Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho de renovar urgentemente a iluminação do meu aquário que tem 120cmx50cmx60cm e calha com duas t5 de 54W cada.

A ideia seria aproveitar para colocar algo que ajudasse a baixar a conta da luz pelo que imediatamente pensei em LED's:
Depois de pesquisar encontrei calhas com 6500k e com 12.000k.

Qual das duas aconselhariam a colocar?

Seriam suficientes 2 calhas de 1m para manter as plantas bem cuidadas?
Permitir-me-ia ter algo mais que as anubias, echinodorus e valisnérias?

Obrigado

Publicado:

Eu penso que o grande problemas dos leds é a distância até às plantas.

Eu arriscar-me-ia a dizer que com 60cm de altura os leds não são de toda a iluminação mais indicada.

Também depende muito do tipo de leds que estás a falar... há baratuchos e não tão baratuchos, melhores e piores.

Convem ver os K mas também os lumens etc.

Publicado:

Eu também estou com um dilema semelhante mas é em relação ao aquário da aquatlantis elegance plus 100 que já vem equipado com uma calha de leds e também tenho dúvidas se será suficiente, especialmente porque não encontro informações detalhadas sobre a potência e a quantidade dos leds.

Desculpem estar a usar o tópico, mas penso que se a informação estiver toda concentrada também ajuda na pesquisa. Se alguém tiver informações mais especificas sobre a calha diga!

Publicado:

boas, dá uma olhada no meu sistema.EHEIM 200L

com uma calha de leds 18w|1metro tive valisnerias, echinodorus, anubias e musgos sem problemas.

quando passei para plantas mais exigentes tive de fazer reforço, tudo com led.

Tenho Co2 e fertilização DIY (também ajuda no sucesso).

tenho lá explicado todo o material e evolução.

É apenas um exemplo do que dá para fazer, mas foge um pouco às regras.

Publicado: (editado)

Boas

Estive a ver o exemplo e estás de parabéns. muito bom mesmo.
Já deu também para perder um pouco o medo dos Leds. Acho que se devem aguentar.

Vou optar por colocar duas calhas com consumo de 15.5W cada, com ângulo de 120º e 48 leds cada.

Serão de 6500k.

Editado por Apoxyomenos
Publicado:

Hoje fui à loja e procurei na calha informações que me pudessem ajudar. encontrei isto: easy led 360 24v led 25,2W

Ora com isto suponho que sejam 360 leds que consomem 25,2 w e agora? Alguém sabem converter isto para as lâmpadas normais t5 ou t8?

Não havia informações de lúmenes nem de temperatura de cor...

• 3 semanas depois...
Publicado: (editado)

Olá,

Desculpem reutilizar o tópico, mas tenho um problema práticamente igual. O meu aquário tem 50cm de altura (desde o substracto à lampada). Neste momento está equipado com 2 lampadas de 40w t8 e uma de 30w t8. Como comprei em 2ª mão parece-me que estas lampadas são de origem e já devem ter uns anos.

Tenho substrato fluval stratum e uma garrafa CO2, mas as plantas desde que montei o aquário, estão a enfraquecer e a ficar amareladas. Algumas (cambombas) estão a apodrecer.

Deduzo que será da iluminação insuficiente e velha. Estou correcto?

Estou a pensar em adquirir lampadas T8 LED. Mas não percebo grande coisas disto apesar da pesquisa.

Selecionei estas:

Mas realmente não tenho grandes conhecimentos para saber se isto serve.

Qual é o angulo ideal? 120º?

SMD 3528 ou SMD 3014?

Têm alguma loja em Portugal que aconselhem? Há LEDs apropriados para aquario? Devo-me preocupar com a humidade gerada?

Obrigado

Editado por Ivan Pereira