Recommended Posts

Publicado

Boas, gostaria de saber se me conseguem ajudar.

Irei ter um aquário de 250L (100x50x50) e gostaria de saber se algum destes filtros que irei apresentar é indicado ou terá de ser outro!

Filtro1 Filtro2 Filtro3

Fico a aguardar uma resposta!

Cumps

Publicado: (editado)

Bom dia,

O filtro que escolheres não está apenas relacionado com a litragem do aquário, mas também com o seu setup - Fauna e Flora.

Os 250L são brutos, pelo que de água deves ter cerca de 220L, aproximadamente.

Eu diria que, pela litragem do aquário, te podes basear nos l\h do filtro, da seguinte forma:

- Requisitos super minimos c\ risco: 3x a litragem do aquário

- Requisitos aceitáveis, setups não muito exigentes: 5x a litragem do aquário

- Requisitos elevados: 10x a litragem do aquário

Agora é uma questão de contas para aquilo que queres.

Eu como gosto de jogar pelas margens superiores, metia ai um filtro de 1200 l\h (superior aos que colocas-te).

Se colocares uma UV, recomendo à parte do filtro, o que é superior ás embutidas na maior parte dos filtros pois podes regular caudais etc (digo isto porque colocas-te pelo menos 1 filtro com UV).

Cumprimentos,

André

Editado por André Alves

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Publicado:

Olá,

Se fosse a ti, ponderava a hipótese do JBL 1501 pois é um filtro com uma boa relação qualidade/preço, muito simples de limpar e sobretudo muito silencioso (nunca vi menos silencioso que este - e eu não o tenho, tenho um JBL 900).

Concordo com tudo o que o André disse e acrescento que o mais importante além da ciclagem/hora é o tipo de massas filtrantes que metes.

Quanto mais massas e mais finas menos caudal terás. No entanto, quanto mais capacidade para massas, melhor.

As informações técnicas das marcas dos filtros referem o valor de litros/hora com o filtro sem massas filtrantes. Às vezes, esses valor passa para metade quando o filtro está com as massas. Outra coisa importante é a distância do filtro relativamente ao aquário (quanto mais baixo, mais esforço faz para fazer subir a água resultando em menos litragem/hora).

Boa sorte.

• Votar + 1
Publicado:

Muito obrigado pelas resposta desde já.

Penso que o filtro recomendado seria este então?

Até fico mais contente porque está a um preço mais convidativo, mas será realmente bom?

Publicado:

Eu também apostaria no JBL.

Mais barato, silencioso, consome pouco e a melhor vantagem é que traz as mangueiras. flauta e tubo aspiração pretos e nao as cores verde quase florescente da Heiem. Num fundo preto fica quase berrante.

Publicado:

Ainda não colocas-te informação sobre a fauna\flora que pretendes, substrato, e afins, é importante perceber o que necessitas.

Dependendo disso, podes optar ou não por marcas menos conceituadas, com os SunSun de 1200 ou 2400 l\h (A difrença deles é apenas de 15\20€ !), e são ambos mais baratos que esse (eu tenho os 2 modelos, mais um Tetra EX1200, e não noto diferença absolutamente nenhuma sinceramente).

Cmpts

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Publicado:
Setup

Dimensões: 100x50x50

Litros brutos/úteis: 250L (acho que é isto)

Iluminação: A verificar

Aquecimento: EHEIM JAGER 300W

Filtragem: Possivelmente JBL 1501

Substrato Fértil: JBL AQUABASIS PLUS

Substrato Infértil: JBL MANADO

CO2: Não

Fauna e Flora sei que também é importante mas foi algo em que ainda não pensei ao certo!

Primeiramente pretendia adquirir os materiais mas vou começar a estudar o que pretendo então.

Publicado:

O tipo de substrato e areao que colocares, assim como rochas e outros elementos de hardscape, vão ter de ser direccionados para a tua fauna\flora, por isso, começa ao contrário e só depois dá seguimento, as coisas vão correr melhor, de forma mais simplista e com menor percentagem de eventuais erros nas escolhas.

Abraço

Publicado:

Ainda não colocas-te informação sobre a fauna\flora que pretendes, substrato, e afins, é importante perceber o que necessitas.

Dependendo disso, podes optar ou não por marcas menos conceituadas, com os SunSun de 1200 ou 2400 l\h (A difrença deles é apenas de 15\20€ !), e são ambos mais baratos que esse (eu tenho os 2 modelos, mais um Tetra EX1200, e não noto diferença absolutamente nenhuma sinceramente).

Cmpts

André,

Experimenta a meter o JBL1501 ao pé dos teus e vê a diferença de ruído entre os 2. Outra coisa, qual o consumo energético do Sunsun 1200? Não acredito que seja idêntico ou inferior ao JBL1501.

Publicado: (editado)

potav,

Não conseguirei fazer essa comparação, pois não tenho os 2 modelos.

Um dos meus SunSun, de 1400 L\H, consome 35 W.

O JBL1501 de 1400 L\H, consome 20 W.

São mais 15 W.

Será que temos o mesmo cuidado, de difrença de 15W, quando escolhemos bombas de ar ou a iluminação ? Ai a diferença é maior e singnificativa, ainda que só ligadas 7-10 h por dia.

Em relação ao silêncio, o meu está dentro de um armário, conforme deverão estar a maior parte deles, e o único ruido que oiço que é quase nulo, é a bomba de ar a funcionar, e não o filtro.

Só posso falar do material que tenho, e as necessidades que me satisfazem.

Cumprimentos,

André

Editado por André Alves

Publicado:

Boas o JBL1501 GL chega-te perfeitamente, e depois se vires que precisas de mais circulação metes uma powerhead que arranjas baratas.

Publicado:

Este JBL seria mais indicado? icon_smile.gif

Pela diferença grande de preço, sou da opinião do Ngod. O ideal seria o 1901 (mas atenção às espécies, há algumas que não querem a água muito movimentada) mas o 1501 dá-te perfeitamente e até sobra.

Se fosse a ti, apontava para o 1501 e pensava em boas massas filtrantes (há tópicos sobre isso).

Publicado:

Bem agora é que me deixaste a "ler" lol o que é uma powerhead?

Basicamente é uma cabeça de filtro, sem filtro, pode ser usada para circulação de água, mas que se pode acoplar a um filtro, não tão eficaz, mas também pode ser usado! (tenho no meu novo aqua de 60l com cerâmicas dentro do pequeno tubo plástico)

20110825_3956_d.JPG

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

Boas ja pensaste num tetratec ex 1200 e eu tenho o 700 num aqua de 65l e um excelente filtro recomendo

Publicado:

Estou disponível a sugestões! Visto que conheço pouco acerca deste assunto :)

Publicado:

tive um Tetra EX600 a trabalhar durante 2 anos e foi impecavel

baixo ruido, boa filtragem, gavetas com muito espaço para massas filtrantes, facil manutenção e nunca me deu problemas.

o JBL é muito semelhante mas um pouco mais pratico na manutenção pois basta limpares as primeiras esponjas ( de facil acesso ) para teres o filtro limpo por mais umas semanas.

se quiseres mais caudal e não te importares de fazer mais manutenções retiras essas esponjas que o filtro funciona muito bem na mesma

Publicado:

Acho que vou optar pelo JBL para já se passado algum tempo verificar ser necessário mais alguma filtro lá terei de adicionar mais um!

Ando é numa batalha a ver se encontro o sitio mais barato para comprar mas acho que terei de ficar pelo site pet4you pois não vejo mais barato em lado nenhum!

Publicado:

Foi exactamente daí que mandei vir o meu, e realmente foi o sitio mais barato que encontrei.

Publicado:

Pois ebay fica tudo ao mesmo preço com os portes e de outros sites ou é mais caro ao fica ao mesmo preço com os portes.

Portanto acho que nem me vou chatear muito!

Até porque o aquário vai me ser entregue até ao final desta semana e quero começar a orientar tudo :)