Recommended Posts

Publicado

Boas :D

Tenho um Aqua plantado e tenho adicionado ultimamente cada vez mais plantas, ontem ao verificar comportamentos estranhos nos peixes fui verificar alguns parâmetros.

PH - 6.6-6.8

NO2 - 0 (nada de espantar pois sou bastante cuidadoso com as TPA´s).

KH - (minimo valor - desculpem não me recordar)

GH - (minimo valor - desculpem não me recordar)

Que valores tenho que ter em KH e GH juntamente com o PH ?

Preciso que me expliquem melhor

:D Aumentei a entrada de CO2 pois penso que vai aumentar os hidratos carbonatados (será uma grande asneira???)

:D Poderei eu com estes valores relacionar a falta de Macros ou Micros???

Que fazer :( :D :D :?:

Publicado:

Boas

Não entendo bem a tua questão mas teoricamente a coisa é mais ou menos assim:

Antes de mais se eu disser alguma asneira alguém me corrija sff. :D

Se as tuas leituras para a dureza da água são baixas então é provavel que tenhas oscilações mais acentuadas de pH.

Se aumentas a entrada de CO2, então é natural que o pH baixe.

Se juntares as duas frases acima concluirás que se não há estabilidade do pH pela baixa dureza da água, então a descida será mais acentuada, nunca indo além dos 6,35, isto por acção apenas do CO2, pode baixar mais por outros factores.

Não sei até que ponto se pode relacionar dureza carbonatada ou total aos elementos necessários às plantas. Esses elementos são (salvo erro) minerais logo e embora seja empirico o que estou a escrever, faz algum sentido que se a dureza é baixa, a quantidade de elementos seja igualmente baixo. Outra opinião aqui poderá ajudar.

Também empiricamente: água de osmose inversa tem dureza 0... e não tem nada, certo? Logo é provável que esteja relacionado.

Aguarda por mais opiniões porque como te disse, a minha é mais teórica e por dedução.

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

vê estas tabelas:

Alternate axes chart derived by George Booth, rendered by Jeff Dietsch

(F) CO2-KH-pH Table

by booth-at-hplvec.LVLD.HP.COM ("GEORGE L""BOOTH")

Date: Wed, 13 May 1992

Here is a rough table to :roll: you determine how much CO2 is present in

your aquarium water based on accurate measurements of pH and KH. I

would recommend a LaMotte pH test kit and a Tetra KH test kit to

determine the values. The CO2-KH-pH equilibrium should be correct

unless you are taking extreme measures to adjust pH, such as adding

lots of phosphate buffers like pH-UP or pH-DOWN or using sulfuric

acid.

There's a trick to calculating these numbers that I have forgotten. I

will try to convince Karla to refresh my memory and post that

information also.

KH values are in German degrees, CO2 values in mg/l (ppm). CO2

concentrations in the range of 15-25 mg/l seem to work the best for

superior plant growth. Concentrations above 30 mg/l may cause

respiratory problems in your fish.

The CO2 values for KH=1 and KH=10 are exact values in case you want to

draw a chart. The other values are rounded to the nearest whole

value. The lines of constant pH are straight and should pass through

CO2=0, KH=0.

ph=6.6

KH 1 3 4 5 6 7 8 10

CO2 7.56 23 30 38 45 53 60 75.55

ph=6.8

KH 1 3 4 5 6 7 8 10

CO2 4.78 14 19 24 29 33 38 47.75

ph=6.9

KH 1 3 4 5 6 7 8 10

CO2 3.79 11 15 19 23 27 30 37.89

ph=7.0

KH 1 3 4 5 6 7 8 10

CO2 2.98 9 12 15 18 21 24 30.05

ph=7.1

KH 1 3 4 5 6 7 8 10

CO2 2.39 7 10 12 14 17 19 23.92

ph=7.2

KH 1 3 4 5 6 7 8 10

CO2 1.90 6 8 9 11 13 15 19.00

ph=7.4

KH 1 3 4 5 6 7 8 10

CO2 1.20 3 5 6 7 8 9 11.98

------

George

--------------------------------------------------------------------------------

CO2 / KH / pH relations table.

by hopea-at-cs.Helsinki.FI (Pauli Hopea)

Date: 11 Jan 92

Newsgroup: alt.aquaria

The following table is from a finnish aquaria magazine (Akvaariomaailma)

When I was a beginner I did'n quite figure this up until I saw this

table, so maybe it will be helpful to somebody else too. Something like

this might be a good addition to the FAQ-file too?

---

The relationship of CO2 , pH and KH

-----------------------------------------------------------------------

pH | 6.0 6.2 6.4 6.6 6.8 7.0 7.2 7.4 8.0

KH |

0.5 | 15 9.3 5.9 3.7 2.4 1.5 0.9 0.6 0.2

1.0 | 30 19 12 7 5 3 1.9 1.2 0.3

1.5 | 44 28 18 11 7 4 2.8 1.8 0.4

2.0 | 59 37 24 15 9 6 4 2.4 0.6

2.5 | 73 46 30 19 12 7 5 3 0.7

3.0 | 87 56 35 22 14 9 6 4 0.9

3.5 | 103 65 41 26 16 10 7 4 1.0

4.0 | 118 75 47 30 19 12 6 5 1.2

5.0 | 147 93 59 37 23 15 9 6 1.5

6.0 | 177 112 71 45 28 18 11 7 1.8

8.0 | 240 149 94 59 37 24 15 9 2.4

10 | 300 186 118 74 47 30 19 12 3

15 | 440 280 176 111 70 44 28 18 4

| CO2 milligrams/liter

---------------------------------------------------------------------------

The article suggested that 5-20 mg/l CO2 would be good for a normal

community tank due to the fact that most fish don't like CO2 to be

over 20mg/l and plants need at least 5mg/l for photosynthesis.

Publicado:

Antes de mais quero agradecer as respostas, mas lendo mais tópicos aqui no Fórum penso que o problema esteja na falta de macro nutrientes (NO3-nitratos,PO4 fósforo, K-Potássio), corrijam-me se estou errado.

Hoje vou comprar um teste de NO3 para verificar se está na média de 5ppm (penso que a indicada), caso esteja bem, tenho que adquirir os outros testes para verificação de Macronutrientes existentes nomeadamente PO4 e K.

Será que é este o raciocinio certo :roll: ???

Pensava que isto de ter um plantado era mais simples, mas se o fosse, porventura já tinha desistido :wink:

Espero que continuem a postar aqui neste tópico para fazer-mos dele um tópica de referência para quem tenha as mesmas dúvidas que eu tenho.

Mais uma vez obrigado

Publicado:

Olá a todos.

Não sei até que ponto se pode relacionar dureza carbonatada ou total aos elementos necessários às plantas. Esses elementos são (salvo erro) minerais logo e embora seja empirico o que estou a escrever, faz algum sentido que se a dureza é baixa, a quantidade de elementos seja igualmente baixo. Outra opinião aqui poderá ajudar.
Nem mais Vlad, está correctíssimo. Se o KH é alto, quer dizer que há muitos iões Carbonato/Bicarbonato em solução, e como estes têm cargas negativas (aniões) tem que haver em igual número (de cargas) catiões para a solução ser electricamente neutra. Agora os iões que contrabalançam os iões de Carbonatos/Bicarbonatos é que podem ser vários. Desde o H+, à amónia (NH4+) passando por todos os metais (Ca2+, Mg2+, Na+, etc...). Falta apenas saber a forma como aumentámos o KH. Se for principalmente com NaHCO3 (Bicarbonato de Sódio), claro está que é o ião Sódio (Na+) que contrabalança os Bicarbonatos. Se for com injecção directa de CO2, então será, maioritariamente, o ião H+ proviniente da dissociação do ácido carbónico (H2CO3), daí o pH ser ácido (muitos H+'s em solução).

João Alves. As tabelas são ideais para a determinação do CO2 em água, mas creio que não se podem utilizar, como lá vem descrito, se se estiver a utilizar algo que baixe o pH. Se a maioria do pessoal dos plantados usar substractos férteis, então essas contas poderão vir um pouco deturpadas, visto esses substractos, geralmente, diminuirem o pH.

Que valores tenho que ter em KH e GH juntamente com o PH ?

Como é óbvio, depende sempre do tipo de peixes que queiras ter, mas tão importante quantos os valores, é mantê-los fixos. Se eles variarem facilmente, aí é que "está o caldo entornado". Geralmente, esses parâmetros variam proporcionalmente uns com os outros, ou seja, quanto maior for o GH e o KH maior será o pH, e recíprocamente. Mas atenção, isto para uma água onde não haja outros "modificadores" de alguma destas grandezas. No caso do injector de CO2, o KH aumenta e o pH diminui.

Aumentei a entrada de CO2 pois penso que vai aumentar os hidratos carbonatados (será uma grande asneira???)

Hidratos Carbonatados... Onde foste buscar isto? Um site brasileiro? Não que tenha algo contra os brasileiros... mas pronto :) Cá em Tuga-ville, costumam-se chamar hidratos de carbono, isto se estás a referir-te ao, as plantas realizarem a fotossíntese em maiores proporções. Como deves saber, na fotossíntese transforma-se H2O e CO2 em O2 e Hidratos de Carbono.

Geralmente usa-se o termo carbonatado, para uma solução que contenha iões bicarbonato/carbonato em grande quantidade. Lá estou eu com os meus preciosismos :)

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
João Alves. As tabelas são ideais para a determinação do CO2 em água, mas creio que não se podem utilizar, como lá vem descrito, se se estiver a utilizar algo que baixe o pH. Se a maioria do pessoal dos plantados usar substractos férteis, então essas contas poderão vir um pouco deturpadas, visto esses substractos, geralmente, diminuirem o pH.

se usares um controlador de ph ultrapassas isso obviamente.

as tabelas são usadas para defenir o ph ideal no controlador.

quem não tiver o controlador tem de estar a medir constantemente os valores e a ajustar manualmente o que não é viável.

no entanto não deixam de ser referências correctas.

quando se insere co2 na agua produs-se açido carbonico (que faz descer o ph ) com fartura para a agua e não hidratos de carbono. esses são produzidos mas ficam nos tecidos das plantas, logo não são aproveitados pelas outras plantas.

Publicado:

Olá novamente.

se usares um controlador de ph ultrapassas isso obviamente

as tabelas são usadas para defenir o ph ideal no controlador.  

quem não tiver o controlador tem de estar a medir constantemente os valores e a ajustar manualmente o que não é viável.  

no entanto não deixam de ser referências correctas.

Pelo que eu percebi, controlas o nível de CO2 no teu aquário, por medição do pH, certo? Eu não disse que as tabelas estão incorrectas ou não dão valores certos. Disse que se tiveres algum produto que varie o pH, dentro do aquário, tipo turfa ou buffers, os valores vêm diferentes dos que estão nessa tabela:
The CO2-KH-pH equilibrium should be correct  

unless you are taking extreme measures to adjust pH, such as adding  

lots of phosphate buffers like pH-UP or pH-DOWN or using sulfuric  

acid.

Como é óbvio, esses valores estão correctíssimos para uma água em que haja um substracto inerte (em termos de pH) e não tenha troncos, etc...

quando se insere co2 na agua produs-se açido carbonico (que faz descer o ph ) com fartura para a agua e não hidratos de carbono

Mas eu também não disse isso... Quem produz Hidratos de Carbono são as plantas. O CO2 (e não co2) é que é a fonte de carbono para esses açúcares metabolizados pelas plantas (Ciclo de Calvin). Nunca disse que injectávamos Hidratos de Carbono para a água directamente. E já agora, é Ácido Carbónico e pH.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

ivanprantz

eu estava só a dizer ao Miguel que injectar co2 não gera hidratos carbono significativos , nunca disse que tu tinhas afirmado isso , se lesses com atênção como devias fazer tinhas percebido isso

estares a corrigir-me porque eu escrevi CO2 com letra pequena e outras coisas ( como se deixasse de ser dioxido de carbono por causa disso ) é tão ridiculo que merece uma boa gargalhada.

este forum é de aquariofilia e não de lições de português, portanto tem mais calma.

fica bem

Publicado:

Olá de novo.

eu estava só a dizer ao Miguel que injectar co2 não gera hidratos carbono significativos , nunca disse que tu tinhas afirmado isso , se lesses com atênção como devias fazer tinhas percebido isso
Como não o citaste, e anteriormente só tinhas citado a mim, concluí que te tivesses a dirigir a mim, como é óbvio...

estares a corrigir-me porque eu escrevi CO2 com letra pequena e outras coisas ( como se deixasse de ser dioxido de carbono por causa disso ) é tão ridiculo que merece uma boa gargalhada.

Se gostas de dar pontapés na gramática e na língua Portuguesa (que pelos vistos não são poucas), isso é lá contigo. Se gostas de te rir quando dizes bacoradas, isso é lá contigo. Eu não sou nenhum professor, muito menos de Português, mas se por alguma razão digo que se escreve assim ou assado, talvez seja, nem que seja só a tentar, ensinar-te a maneira correcta.

Este é um fórum onde se fala português/brasileiro! Não se fala (escreve) aqui brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma idealogia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS e do mIRC, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo
Esta é uma das regras do Fórum, que espero que tenhas lido. Eu sei que não sou perfeito e estou muito longe de não cometer erros em qualquer aspecto, muito menos a falar/escrever em Português. Mas tento evitar ao máximo escrever mal. Agora, como já disse em cima, resta saber se tu gostas de escrever mal...

este forum é de aquariofilia e não de lições de português, portanto tem mais calma.

Eu tou calmíssimo, tu é que pelos vistos não gostas de ser contrariado ou emendado. As próprias palavras do autor do texto, que tão bem fizeste Copy-Paste, indicam que os valores não são correctos se tiveres algo a mudar o pH... mas tu vieste logo em defesa, como se a tabela fosse universal e funcionasse em qualquer caso. Eu apenas disse que funciona para alguns casos, não para todos...

E antes que isto comece a descambar, espero bem que isso não venha a acontecer, acho que podemos parar por aqui. Cada um de nós sabe o que fez bem e mal. Sejamos os dois adultos e calemo-nos os dois. Nem que seja para poupar os outros users desta discussão.

Cumprimentos para todos.

Luís Fortunato

Publicado:

Dá um look no seguinte quadro:

tabela.co2.ph.kh.gif

grafico.co2.ph.kh.gif

É mais visível que a tabela anterior, mas não muda em nada o que já foi dito, estes valores são o equilíbrio do carbono dissolvido e parte do princípio que o pH só mede ácido carbónico. Claro está que se houver outras fontes de H+ como algumas das que já foram descritas o gráfico mantém a forma, mas desvia-se num dos eixos.

A tabela/gráfico serve como ferramenta de compreensão teórica mais do que como ferramenta de instrumentação prática.

O NO2 é suposto ser 0 mesmo sem mudas de água quando o filtro biológico está bem dimensionado. Claro que quando ele não está depende das mudas de água sim.

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Olá.

é mais visível que a tabela anterior, mas não muda em nada o que já foi dito, estes valores são o equilíbrio do carbono dissolvido e parte do princípio que o pH só mede ácido carbónico.
Nem mais... Partindo do princípio que a maior contribuição (90% pelo menos) de iões H+ em solução são provinientes da dissociação do H2CO3.

Claro está que se houver outras fontes de H+ como algumas das que já foram descritas o gráfico mantém a forma, mas desvia-se num dos eixos

Pois... tudo bem. Ninguém diz que não. Mas se eu te perguntar qual é a concentração de CO2 dissolvido em água, num aquário que tenha um substracto fértil (que quando não tem CO2, tem um pH estável a 6.0, por exemplo) e uma dureza X, não me consegues responder, pois não? Só podes afirmar que a concentração de CO2 é menor, que no caso em que não tenhamos um substracto que baixe o pH.

Eu só disse, e volto a repetir, que a tabela apenas dá valores certos para quando não se usam aditivos tamponizantes. Essa tabela dás os valores exactos para quem use apenas injecção de CO2, e não use nada que tamponize o pH do aquário.

Obrigado pelos teus esclarecimentos Pedro Borges.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Obrigado a todos os que aqui colaboraram pois tirei muitas conclusões, pena que uma dessas conclusões foi que este tipo de picardia não é nada saudável nem para quem a lê nem para quem as escreve e muito menos para um Fórum com esta qualidade, isto é dirigido ao Ivanpantz e ao João Alves.

Não é comigo mas é como se fosse, por isso vamos a tranquilizar.

Mais um Obrigado especial a "nós todos" :twisted:

E sem um único tipo de ressentimento é o que mais quero da vossa parte pois da minha já nem me lembro o que foi.

• 4 semanas depois...
Publicado:
Dá um look no seguinte quadro:

tabela.co2.ph.kh.gif

grafico.co2.ph.kh.gif

O meu teste de dureza dos carbonatos (KH) indica-me 100mg/l

Como posso eu converter para os graus que a tabela apresenta.