Jorge M. Publicado Novembro 28, 2013 Publicado Novembro 28, 2013 (editado) Boas tardes.Tenho um novo projecto em mente e precisava de algumas sugestões/opiniões. Tenho um aquário de 17L parado, e já que o tenho acho que lhe devia dar algum uso, daí me ter lembrado de montar um aquário simples e exclusivamente para camarões. A ideia é usar água do meu aquário principal (54L), e também usar cerâmicas que estão no filtro desse. É aqui que começam as minhas dúvidas:- É necessário fazer o ciclo durante um mês mesmo usando água e cerâmicas do outro aquário?- Como éum aquário para camarões é preciso ter um filtro, ou as TPAs semanais bastam? No caso de ser necessário, eu tenho 2 Sera Fil 60, esse serve ou é melhor usar um filtro de esponja?Quanto às opiniões, estou indeciso em usar areia de silica que sobrou do outro aquário, ou usar areão negro no fundo? Qual é mais indicado para os camarões?E queria opinião quanto à espécie a usar no aquário, tenho Red Cherrys no outro aquário e estão a dar se muito bem sendo este comunitário. Há mais alguma espécie que seja fácil de manter e que não seja muito exigente quanto aos parâmetros? E de preferência que não seja muito cara uma colónia...Cumprimentos Editado Novembro 28, 2013 por Jorge M. Citar
feasT Publicado: Novembro 28, 2013 Publicado: Novembro 28, 2013 Boas, Usando a água e as cerâmicas do outro aquário já maturado, aceleras o processo.O filtro é importante que tenha esponja para não sugar os alevins, quanto ao substrato convém que seja escuro para fazer sobressair a coloração do marisco. Estou a projectar um aquário com a mesma ideia. Cumps. 2 Citar
Alexandre Ferreira Publicado: Novembro 28, 2013 Publicado: Novembro 28, 2013 Boas! Um filtro de esponja torna-se eficiente em aquas de shrimps porque para além de serem + um suporte para as bactérias não deixam os alevins passar para dentro do filtro, e os camarões adoram penicar os restos de comida que para lá vão! Quanto a espécies pouco exigentes com parâmetros tens quase todas as Neocaridinas assim como os teus Red Cherrys! Cumps! 2 Citar Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Jorge M. Publicado: Novembro 28, 2013 Autor Publicado: Novembro 28, 2013 (editado) Boas, Usando a água e as cerâmicas do outro aquário já maturado, aceleras o processo. O filtro é importante que tenha esponja para não sugar os alevins, quanto ao substrato convém que seja escuro para fazer sobressair a coloração do marisco. Estou a projectar um aquário com a mesma ideia. Cumps. Acelero o processo, mas mesmo assim tenho que deixar à ciclar uns tempos ou posso logo introduzir os novos habitantes? O substrato estava à pensar no mesmo, pelo mesmo motivo. Quanto ao filtro, não fiquei esclarecido se é fundamental ter ou não? E o meu Sera Fil 60 serve ou aconselham-me à arranjar um filtro de esponja? Cumprimentos Editado Novembro 28, 2013 por Jorge M. Citar
feasT Publicado: Novembro 28, 2013 Publicado: Novembro 28, 2013 Não deves introduzir logo. Coloca o filtro novo a trabalhar uns dias para as bactérias se alojarem e depois de acordo com os parâmetros que a água te apresentar, adiciona a fauna. Citar
Jorge M. Publicado: Novembro 28, 2013 Autor Publicado: Novembro 28, 2013 Não deves introduzir logo. Coloca o filtro novo a trabalhar uns dias para as bactérias se alojarem e depois de acordo com os parâmetros que a água te apresentar, adiciona a fauna. É melhor colocar a trabalhar já no nano ou no outro? E as bactérias que estão alojadas nas cerâmicas do filtro do aquário principal, e vão ser colocadas no filtro do nano, não são suficientes? Citar
feasT Publicado: Novembro 28, 2013 Publicado: Novembro 28, 2013 Se puderes colocar a trabalhar no maturado melhor. Fica "feito". Citar
Jorge M. Publicado: Novembro 28, 2013 Autor Publicado: Novembro 28, 2013 Ok,obrigado.Vou fazer isso enquanto ainda estudo o layout do aquário. Vamos lá ver o que sai neste... Citar
Recommended Posts