Recommended Posts

Publicado

Boas tardes,

Alguns de vós já me conhecem da água doce, principalmente pelos meus disparates, invenções e mau feitio.
Poucos pelos aquários que possuo :)

Como estou a mudar de casa, além dos que possuo de água doce estou a pensar em fazer um salgado. Quer dizer, eu VOU MESMO fazer um salgado, só à mulher é que digo que estou a pensar (sabem como é...)

Ideias: 150x50x50 com sump e que não necessite de muita luz (sem HQI porque a EDP anda a precisar de um par de estalos)

Dúvidas:

1ª Nunca tive sumps na água doce. O aquário precisa de ser mesmo furado ou dá para trabalhar com um tubo "aspirador" e uma bomba?

2ª A água: de osmose, destilada ou ir apanhar ao mar?

3ª Escumador: já vi artigos de aquários de 500 litros que não tem escumador, obrigando a várias TPA's. Tenho um hang-on para 100 litros.

4ª Que material necessito mesmo, que luz preciso e que se aguente com pouca luz, o que me falta?

NOTA: Só irei mandar fazer o aquário em Janeiro. Mas as medidas serão essas ou no máximo 150x55x55. Não me aptece aumentar a coluna de água exactamente pela luz.

Material em "stock": Termostato de 300w, filtro Eheim Ecco 300, Filtro UV-C de 18w, escumador hang-up.

Publicado:

antes dessas perguntas todas . o que é que pretendes ter em agua salgada ? so peixes ? peixes e corais ? que tipo de corais.... essa deve ser a tua primeira pergunta o que quero ter . so depois disso é que dá para responder concretamente as perguntas que fizeste. pois toda configuraçao ou material a usar mudar consoante o que se quer ter....

Publicado:

Desse material aproveita o termostato.

1-Se puderes tenta fazer uma coluna seca externa, fica mais clean.

2-Agua de osmose para a reposicao e natural para as tpas.

3-No escumador nao podes facilitar. Esquece esse que tens, precisas de um com, no minimo, o dobro da litragem.

4-Compra uma calha t5 da ati e ficas bem servido.

Publicado:

Podes ter corais SPS com leds ou t5, sem problema.

Os leds sao um investimento mais elevado portanto com uma calha de 6x80 ou mesmo 6x54 ja consegues ter todo o tipo de corais.

Publicado:

Exactamente, enganei-me no nome.

Seria para colocar dentro da sump :)

No meio disto tudo, do material que tenho, poderei aproveitar o termostato, o UV-C e nada mais... :(

Tenho um aquário de 50x25x30, mas para fazer dele uma sump também já me está a parecer que é pequeno...

Publicado:

Sim é pequeno para sump, depende do espaço que tens mas aponta para 100x40x40

Publicado:

Começo a ponderar reduzir as medidas do aquário.

Isto deve-se ao problema da parede de casa ter 50 cm (onde iria ficar uma lateral do aquário).
Mas como estou a pensar em furar, apenas poderei ter uns 40 (corrijam-me se 10 cm não chegarem para os tubos de PVC).

Assim faria com 150x40x40.

Publicado:

Melhor sempre furar o aqua, menos stresses com volume de água transportado e inundações, muito mais estético. Com coluna seca é claro (externa seria o ideal).

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

E se fizeres 130x50x50 e fazes a coluna seca externa na lateral. Assim ate podias por uma calha de 120cm e conseguias ter mais profundidade o que te vai facilitar no layout.

Publicado:

A coluna seca é uma das ideias a ponderar, mas terá que ser num canto do aquário, não gosto de ver uma parte do vidro frontal do aquário tapado.

Era uma ideia para manter os 50/55 de profundidade.

Não sei é se com estes 150 de comprimento será boa ideia colocar o retorno de água pela coluna seca ou se não será melhor colocar do lado oposto.

Além disso andei a ver uns 150x40x40 usados, mas que são furados. Se me calhar um desses, já não vale a pena fazer a coluna seca.

Dúvida: a coluna seca a certa altura não será um balde de detritos? (Em contra partida deverá ser melhor a tirar a porcaria que anda à superfície da água...)

Publicado:

Água salgada tem de ter sempre a superficie em movimento devido às trocas gasosas.

Coluna seca externa traseira, perdes 10cm do aqua em profundidade.

Não furar o aqua nesta altura é um erro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado:

Boas

E porque não coluna seca interna na lateral ou num canto? Não perdes cm em profundidade , fiz a minha em triângulo no canto e quase não se nota que lá esta ... O retorno com tubo pvc mais fino e externo e resolve se a questão ;)

Publicado:

Se usares o sistema bean animal só com dois furos não.

Andei a pesquisar, mas não percebi muito bem o funcionamento.

Água salgada tem de ter sempre a superficie em movimento devido às trocas gasosas.

Coluna seca externa traseira, perdes 10cm do aqua em profundidade.

Não furar o aqua nesta altura é um erro.

Mas para perder 10cm, coloco a saída de água a ir directamente à sump, não preciso de coluna seca. Correcto?

Boas

E porque não coluna seca interna na lateral ou num canto? Não perdes cm em profundidade , fiz a minha em triângulo no canto e quase não se nota que lá esta ... O retorno com tubo pvc mais fino e externo e resolve se a questão ;)

Sim, era o que eu estava a dizer :)

• 4 semanas depois...
Publicado:

Houston, we have a problem!!!!

Ora bem, a procura pelo aquário continua.

Existe a possiblidade e arranjar sem ser furado.

Para fazer uma coluna seca, quais as medidas aconselhadas da coluna e das furações para ver se algum vidraceiro me faz isso e quanto custa?

Neste momento estou com as hipóteses de 120x50x50 e de 150x50x50.

Publicado:

Quanto maior melhor melhor, agora equaciona custos... quanto maior mais caro, escumador mais eficiente, bombas de circulação, aquecimento, trocas de agua, balling, etc

Coluna seca para mim será sempre externa e traseira. Não fures simplesmente o aquario sem qualquer tipo de pretecção p a saida de agua.

Att

RF

Publicado:

Quanto maior melhor melhor, agora equaciona custos... quanto maior mais caro, escumador mais eficiente, bombas de circulação, aquecimento, trocas de agua, balling, etc

Coluna seca para mim será sempre externa e traseira. Não fures simplesmente o aquario sem qualquer tipo de pretecção p a saida de agua.

Att

RF

Obrigado Ricardo.

A minha ideia seria fazer num canto traseiro do aquário para não perder volume útil.

As minhas dúvidas prendem-se com as medidas dos furos e da própria coluna seca.

Alguma ajuda com essas medidas? Gostaria de avançar rapidamente.

Publicado:

pode fazer furo de 32 ou 25 para o retorno e 40 ou 50 para o esgoto... o que te vai tirar um espacamento com cerca de 15 a 10 cm

• 2 semanas depois...
Publicado:

Em principio irei amanhã buscar um aquário de 100x50x50.

Possuo um aquário de 50x30x25 (CxAxP) que estou a pensar em transformar em sump.

Dúvidas:

1º 50x30x25 chega para a sump?

2º Conhecem alguém na zona de Alfragide/Amadora que fure o aquário?

3º Das medidas dadas pelo Rakiki, quais as melhores para optar?

Publicado:

Boas Jorge as medidas que deste para a sump na minha minha opinião são pequenas, fala com o Rui da Vidromoldura (fica no Cacém) ele ajuda em qualquer duvida em relação aquário, sump e furos, porque esta tudo relacionado.

1 abraço

Publicado:

O aquário já cá está!
Medidas confirmadas: 100x40x50 (CxAxP) = 200 Litros brutos.

Próximos passos: furar o aquário para fazer coluna seca e fazer a sump.

Lá fui eu à arrecadação e descobri para lá um aquário com 80x40x30 (CxAxP). Já chega para a sump?

Boas Jorge as medidas que deste para a sump na minha minha opinião são pequenas, fala com o Rui da Vidromoldura (fica no Cacém) ele ajuda em qualquer duvida em relação aquário, sump e furos, porque esta tudo relacionado.

1 abraço

Há por aí um contacto?