não tenho tido problemas, só agora é que isto começou a ficar assim. Vai ser uma dor de cabeça para mudar o substrato agora...
André Martins Publicado: Dezembro 19, 2013 Publicado: Dezembro 19, 2013 Podes experimentar num canto do aquário colocares apenas algum substrato diferente. Quando fores plantar enterras bem o dedo para afastar a areia, de modo a que chegue ao substrato fértil e fique apenas o novo por cima. Não sei se me fiz entender, mas a ideia é manteres as mesmas condições da água e da iluminação e veres se há melhorias...
Vasco Matos Publicado: Dezembro 19, 2013 Publicado: Dezembro 19, 2013 Boas! Pois, realmente deve ser falta de luz e falta dfe nutrientes. O substrato da JBL deixa um bocado a desejar...deves fertilizar na coluna de água quanto antes. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
paulo7 Publicado: Dezembro 20, 2013 Autor Publicado: Dezembro 20, 2013 Vou então tentar com areão de rio que é a unica coisa que tenho aqui por casa. Já agora, caso tenha de mudar de substrato acham que esta areia de silica de 2-3mm seria uma boa opção? http://www.pet4you.net/peixes/acessorios/decoracao/areia/areia-branca-silica.html Queria algo assim mais branco mas que nao fosse muito caro.
Vasco Matos Publicado: Dezembro 20, 2013 Publicado: Dezembro 20, 2013 Paulo, o areão de rio é quanto a mim dos substratos menos apropriados para plantas. As raízes não se agrram facilmente, e para além disso o areão de rio não é fértil...Por baixo pomos um substrato fértil e por cima uma camada de substrato estéril. O que podias fazer é: ou adicionar pastilhas fertilizantes, ou arranjares outro substrato fértil. Mas se fosse a ti, para já, arranjava umas pastilhas fertilizantes e enterrava no substrato. Numa próxima montagem então colocava um substrato fertil de melhor qualidade. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
paulo7 Publicado: Dezembro 20, 2013 Autor Publicado: Dezembro 20, 2013 Então, mas se o principal problema for a areia de silica ter compactado e estar a sufocar as raízes, as pastilhas fertilizantes ou fertilização na coluna de água irá ajudar em alguma coisa?
José Cruz Silva Publicado: Dezembro 20, 2013 Publicado: Dezembro 20, 2013 Tens um sintoma nitido de falta de luz. As echinodorus preferem a fertilização pela raiz Abraços Zé Néo
Vasco Matos Publicado: Dezembro 20, 2013 Publicado: Dezembro 20, 2013 (editado) Tens de ver o problema de forma literal. Só se colocaria essa hipótese se tivesses apenas silica no aquário, ou tivesses uma camada gigante de silica e uma camada infima de substrato JBL. Digamos que o substrato estéril ou inerte deve servir apenas para propósitos estéticos e para seguraras plantas, já o substrato fértil é onde as raízes vão alojar-se. As raízes mal devem tocar a silica, devem estar concentradas no substrato fértil pois tendem a ir para baixo, para o fundo. Posto isto o problema quanto a mim não se prende com o sufocamento das raízes, mas de falta de nutrientes no substrato e na coluna de água, talvez o aqua seja recente e a parte biológica no substrato ainda não esteja a funcionar, e também falta de luz. E claro, uma adição de Carbono seria muito benéfica, ou com adição de CO2 ou adicionando EasyCarbo ou Excel. Editado Dezembro 20, 2013 por Vasco Matos Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
paulo7 Publicado: Dezembro 25, 2013 Autor Publicado: Dezembro 25, 2013 Já adicionei pastilhas fertilizantes no substrato perto das raízes das plantas. Vamos ver se melhora. Falaram também em pouca iluminação. Pesquisei um pouco e encontrei as lâmpadas par 38w de 12x1w, com temperatura de cor 6700k e acho que tem a volta de 1100lumens. Não sei se será boa opção e por isso queria perguntar-vos o que acham. A minha ideia seria colocar pelo menos 1 lâmpada destas no lado das plantas pois só tenho plantas de um lado do aquário.
Vasco Matos Publicado: Janeiro 8, 2014 Publicado: Janeiro 8, 2014 Leds nunca tive mas em relação aos Lumens parece bem. O ideal é a luz estar de modo a iluminar todo o aquário de forma uniforme, mas se vês que ao colocares apenas de um lado as plantas vão ganhar com isso, porque não? Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts