Hugo Moura Publicado Dezembro 5, 2013 Publicado Dezembro 5, 2013 Boas, Tenho um aquário (96 litros brutos) montado à cerca de um ano, apenas com areão de rio, pedras de xisto e plantas artificiais. No fim semana passado, resolvi alterar o layout do aquário e aproveitei para substituir o sistema de filtragem que tinha (um filtro interno e um filtro tipo mochila), colocando agora um filtro externo JBL e901. A alteração no layout foi apenas a colocação de 2 troncos de madeira: - um deste tipo de madeira: http://portuguese.alibaba.com/product-gs/driftwood-decoration-for-aquarium-aquarium-woods-series-1406202820.html - um desta madeira: http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=28450 (desculpem não saber os nomes, mas comprei-as pela forma que tinham) Estas madeiras foram compradas em loja (Koi Park), fiz o tratamento das mesmas, fervendo-as 2 vezes e deixando repousar durante duas semanas, trocando as águas de 48 em 48 horas. Foi só duas semanas pois as mesmas deixaram de tingir a água. De resto, mantive tudo o que tinha antes (plantas artificiais, areão e pedras). A fauna - 6 barbos tigre, 2 botia lohachata, 2 cardinalis 1 moly. Como estava numa de gastar uns €€€, comprei 2 barbos cereja, 2 barbos sumatra verdes e 1 ampulária. Até aqui e porque não tenho tido problemas de maior, pois os TPA que faço é de 15 em 15 dias e retiro sempre 30 litros, com aspiração do fundo e limpeza ou substituição da matéria filtrante quando as mesmas assim o exigem. Quando montei o novo filtro JBL, que já trazia matéria filtrante e para não deixar os outros filtros a trabalharem em conjunto com este novo filtro, introduzi as matérias filtrantes (peças de cerâmica e parte da lã de vidro) dentro do JBL e retirando de um cesto o que vinha, isto para ter espaço. A intenção seria utilizar a colónia de bacterias que já estavam alojadas na matéria filtrante dos outros dois filtros. O problema surge agora, a água está esbranquiçada e estão a aparecer uns filamentos brancos (parece tipo teias de aranha) em algumas partes do aquário. O pior é que morreram 3 peixes - 2 barbos (um tigre que já tinha um ano neste aquário, um sumatra verde comprado a semana passada e um bótia. Ontem fiz um troca parcial de água e coloquei 3 tampas de Bio Nitrivec da SERA, tal como recomendam (1 tampa por cada 25 litros de água). Sei que durante um período de 4 a 24 horas, a água fica esbranquiçada pelo o produto, mas a água já estava um pouco esbranquiçada antes da colocação deste produto. O que me preocupa é mesmo os filamentos brancos que num tinha tido isto no aquário e não sei do que se trata. Vou voltar a fazer trocas parciais durante os próximos dias para ver se resolvo problema e a ver se volto a ter a água cristalina. Devo continuar a colocar o produto da SERA em cada troca de água? E os filamentos brancos? Do que se trata? Agradeço as vossas opiniões. Obrigado. Citar
karikas Publicado: Dezembro 5, 2013 Publicado: Dezembro 5, 2013 Deixa ver se entendi bem ... metes-te as matérias filtrantes do filtro antigo no novo certo ? Os fios brancos devem ser algas Tens substrato fértil no aquário ? Caso tenhas substrato fértil como mexeste no fundo do aquário a coluna de agua pode ter chegado ao mesmo, o que pode ter conduzido a um surto de algas :S atenção que eu ainda sou muito novo por estas andanças XD Citar black garden -->http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224571
Hugo Moura Publicado: Dezembro 6, 2013 Autor Publicado: Dezembro 6, 2013 Exato, adicionei as matérias filtrantes que já tinha a uso nos outros filtros e coloquei dentro do novo filtro e em conjunto com as matérias filtrantes novas. Ainda coloque um filter starter, para garantir um arranque deste filtro com mais umas bactérias saudáveis. Substrato não tenho até porque não tenho qualquer tipo de planta natural. Se for algas, do menos mal, o que me preocupa é também a morte dos peixes. enfim, agradeço o teu comentário e vou aguardar que mais alguém queira dar um contributo. Citar
karikas Publicado: Dezembro 6, 2013 Publicado: Dezembro 6, 2013 de nada ... pelo que sei a água esbranquiçada indica que tens imensas bactérias... Citar black garden -->http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224571
Recommended Posts