Fabio Domingos Publicado Novembro 16, 2013 Publicado Novembro 16, 2013 Boas. Comecei a pouco tempo com um aquário e ainda sei muito pouco sobre tudo o que o envolve. O meu guppy macho desde de que veio da loja esta sempre junto ao areal, quase não nada e quando o faz é por pouco tempo, parece também que lhe custa respirar, a fêmea por contrario tem bastante energia e parece saudável. O ph da agua é de 7,50 mas acho este tipo de teste muito incerto por se ter que comparar as cores. (sera ph-wer- test ) A temperatura da agua é de 26 º . E antes de por os peixes utilizei Nutrafin aqua + plus , e nutrafin cycle .. os quais não sei bem para o que servem e se tenho que voltar a usar. Aparte disto não fiz mais testes nenhuns. Alguém me sabe dizer que se passa com o guppy ?? Em uma loja me disseram que deveria ter usado antes de por os peixes um tratamento que é: esha 2000 , e que serve como tratamento para varios fungos.. Cumprimentos Citar
Punk_solid Publicado: Novembro 16, 2013 Publicado: Novembro 16, 2013 boas tardes! Fizeste o ciclo do azoto no aquário»? Citar
Fabio Domingos Publicado: Novembro 16, 2013 Autor Publicado: Novembro 16, 2013 Não sei de que se trata isso !!!? Citar
jacjac Publicado: Novembro 16, 2013 Publicado: Novembro 16, 2013 Não sei de que se trata isso !!!? Poooissss. Não leves a mal mas todas as semanas aparece cá alguém como tu, e é cansativo repetir a mesma conversa a toda a hora. Um conselho: Muito provavelmente não tens as condições apropriadas para teres os peixes. Não faças as coisas porque um lojista te diz para fazer (a maior parte não percebe nada e só quer é vender) É triste isto acontecer, porque é mau para ti, para o peixe e para a aquariofilia. Aconselho a leres e pesquisares os básicos de um aquário de água doce. São mesmo os basicos. Não percebo como colocas um produto só porque te dizem se não percebes o que aquilo faz. De qualquer das maneiras, o mais importante a reter é: Ler e aprender, e corrijir os erros. Não vou falar em tratamentos para o peixe porque não vale a pena. Quando não tens condições para manter um animal saudavel, por muito que o trates ele não melhora. E fazer diagnósticos à distancia, sem fotos, é complicado. Melhora o ambiente do aquário com as informações que podes vir a aprender se pesquisares. Assim tens tudo para inventer um começo menos bom. Outra coisa: não tenhas pressa. Se estiveres à vontade com ingles aconselho pesquisares em ingles, senão, os básicos estão cá todos no forum. Boa sorte. Citar Afonso Cunha
Fabio Domingos Publicado: Novembro 16, 2013 Autor Publicado: Novembro 16, 2013 Bem eu antes de montar tive que ler alguns artigos como é óbvio mas o que não sei , pensei que aqui podia tirar algumas duvidas ... sei que um dos produtos que tive que por serve para ganhar bactérias no aquário e assim acelerar o tempo de espera para por os peixes ... o outro sei que protege os peixes em caso de feridas mas não sei bem que mais faz , tirei o ph e depois de por os produtos esperei 1 semana para por o casal de guppys... A fêmea esta bem o macho acho que vinha assim da loja .. A meu ver acho que tenho boas condições para manter os peixes mas queria saber se me falto alguma coisa... ( já me falaram em tantas coisas que não sei que fazer : por algo para eliminar cloro, fazer teste de dureza...) Citar
jacjac Publicado: Novembro 16, 2013 Publicado: Novembro 16, 2013 Muito basicamente: -Tens de ter o aquário ciclado - O tal ciclo do azoto que já te falaram (há varios tópicos sobre como fazer) -Tens de ter os parâmetros de água indicados para os peixes que queres ter (usas testes para medir os parâmetros mais importantes) -Tens de ter um volume de aquário apropriado, decorações, iluminação, etc -Filtragem adequada -Ter peixes que são compatíveis uns com os outros - Alimentação adequada - Ambientar os peixes correctamente Não precisas de tratar os peixes com esha, isso foi mais um loja a impinjir-te um produto. Podes fazer uma querentena aos peixes (é recomendado), mas não vale a pena entrar por aí porque isso é conversa para daqui a uns tempos. E embora pense que o esha trate alguns fungos não é propriamente um a anti-fungico, Se tiveres alguma dúvida em relação aos pontos anteriores perguntar. Mas pergunta depois de pesquisares um bocado, porque é muito chato estar a explicar por exemplo o que é o ciclo do azoto quando existe essa informação por aí. Citar Afonso Cunha
Fabio Domingos Publicado: Novembro 16, 2013 Autor Publicado: Novembro 16, 2013 Vou pesquisar um pouco mais sobre todos os pontos que me puseste. E brevemente irei fazer um teste a dureza da agua , obrigado por a ajuda . Pensei que se a agua não estivesse em condições nenhum dos dois peixes estaria saudável.. obrigado Citar
jacjac Publicado: Novembro 17, 2013 Publicado: Novembro 17, 2013 (editado) Existe a possibilidade de o peixe vir doente da loja, convém comprar os peixes em lojas de qualidade, e olha que não há muitas. A ambientação também é importante, gota a gota é o melhor, mas muitas vezes não se tem paciência. A dureza não é assim tão importante a meu ver, a não ser que tenhas peixes muito específicos ou estejas a reproduzir. Não tenho a certeza mas aposto que os guppies se dão bem numa grande área da escala de dureza. Editado Novembro 17, 2013 por jacjac Citar Afonso Cunha
Fabio Domingos Publicado: Novembro 18, 2013 Autor Publicado: Novembro 18, 2013 obrigado ai por as opiniões que me estão dando!!! O guppy acabou por morrer mesmo depois de ter aplicado o tratamento esha 2000... Não cheguei a terminar o tratamento pois ele morreu ao segundo dia! Tive a verificar de novo o ph da agua e ele esta entre os 8 e 8.5 ... sei que os guppys suportam varios tipos de aguas , mas mesmo assim gustava de poder descer o ph da agua para os 7 ou 7,5. Cual é a melhor maneira??' Pensei numa TPA com agua do lidl ... k tem um ph bom mas por contrario é uma agua bastante mole e isso não me convém.. Não queria recorrer aos produtos químicos pois por o que li o ph com químicos pode variar muito depressa... Alguém sabe como o posso fazer?? Citar
Recommended Posts