Telmus Publicado Dezembro 8, 2013 Share Publicado Dezembro 8, 2013 Boa tarde pessoal! :DComecei à pouco a construir um aquário.Em primeiro lugar quero agradecer pois este fórum ajudou-me imenso! Cá vai: As dimensões são: 62x30x30, tenho um boyu submersible filter sp 602f e o termostato é um boyu aquarium heater ht-275 75w. o substrato não é fértil. Começou ontem a ciclar, só tenho uma Rabo de raposa - ceratophyllum demersum foxtail. Esqueci-me de a lavar antes de meter no aquário e como tal, hoje descobri um caracol, como não vou meter alimento no aquário nas próximas 4 semanas, penso que ele vá morrer! A minha questão é: assim que meti a agua no aquário ela ficou logo um pouco turva, adicionei as bactérias para o filtro 'Sera bio nitivec', ainda ficou pior. As 24h já passaram e a agua continua um bocado turva, será normal? Só o enchi ontem... Segunda questão, aprendi a fazer CO2 caseiro, só me falta a válvula anti-retorno, sendo que é caseiro e é feito numa garrafa de 1,5L, quando a construir, durante a noite não vou conseguir para a injecção de CO2, há problema?Muito obrigado a todos!!Cumprimentos,Telmo Alexandre Santos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Ávila Publicado: Dezembro 9, 2013 Share Publicado: Dezembro 9, 2013 Boa Noite, Quanto há questão da água turva, por vezes é normal por isso é aconselhada a lavagem do substrato antes de entrar no aquário para remover alguma poeira, se for o caso é só esperar que a poeira assenta mas sempre que fores fazer limpeza a poeira levanta, quanto ao caracol sou apologista de manter alguns no aquário pois para alem de "embelezar" também trabalha na limpeza, quanto há questão do CO2 não te sei responder pois nunca utilizei. Espero ter ajudado. Cumprimentos Rui Ávila Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 9, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 9, 2013 Muito obrigado ruisjz, a água está menos turva, mas noto que a minha ceratophyllum demersum foxtail está um pouco murcha... Já comecei a injecção de CO2, agora é esperar que melhore! :D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Newhobby Publicado: Dezembro 9, 2013 Share Publicado: Dezembro 9, 2013 Boa noite Telmo, CO2 para uma planta de baixa manutenção não vale a pena, a não ser que pretendas colocar um plantado mais exigente. Que iluminação tens? Mais informações: É uma planta muito bonita, porém, não é muito indicada para aquários plantados. A Ceratophyllum demersum não possui raízes, sendo que na natureza fica solta ou emaranhada em galhos ou presas em outras plantas. Para utilizá-las em aquários plantados, amarre seus ramos em uma pequena pedra e solte-a no local desejado, sempre na parte traseira, pois seu crescimento é muito rápido. Ela tolera água meio salobra e dura. Caso perceba que ela não está se adaptando ao seu aquário, retire-a imediatamente, pois em pouco tempo soltará todas as suas folhas, causando desequilíbrio do aquário com a decomposição das mesmas. Muito útil no combate de algas, principalmente no início de uma montagem, pois consegue absorver muito mais rápido os nutrientes presentes na água, deixando sobrar poucas algas Citar Nuno Ferreira[i Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 10, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 10, 2013 Boas Newhobby, acho mesmo que a minha foxtail morreu :SQuando cheguei a casa tinha o aquário cheio de folhas, porém reparo que não são todos os pés. Comprei-a com uns 5 ou 6 pés, e apenas 2 deles estão a sair. amanhã quando acordar vejo, se quando acordar tiver muito mais espalhadas, tiro a planta toda! Por enquanto ainda está no ciclo, será que foi isso que a matou? Relativamente a iluminação tenho uma T8 fluorescente de 48 cm, não sei dizer ao certo os W, mas o rapaz da loja que também tem um aquário indicou-me a melhorzinha, visto que tinha uma bom pico nos azuis e nos laranjas (relativamente ao espectro). Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Newhobby Publicado: Dezembro 10, 2013 Share Publicado: Dezembro 10, 2013 Boas Telmo, Esquece por agora essa planta(o ciclo nada tem a ver com as plantas, até ajuda) e tenta outra de baixa manutenção, existe uma grande variedade. Não coloques a carroça à frente dos bois, pois já estás a falar em CO2 quando ainda estás a fazer o ciclo. Isto é um hobby de muita paciência em que as coisas tem que ser progressivas. Eu por agora não pensava no CO2, mais tarde quando dominares minimamente a coisa, podes então aventurar-te no CO2, que na minha opinião só deverá ser utilizado em plantas exigentes e/ou de manutenção média. Mas atenção, o CO2 implica uma boa iluminação, o que não é o teu caso, que acho se tratar apenas de 15W, por isso para já faz o ciclo e tenta ficar pelas plantas de baixa manutenção, que também não precisa de substrato fértil. Tenta simplificar ao principio, depois vai progredindo gradualmente colhendo o mais informação possível, o que aqui no fórum abunda. Um abraço Citar Nuno Ferreira[i Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 10, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 10, 2013 Boa noite Newhobby Para começar, obrigado por teres respondido! Fiquei mesmo triste, porque pensava que a foxtail era de fácil manutenção Vou parar com o CO2, Embora tenha sido bom fazer, pois já aprendi! Fiz esta lista de possibilidades, o que achas? Possíveis: Limpa vidros - Macrotocinclus affinis Cauda de Espada - Xiphophorus helleri (1 macho para 2/3 fêmeas.) Guppy - Poecilia reticulata (1 macho para 2/3 fêmeas.) Molinésia Preta - Poecilia sphenops Corridora Panda - Corydoras panda (Cardume) Plantas: Valisnérias - Vallisneria spiralis Fetos de Java e Anúbias (em pedras) - Microsorium pteropus e Anubias nana/ Anubias afzelii Musgo de Java - Vesicularia dubyana Mais uma vez, obrigado (Como é que publico fotos, para mostrar o meu menino ainda muitoooo incompleto?) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fernandoJb Publicado: Dezembro 11, 2013 Share Publicado: Dezembro 11, 2013 (editado) Fiquei mesmo triste, porque pensava que a foxtail era de fácil manutenção A ceratophyllum demersum foxtai é de fácil manutenção, podes é necessitar de mais W, ou como ainda não tens fauna, pode haver pouco CO2 e/ou nutrientes. Aconselhava a que a retirasses. Podes ver aqui. Editado Dezembro 11, 2013 por fernandoJb Citar Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Newhobby Publicado: Dezembro 11, 2013 Share Publicado: Dezembro 11, 2013 Olha Telmo, o melhor é ciclares primeiro e no fim fazeres os testes à água. Mediante o resultado (Ph e a dureza) escolhes os peixes em conformidade. Em principio, as tuas possibilidades serão viáveis, e a opção das plantas é bastante adequada. No caso da foxtail, eu não nunca te disse que não era de baixa manutenção, porque o é, pode é ter problemas de adaptação como pelos vistos aconteceu. Ainda em relação aos peixes, só faço o alerta que, quer os guppys, quer os espadas e as molinésias(todos eles vivíparos) podem sobrelotar-te o aquário, dado que reproduzem-se facilmente, no entanto são resistentes e bastante adequados para iniciantes. Em relação ás corys e em especial as panda, existe alguma dificuldade de adaptação quando as compras com pouco tempo de vida, no entanto é bastante útil e bonita num aquário, dado que faz parte da equipa de limpeza, à semelhança do otocinclus affinis. Quanto ás fotos tens as explicações aqui no forúm, passo a passo num tópico apropriado. Vai postando para poder-mos acompanhar a tua evolução e para te ajudar dentro do possível. Citar Nuno Ferreira[i Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 11, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 11, 2013 Muito obrigado fernandoJbProvavelmente a temperatura também as matou, tenho o termostato nos 28 e nesse site aconselha até 24º.Já a tirei... Ficaram umas pouquinhas 'folhas' no fundo, há problema? A sério, muito obrigado Newhobby! Pode ter sido a temperatura, má adaptação, má iluminação... tanto erro que uma pessoa comete... Qualquer das formas muito obrigado, vou ter em conta tudo o que me disseste! Sendo assim em relação aos guppys, espadas e molinésias, se tivesse de optar por uma espécie, e visto que sou muito inexperiente, qual delas se torna mais adequada? O aquário vai estar em ciclo até ao final do mês, depois compro o kit de testes e avalio as possibilidades!Vou publicar a foto! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fernandoJb Publicado: Dezembro 11, 2013 Share Publicado: Dezembro 11, 2013 Aconselho a limpar isso, é sempre melhor. De resto o "Newhobby" já te disse todo o essencial, agora é teres paciência e avançar com calma. Citar Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 11, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 11, 2013 É este o meu menino!Noto que o fundo está um pouco 'poeirento' é normal? Obrigado fernandoJb Vou ficar por este tópico e vou publicando e evolução para que me possam ajudar! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fernandoJb Publicado: Dezembro 11, 2013 Share Publicado: Dezembro 11, 2013 Sim fica. Vais postando e fotos também. O pessoal gosta é de fotos. banana rock Citar Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 11, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 11, 2013 Conseguiste ver a que publiquei? Ainda não comprei nada de decorações, mas a minha ideia é um fundo solido (tipo rocha)... um tronco no meio com Musgo de Java, algumas Valisnérias e Anúbias.. Também estava a pensar meter 'relva', vi numa loja de animais e gostei do efeito... O que acham? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Newhobby Publicado: Dezembro 11, 2013 Share Publicado: Dezembro 11, 2013 Eu não estou muito inclinado para a iluminação, dado que a foxtail é uma planta de baixa manutenção. Realmente a temperatura é muito elevada e poderá ter contribuído. 28º é muito, tenta manter nos 24º. Em relação ás folhas podes deixar estar porque ao decomporem-se cria amónia, o que vi contribuir favoravelmente para a formação da colónia de bactérias no filtro, à semelhanças da comida e dos excrementos dos peixes. Os peixes deves ser tu a escolher a teu gosto, qualquer uma das opções é adequada, dado que são resistentes como já tinha referido. Abraço e venha lá essa foto Relva não, porque tens que ter substrato fértil e uma boa iluminação. Citar Nuno Ferreira[i Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fernandoJb Publicado: Dezembro 11, 2013 Share Publicado: Dezembro 11, 2013 Sim vi. Para o que chamas de "relva", necessitas de um substrato fértil, mais iluminação e CO2. Mas aconselho-te a ires com calma. Se te estás a iniciar começa com as de baixa manutenção, é só um conselho... A regra principal da aquariofilia é a paciência e depois a recolha de informação, antes que possamos estragar tudo. Por isso lê, lê e lê. Duvidas, haverá sempre alguém por aqui para te ajudar, e como te disse vai postando. Citar Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 11, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 11, 2013 Já me ajudaram bastante! Vou esquecer a relva! Sim, ultimamente tenho lido aqui bastante no forum, e antes de perguntar vejo sempre se há informação, para não estar a massar... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Newhobby Publicado: Dezembro 11, 2013 Share Publicado: Dezembro 11, 2013 Boa Telmo, Tens aí um aquário porreiro para te iniciares. Ontem tive também a ler sobre o ciclo do azoto (sim, também leio, e muito!!!), e encontrei uma opinião que se deve ter uma temperatura mais alta (tipo 28º/29º) no início do ciclo, e depois, à medida que se vai estabelecendo a colónia de bactérias, baixa-se a temperatura, dado que água muito quente é prejudicial ao oxigénio, logo ás bactérias. Ainda em relação ao ciclo, convém colocares um peixinho resistente(tipo moly, platty ou zebra) para criares amónia, senão o ciclo não arranca e/ou demora muito mais tempo. Já agora, que matérias filtrantes tens nesse filtro? Citar Nuno Ferreira[i Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 12, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 12, 2013 Pelo que li, adicionar comida de peixe também vai produzir nutrientes para acelerar o ciclo!Sim, eu também me farto de ler, e não é só aqui, ando a ler livros, e no teatro o meu prato da noite (nos ensaio) é ler vezes sem conta :b A temperatura habitual para peixes de agua quente não é pela ordem dos 27/28ºc? SERA BIO NUTRIVEC'material filtrante biológico líquidocom bactérias depuradoras'http://images5.tiendanimal.pt/g/Sera-bio-nitrivec-acuario.jpgNa embalagem até diz que podemos adicionar peixes logo 24h depois, qualquer das formas não o fiz Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 12, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 12, 2013 Eis uma questão de quem não entende mesmo nada disto: Tive de desligar o meu filtro por breves instantes, e reparei que mal o mesmo perde a sucção, solta TODO o lixo que tem dentro (pó, restos de folhas da foxtail, fios brancos, etc), penso que esses detritos não sejam para ficar dentro do filtro...Tiro o filtro a funcionar para dentro doutro recipiente para o mesmo soltar todo aquele lixo e ter melhor capacidade para o aquário agora menos sujo? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fernandoJb Publicado: Dezembro 12, 2013 Share Publicado: Dezembro 12, 2013 Boa noite Telmus. A temperatura habitual para peixes de agua quente não é pela ordem dos 27/28ºc? os peixes tropicais não têm na generalidade uma temperatura definida, ou aproximada. Quando pensares nalguma espécie informa-te das temperaturas ideais para essa espécie. Podem variar bastante, até entre os ramos de uma espécie pode variar. Eis uma questão de quem não entende mesmo nada disto: Tive de desligar o meu filtro por breves instantes, e reparei que mal o mesmo perde a sucção, solta TODO o lixo que tem dentro (pó, restos de folhas da foxtail, fios brancos, etc), penso que esses detritos não sejam para ficar dentro do filtro...Tiro o filtro a funcionar para dentro doutro recipiente para o mesmo soltar todo aquele lixo e ter melhor capacidade para o aquário agora menos sujo? Se quiseres retira-o e poderás limpar ou lavar as matéria filtrantes, não o faças com água corrente mas sim com alguma água que retires do aquário para não matar as bactéria que se estão a formar no ciclo do aquário e voltas a colocá-lo no aquário. Sempre que lavares o filtro fá-lo com água do próprio aquário. Quais são as matérias filtrantes que tens dentro do filtro? e debita quantos litros por hora? Só mais uma coisa, eu pessoalmente não gosto da posição desse aquecedor/termostato no vidro da frente. Talvez seja por hábito mas coloco e vejo-os sempre no vidro de trás, não é ele que vai ser a montra vai ser a fauna e a flora que irás ter. É lógico que nada te impede de o ter à frente mas a imagem dele sobressai demasiado. Citar Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 12, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 12, 2013 A matéria filtrante é mesmo só esponja.. Aquilo que pensei em fazer foi tirar o filtro com um saco, ou seja, meto um saco dentro do aquário só a envolver o filtro, para que quando o desligar a matéria suja fique dentro do saco e não no aquário... Há problema? Coloquei-o na frente porque a informação que me deram foi que deviam estar em diagonal no aquário, por uma questão de circulação de água e melhor aquecimento. Posso coloca-lo ao lado do filtro? Do lado direito do mesmo? Sempre fica menos evidente Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fernandoJb Publicado: Dezembro 12, 2013 Share Publicado: Dezembro 12, 2013 A matéria filtrante é mesmo só esponja.. Aquilo que pensei em fazer foi tirar o filtro com um saco, ou seja, meto um saco dentro do aquário só a envolver o filtro, para que quando o desligar a matéria suja fique dentro do saco e não no aquário... Há problema? Coloquei-o na frente porque a informação que me deram foi que deviam estar em diagonal no aquário, por uma questão de circulação de água e melhor aquecimento. Eu pessoalmente nunca fiz isso... Sempre os lavei, o filtro para mim é o coração do aquário, quanto melhor estiver, melhor saúde tem o aquário. Se podes colocar o saco? Não tenho essa experiência, além de pensar que nos pode levar um bocado ao desleixo de manutenção do filtro. Dependendo das tuas possibilidades económicas, aconselho-te um dia a vir a alterar esse filtro (que penso ser mais uma bomba, pela indicação que tenho faz 340 lt, irá sempre fazer menos 20 a 30%), e trocá-lo por um externo e que tenha materiais filtrantes diferentes, como por exemplo cerâmicas (são essenciais para a colónia de bactérias), esponja e lã filtrante. Tens muito por onde escolher é só pesquisares. Posso coloca-lo ao lado do filtro? Do lado direito do mesmo? Sempre fica menos evidente Experimenta no outra canto, vê a questão estética com o que prevês vir a ser o layout do aquário, depois verás onde ficará melhor. Citar Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Telmus Publicado: Dezembro 12, 2013 Autor Share Publicado: Dezembro 12, 2013 A questão do saco é só para o tirar para o lavar, não é para o saco ficar lá... é para servir de recipiente de lavagem! Estou a começar, se me adaptar bem a este hobby vou investir num aquário maior, e aí sim, com filtro externo Sim, amanhã lavo o filtro e mudo o termostato! Posso adicionar lã filtrante ao meu filtro? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fernandoJb Publicado: Dezembro 12, 2013 Share Publicado: Dezembro 12, 2013 A questão do saco é só para o tirar para o lavar, não é para o saco ficar lá... é para servir de recipiente de lavagem! Estou a começar, se me adaptar bem a este hobby vou investir num aquário maior, e aí sim, com filtro externo Sim, amanhã lavo o filtro e mudo o termostato! Posso adicionar lã filtrante ao meu filtro? Não estava a perceber como ias fazer com o saco... é a noite... Um aquário maior mantém mais facilmente os parâmetros da água e é mais fácil de manter, no entanto esse já é muito bom e poderás ter imensas alegrias com ele. Acho que poderás gostar e irás fazer coisas interessantes com ele. Eu adicionava a lã filtrante e até colocava algumas cerâmicas (cortava um pouco da esponja, posso estar a dizer uma barbaridade mas fazia-o) e colocava por esta ordem: cerâmicas, esponja e lã filtrante. Citar Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts