skullzauMM Publicado Novembro 27, 2013 Publicado Novembro 27, 2013 Boas, gostaria de saber se me conseguem ajudar. Irei ter um aquário de 250L (100x50x50) e gostaria de saber se algum destes filtros que irei apresentar é indicado ou terá de ser outro! Filtro1 Filtro2 Filtro3 Fico a aguardar uma resposta! Cumps
André Alves Publicado: Novembro 27, 2013 Publicado: Novembro 27, 2013 (editado) Bom dia, O filtro que escolheres não está apenas relacionado com a litragem do aquário, mas também com o seu setup - Fauna e Flora. Os 250L são brutos, pelo que de água deves ter cerca de 220L, aproximadamente. Eu diria que, pela litragem do aquário, te podes basear nos l\h do filtro, da seguinte forma: - Requisitos super minimos c\ risco: 3x a litragem do aquário - Requisitos aceitáveis, setups não muito exigentes: 5x a litragem do aquário - Requisitos elevados: 10x a litragem do aquário Agora é uma questão de contas para aquilo que queres. Eu como gosto de jogar pelas margens superiores, metia ai um filtro de 1200 l\h (superior aos que colocas-te). Se colocares uma UV, recomendo à parte do filtro, o que é superior ás embutidas na maior parte dos filtros pois podes regular caudais etc (digo isto porque colocas-te pelo menos 1 filtro com UV). Cumprimentos, André Editado Novembro 27, 2013 por André Alves Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).
potav Publicado: Novembro 27, 2013 Publicado: Novembro 27, 2013 Olá, Se fosse a ti, ponderava a hipótese do JBL 1501 pois é um filtro com uma boa relação qualidade/preço, muito simples de limpar e sobretudo muito silencioso (nunca vi menos silencioso que este - e eu não o tenho, tenho um JBL 900). Concordo com tudo o que o André disse e acrescento que o mais importante além da ciclagem/hora é o tipo de massas filtrantes que metes. Quanto mais massas e mais finas menos caudal terás. No entanto, quanto mais capacidade para massas, melhor. As informações técnicas das marcas dos filtros referem o valor de litros/hora com o filtro sem massas filtrantes. Às vezes, esses valor passa para metade quando o filtro está com as massas. Outra coisa importante é a distância do filtro relativamente ao aquário (quanto mais baixo, mais esforço faz para fazer subir a água resultando em menos litragem/hora). Boa sorte. 1
skullzauMM Publicado: Novembro 27, 2013 Autor Publicado: Novembro 27, 2013 Muito obrigado pelas resposta desde já. Penso que o filtro recomendado seria este então? Até fico mais contente porque está a um preço mais convidativo, mas será realmente bom?
enfcoentrao Publicado: Novembro 27, 2013 Publicado: Novembro 27, 2013 Eu também apostaria no JBL. Mais barato, silencioso, consome pouco e a melhor vantagem é que traz as mangueiras. flauta e tubo aspiração pretos e nao as cores verde quase florescente da Heiem. Num fundo preto fica quase berrante.
André Alves Publicado: Novembro 27, 2013 Publicado: Novembro 27, 2013 Ainda não colocas-te informação sobre a fauna\flora que pretendes, substrato, e afins, é importante perceber o que necessitas. Dependendo disso, podes optar ou não por marcas menos conceituadas, com os SunSun de 1200 ou 2400 l\h (A difrença deles é apenas de 15\20€ !), e são ambos mais baratos que esse (eu tenho os 2 modelos, mais um Tetra EX1200, e não noto diferença absolutamente nenhuma sinceramente). Cmpts Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).
skullzauMM Publicado: Novembro 27, 2013 Autor Publicado: Novembro 27, 2013 Setup Dimensões: 100x50x50 Litros brutos/úteis: 250L (acho que é isto) Iluminação: A verificar Aquecimento: EHEIM JAGER 300W Filtragem: Possivelmente JBL 1501 Substrato Fértil: JBL AQUABASIS PLUS Substrato Infértil: JBL MANADO CO2: Não Fauna e Flora sei que também é importante mas foi algo em que ainda não pensei ao certo! Primeiramente pretendia adquirir os materiais mas vou começar a estudar o que pretendo então.
André Alves Publicado: Novembro 27, 2013 Publicado: Novembro 27, 2013 O tipo de substrato e areao que colocares, assim como rochas e outros elementos de hardscape, vão ter de ser direccionados para a tua fauna\flora, por isso, começa ao contrário e só depois dá seguimento, as coisas vão correr melhor, de forma mais simplista e com menor percentagem de eventuais erros nas escolhas. Abraço Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).
potav Publicado: Novembro 27, 2013 Publicado: Novembro 27, 2013 Ainda não colocas-te informação sobre a fauna\flora que pretendes, substrato, e afins, é importante perceber o que necessitas. Dependendo disso, podes optar ou não por marcas menos conceituadas, com os SunSun de 1200 ou 2400 l\h (A difrença deles é apenas de 15\20€ !), e são ambos mais baratos que esse (eu tenho os 2 modelos, mais um Tetra EX1200, e não noto diferença absolutamente nenhuma sinceramente). Cmpts André, Experimenta a meter o JBL1501 ao pé dos teus e vê a diferença de ruído entre os 2. Outra coisa, qual o consumo energético do Sunsun 1200? Não acredito que seja idêntico ou inferior ao JBL1501.
André Alves Publicado: Novembro 27, 2013 Publicado: Novembro 27, 2013 (editado) potav, Não conseguirei fazer essa comparação, pois não tenho os 2 modelos. Um dos meus SunSun, de 1400 L\H, consome 35 W. O JBL1501 de 1400 L\H, consome 20 W. São mais 15 W. Será que temos o mesmo cuidado, de difrença de 15W, quando escolhemos bombas de ar ou a iluminação ? Ai a diferença é maior e singnificativa, ainda que só ligadas 7-10 h por dia. Em relação ao silêncio, o meu está dentro de um armário, conforme deverão estar a maior parte deles, e o único ruido que oiço que é quase nulo, é a bomba de ar a funcionar, e não o filtro. Só posso falar do material que tenho, e as necessidades que me satisfazem. Cumprimentos, André Editado Novembro 28, 2013 por André Alves Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).
skullzauMM Publicado: Novembro 28, 2013 Autor Publicado: Novembro 28, 2013 Este JBL seria mais indicado?
NGOD Publicado: Novembro 28, 2013 Publicado: Novembro 28, 2013 Boas o JBL1501 GL chega-te perfeitamente, e depois se vires que precisas de mais circulação metes uma powerhead que arranjas baratas.
potav Publicado: Novembro 28, 2013 Publicado: Novembro 28, 2013 Este JBL seria mais indicado? Pela diferença grande de preço, sou da opinião do Ngod. O ideal seria o 1901 (mas atenção às espécies, há algumas que não querem a água muito movimentada) mas o 1501 dá-te perfeitamente e até sobra. Se fosse a ti, apontava para o 1501 e pensava em boas massas filtrantes (há tópicos sobre isso).
skullzauMM Publicado: Novembro 28, 2013 Autor Publicado: Novembro 28, 2013 Bem agora é que me deixaste a "ler" lol o que é uma powerhead?
ThunderDrum Publicado: Novembro 28, 2013 Publicado: Novembro 28, 2013 Bem agora é que me deixaste a "ler" lol o que é uma powerhead? Basicamente é uma cabeça de filtro, sem filtro, pode ser usada para circulação de água, mas que se pode acoplar a um filtro, não tão eficaz, mas também pode ser usado! (tenho no meu novo aqua de 60l com cerâmicas dentro do pequeno tubo plástico) [hr] Zeisses | Aqua 60l
skullzauMM Publicado: Novembro 28, 2013 Autor Publicado: Novembro 28, 2013 Ahh digamos que é um "wavemaker" certo?
ThunderDrum Publicado: Novembro 28, 2013 Publicado: Novembro 28, 2013 Não é bem...é um "circulação da água maker" [hr] Zeisses | Aqua 60l
Alpha21 Publicado: Novembro 29, 2013 Publicado: Novembro 29, 2013 Boas ja pensaste num tetratec ex 1200 e eu tenho o 700 num aqua de 65l e um excelente filtro recomendo
skullzauMM Publicado: Novembro 29, 2013 Autor Publicado: Novembro 29, 2013 Estou disponível a sugestões! Visto que conheço pouco acerca deste assunto
Alpha21 Publicado: Novembro 30, 2013 Publicado: Novembro 30, 2013 Tens aqui um exemplo http://www.youtube.com/watch?v=O2EIFaWpl8o Para mim um filtro muito bom mas para ti tem de ser o 1200
skullzauMM Publicado: Novembro 30, 2013 Autor Publicado: Novembro 30, 2013 Alguém tem feedback deste filtro é que fica muito mais em conta
machuqueiro Publicado: Dezembro 1, 2013 Publicado: Dezembro 1, 2013 tive um Tetra EX600 a trabalhar durante 2 anos e foi impecavel baixo ruido, boa filtragem, gavetas com muito espaço para massas filtrantes, facil manutenção e nunca me deu problemas. o JBL é muito semelhante mas um pouco mais pratico na manutenção pois basta limpares as primeiras esponjas ( de facil acesso ) para teres o filtro limpo por mais umas semanas. se quiseres mais caudal e não te importares de fazer mais manutenções retiras essas esponjas que o filtro funciona muito bem na mesma
skullzauMM Publicado: Dezembro 3, 2013 Autor Publicado: Dezembro 3, 2013 Acho que vou optar pelo JBL para já se passado algum tempo verificar ser necessário mais alguma filtro lá terei de adicionar mais um! Ando é numa batalha a ver se encontro o sitio mais barato para comprar mas acho que terei de ficar pelo site pet4you pois não vejo mais barato em lado nenhum!
NGOD Publicado: Dezembro 3, 2013 Publicado: Dezembro 3, 2013 Foi exactamente daí que mandei vir o meu, e realmente foi o sitio mais barato que encontrei.
skullzauMM Publicado: Dezembro 3, 2013 Autor Publicado: Dezembro 3, 2013 Pois ebay fica tudo ao mesmo preço com os portes e de outros sites ou é mais caro ao fica ao mesmo preço com os portes. Portanto acho que nem me vou chatear muito! Até porque o aquário vai me ser entregue até ao final desta semana e quero começar a orientar tudo
Recommended Posts