jacjac Publicado Novembro 19, 2013 Publicado Novembro 19, 2013 (editado) Boa noite, Estou a pensar montar um novo aquário e gostaria de criticas no layout. A ideia vai ser essencialmente para criação, mas aproveitar o pouco espaço e equipamento que tenho. Deixo uma foto para ser mais simples perceber a ideia: Uploaded with ImageShack.us As medidas são 135*65*35 (comp*larg*alt). Portanto é um aquário bastane baixo. Vou pedir o aquário dividido ao meio com o vidro colado (mas se me apetecer tirar o vidro do meio para ter outro tipo de especies no futuro tiro - aquário para frags), e cada metade tem uma coluna seca com um furo de 40mm (chega?). A ideia depois é ainda poder dividir (sem colar) cada uma das metade em dois ficando com 4 aquários com 35*65*35cm, ideal para apistos. Se precisar de mais espaço, simplesmento tiro os vidros (servem só para dividir mesmo, estão "encaixados"). Tenho também a possibilidade de ter dois parâmetros de água diferentes se me apetecer, mas inicialmente a água vai toda para a mesma sump. Os parâmetros dos peixes que quero são idênticos. Dúvidas: Que espessura de vidro é indicada? A altura de água deve andar à volta dos 32cm. Se eu usar uma calculadora online a espessura é mínima (tipo 5mm) Mas como o aquário é longo e ainda leva 300L de água o que acham? Até agora tive dois feedbacks de lojas, uma das quais diz que não tem problemas com 8mm, a outra recomenda 10mm. Eu acredito que o 8mm seja suficiente devido à baixa altura de água (10mm é quase os 12mm do meu de 60cm de altura com as mesmas dimensões) Acham que o sistema funciona bem? Para criação. Possibilidade de ter 4 casais juntos, variar o tamanho dos aquários, mais volume de água, menos custos, e principalmente aproveitar o equipamento que já tenho (estrutura metálica e cobertura, sump, bombas, etc).. Comentem! Editado Novembro 19, 2013 por jacjac Citar Afonso Cunha
A. Ferreira Publicado: Novembro 20, 2013 Publicado: Novembro 20, 2013 (editado) Boas, 10 ou 12 mm é mais seguro. Embora o facto de estar dividido funcione como travamento ao pores a hipótese de retirar essa divisão irás enfraquecer a estrutura do áqua. Devias pedir a um moderador para passar o tópico para a "água salgada". Cumps, Editado Novembro 20, 2013 por A. Ferreira Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
jacjac Publicado: Novembro 20, 2013 Autor Publicado: Novembro 20, 2013 Boas, 10 ou 12 mm é mais seguro. Embora o facto de estar dividido funcione como travamento ao pores a hipótese de retirar essa divisão irás enfraquecer a estrutura do áqua. Devias pedir a um moderador para passar o tópico para a "água salgada". Cumps, Obrigado pela resposta. Achas mesmo que 10mm é nessesário? Com as calculadoras que existem na net com vidro de 8 tenho um coeficiente de segurança de 9 (o normal é 3.. E isto para 35cm de altura de água, vai ser menos.. Portanto ainda aumento a coef. de segurança. O aquário vai ser de água doce, com a possibilidade de o passar para água salgada se me apetecer no futuro. Mas se os moderadores acharem que o tópico tem mais visibilidade lá por mim não há problema. Citar Afonso Cunha
jacjac Publicado: Novembro 21, 2013 Autor Publicado: Novembro 21, 2013 Estou a pensar fazer mesmo em 10mm. A diferença de preço não é assim tanta Gostava de mais críticas ao aquário (por ser um bocado diferente do habitual) Citar Afonso Cunha
Recommended Posts