Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde,

Tenho um escalar pequeno que ficou entalado uns 3 ou 4 dias (penso eu) no termoesto e ficou com as barbatanas danificadas. Fui para fora uns dias e quando regressei dei por falta dele, Procurei e lá estava entalado :(

Ao sair verfico que nunca mais nadou normalmente. Boia à tona de água epor vezes vem cá abaixo com esforço mas logo regressa à tona de água. Está assim desde ontem. Pensei que não passassa desta noite. No entanto, hoje verifico que as barbatanas dorsais já estão um pouco mais abertas. O problema está numa das laterais, penso eu. :( Acontece que ele está muito esperto: vejo que come - aliás movimenta-se como pode em direcção à comida - e vai ter com os outros esclares. :|

A minha pergunta é:

Sugerem algo para minimizar o sofrimento do bicho? Sinto-me tão culpada!

Será que melhora ou devo matá-lo? :(:(:(

Já vos aconteceu algo semelhante?

Tirei umas fotos mas não são muito perceptíveis. Desculpem:

http://fotos.sapo.pt/larar/fotos/?uid=j5dYcZz8qW9cMLvT7B0z

http://fotos.sapo.pt/larar/fotos/?uid=2BzFJH5mEvbs9wWpo8pO

Muito obrigada pela ajuda e opiniões.

Editado por Piscis

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Publicado:

ola

realmente o aspecto dele nao é o melhor, mas eu tentava a recuperação mais algum tempo.já que come, deixa ver se melhora.

vais observando, e se vires que não ha melhoras, pois aí sim será altura de se ir embora.

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

Boas,

Caso vejas que não há hipotese de ele recuperar e decidas optar pela eutanasia escolhe um método que seja indolor para o peixe. Congelar/Sanita/água a ferver não são métodos aceitáveis, assim como intoxicação com certas substâncias.

Existem produtos que são relativamente faceis de arranjar e baratos que com poucas gotas o peixe fica a dormir (consegues mesmo reparar que vai ficando com uma respiração mais lenta e adormecendo), e se deres uma overdose de anestésico o peixe morre. Existem outros produtos para uso veterinário/cientifico mas são mais complicados de arranjar, mas arranja-se.. Boa sorte-

Afonso Cunha

Publicado: (editado)

Muito obrigada pelos vossos comentários! Felizmente tenho muito boas notícias! Parece que o nosso amigo é dos resistentes :) e contra todas as expectativas, diria que está praticamente a 100%! A pouco e pouco as barbatanas foram melhorando o que lhe permitiu voltar a nadar direito a pouco e pouco. Ainda tremelica um bocadinho, mas já nada bem e vai ao fundo e vem facilmente. Sempre pensei que os peixes se "afogassem" caso estivessem impedidos de nadar na sua posição normal. Imagino o equivalente a nós humanos, passarmos 4 ou 5 dias de cabeça para baixo...

Apesar do susto, parece que o seu deslumbramento pela luz amarela do termostato continua. Adora ficar lá pasmado a olhar e a bicar a luz :| Mas agora já o desencostei do canto, não vá voltar a acontecer mais um entalamento lol

Aqui fica uma foto para verem as melhoras :)

http://fotos.sapo.pt/larar/fotos/?uid=ms5Gl6Ce01Z84N0B4N3a

Obrigada e Boas Festas!

Editado por Piscis

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

• 3 semanas depois...
Publicado:

Isso é que foi azar, continua fino??

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

Assinatura editada, quebra de regras.

Publicado:

Espectacular, ainda por cima é dos bonitos! Mantê-no bem, tens aí um herói. Não o deixes morrer !