Recommended Posts

Publicado:

no aqua principal nao deves mexer, isto na minha opiniao.

podes tb subir a temperatura ate uns 29 ou 30, mas faz isto tudo num aqua à parte.

ainda bem que eles estao a comer é bom sinal, continua a alimentar os peixes com muita variedade de comida.

se puderes tenta descobrir pq ficaram doentes.

um abraço e boa sorte

Publicado:

desculpem lá a intromissão mas à uma coisa que me faz confusão, dizem que o melhor é tratar o animal num aqua à parte. Será que o peixe não vai agravar muito mais a doença com a mudança de aqua (por ficar stressado)?

Abraço,

Bruno Barreiros

Publicado:

Olá,

Como poderão saber, tenho os meus peixes também com cryptocarium, mas de facto a temperatura elevada e alguns medicamentos (aliás como o Rui já tinha dito) para nada servem!

Acho que aqui devemos alertar os Membros do Fórum e dizer os nomes dos produtos que utilizámos, doa a quem doer. No meu caso experimentei o Oodinex seguindo todas as indicações que vinham na embalagem e a única coisa que consegui, foi ficar com algumas zonas do aquário verdes (nomeadamente uma zona da Stream Rock e maioria dos tubos plásticos transparentes). O produto de facto não fez nada aos peixes que felizmente continuam a comer, mas continuam com o mesmo ou até mais marcas do parasita!

Será que baixar a salinidade para os valores que referem não irá provocar problemas em corais e invertebrados? Eu acho que sim e não aconselho a fazerem isso no aquário principal. Quanto aos aquários de tratamentos, tal como Bruno diz, também eu acho que será ainda pior para os peixes, pois não só, normalmente estamos a falar de aqua mais pequenos, como a simples mudança promove stress e consequente agravamento dos sintomas...

Abraço,

Diogo

PS - a partir de agora vou apenas continuar a alimentar os peixes com uma boa dieta e comprar mais alguns corais - penso que essa deverá ser a melhor solução, pois os corais promovem a diminuição dos trofontes pois estes são consumidos na sua fase natatória (certo Rui???)

Publicado:

Eu não acredito em medicamentso Reefsafe, sejam eles de que marca forem , para tratar Cryptocarium.

Eu não uso nunca ,nenhum medicamento na água num aquário de recife, por muito desesperado que esteja.

Nunca mantenho a salinidade ( devidamente medida com condutivimetro ou um bom densimetro com correcção de temperatura )num aquario de recife abaixo de 1,022 e geralmente mantenho a 1,025.

penso que essa deverá ser a melhor solução, pois os corais promovem a diminuição dos trofontes pois estes são consumidos na sua fase natatória (certo Rui???)

Eu acredito nesta teoria. O Fossa e o Nilsen o Carlinhos das Acroporas e muitos outros incluindo eu próprio ,já verificamos muitas vezes que quando introduzimos peixes portadores ou doentes em aquários cheios de corais e biodivesidade a maioria dos peixes recuperam mais cedo ou mais tarde . Ninguem pode afirmar, que são os corais que ingerem a fase natatoria infectante do parasita reduzindo o seu numero, o que permite ao peixe lidar com um numero reduzido de parasitas, tendo tempo para ganhar imunidade . Ninguem pode afirmar ,mas que é uma teoria interessante e lógica é , e como na prática parece funcionar ,eu agarro-me a ela.

Para tratar só uso cobre ou hiposalinidade num aquario hospital ou de quarentena. Como não consigo apanhar os peixes com pontos brancos no meu auqrio , porque o teria que desmanchar e o strees seria possivelmente suficiente par os matar tenho mesmo que apostar na imunidade adquirida e na apetençia dos corais par a forma infestante dos parasitas.

Sim é verdade que devia ter feito quarentena e tratamento com hiposalinidade a todos antes de os meter no aquario principal durante um mês, mas como acho que isso é mais fácil de dizer do que fazer a não ser que tenhamos uma paciençia enorme , uma disciplina rigorosa, tempo e espaço.Eu confesso que não sou um pessoa que reuna estas caracteristicas todas. Logo tento ter um aquario com uma qualidade de água excelente, com variações minimas , dou uma boa alimentação , coloco peixes que comprei apos observação cuidadosa

e tento encher o aquario com corais.

Procuro ainda introduzir os peixes devagar, em função do meu volume de água , especies compativeis, e com uma aclimatização bem feita.

Mas sei que tenho peixes portadores de Cryptocarium no meu aquário e provavelmente terei sempre.

Cump.

Rui

Publicado:

Olá,

Passada que está uma semana e depois de algumas mudas de água com aspiração do fundo, noto melhorias significativas nos peixes.

Acredito que o facto de ter usado o Oodinex terá enfraquecido os parasitas e por isso os peixes conseguirem agora, aparentemente, ultrapassar a parasitose.

Um abraço,

Diogo

• 1 ano depois...
Publicado:

Tens corais ou invertebrados no aquário ?

Se não tiveres poe um medicamento de cobre que erradica logo isso rapidamente.

Mas se tiveres algo mais para além da rocha viva e Peixe, esqueçe. :P

Cláudio