Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal.

Sou novo nisto da aquariofilia e preciso de umas ajudas.

Este post terá muuuuitas perguntas. :sleep:

Antes de mais, tenho 27 anos e moro para os lados de Coimbra, apesar de ser da região de Lisboa.

Estou a pensar adquirir um aquário de cerca de 55 litros, com dimensões 550x350x400 (ou 550x400x350, não me recordo ao certo).

Em termos de decoração, gostava que tivesse algumas plantas e umas pedras só a um canto, uma vez que o aquário não tem grandes dimensões.

Na base do aquário, estou a penar em pedras muito pequenas/areia ou substrato, para as plantas.

Relativamente a fauna, um casal de Bettas, uns Neons e uns limpa fundos. Que vos parece?

Por serem 55L é "apertado" para tanta "gente"? Quandos Neons e Limpa Fundos podem entrar para esta configuração de aquário?

Sugestões de outras espécies de habitantes?

Que pedras e substratos posso/devo utilizar? Gostava que tivesse um aspecto mais escuro. Li algures que basalto é uma solução. É mesmo? Quanto custa em médio)

Como disse, em cima, as pedras a um canto serviriam também para esconderijo dos habitantes. Será suficiente?

Opiniões? biggrin.png' alt=':biggn:'>

PS - Aquário da Califórnia porque moro na Rua da Califórnia. :tongue:

Obrigado desde já.

Publicado:

Boa Tarde,

Quanto ao casal de bettas não aconselho, no minimo 3 Fêmeas e 1 Macho, Neons tens que ver pois alguns preferem águas mais acidas enquanto que os bettas são mais de PH neutro/calcário, limpa fundos também tens que ter atenção ao PH.

Quanto as pedras e substrato a unica sugestão que te posso dar é usar inerte para não alterar os parâmetros da água.

Espera por mais respostas que irás chegar a uma conclusão.

Cumprimentos

Rui Ávila

Publicado: (editado)

Boa noite pirata da Califórnia , visto que estas a começar provavelmente, pelo que li no teu tópico queres algo "comunitário " podes tentar ver aqui no forum ou na Internet exemplos de aquários comunitários , das principais coisas a ter em atenção é a compatibilidade entre espécies e os paramentos que as mesmas exigem . Posso te dar alguns exemplos do típico aquário comunitário normalmente de espécies vivíparas ( guppies , platys , mollys , espadas ) dentro de cada espécie tens vários subtipos. Em relação a quantidade de peixes por litro a regra que normalmente de usa é 1cm de peixe para cada litro de agua mas se observares os peixes consegues ter a noção se há espaço para mais ou não , e em relação as espécies que te aconselhei normalmente deve-se usar 1 macho para cada 3 fêmeas. Se quiseres meter umas plantas no aquário sem te preocupares com esquemas de fertilização e por ai (pelo menos por agora ) , aconselho-te a comprares uma substrato fértil como primeira camada e por cima uma camada de substrato inerte , em termos de relação preço qualidade se escolheres por substratos de marca aconselho Jbl Aqua Basis plus como fértil e o Jbl Manado como inerte .Acredita que o investimento inicial vai te poupar dores de cabeça de futuro !

Editado por vmike
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!