xerox Publicado Novembro 15, 2013 Publicado Novembro 15, 2013 (editado) Boas pessoal já á um tempinho que aqui não vinha ...Vou agora iniciar um novo projeto mas queria a vossa ajuda e concelhos primeiro... Bem o meu novo aquário vai ser de 120 litros ( 70*50) , já tenho termostato , filtro , sistema de co2 ...Falta-me o substrato e a iluminação ...Mas este tópico é sobre o substrato ...Queria por substrato fértil pois quero um aquário plantado ( com tapete )Mas o que tenho andado a ver foge assim um bocadinho ao meu orçamento :SAlguém me pode ajudar ?Tipo com um orçamento ou assim ...Já andei a ler umas coisinhas sobre o humos de minhoca mas como não aconselham a "iniciantes" descartei a hipote-se ...Ps: quando falo em substrato falo da camada fertil e da camada inerte ( é preciso camada inerte não é ? ) Desde já muito obrigado Editado Novembro 15, 2013 por xerox Citar
Nelson Matos Publicado: Novembro 15, 2013 Publicado: Novembro 15, 2013 Epá dos mais barato e funcional que podes comprar será subs. fertil JBL aquabasis e depois poes por cima subs. inerte tipo areão de rio. uns 3 a 5l de fertil e mais uns 17l de areao.isto deve ficar por 16€ mais 18€. Quanto a preço é uam questão de ires vendo nas lojas o que há e se vai ao teu gosto ou não. Citar
mmsantos Publicado: Novembro 15, 2013 Publicado: Novembro 15, 2013 Não sei se já leste este tópico, mas podes sempre dar uma vista de olhos e tirar algumas conclusões (ou ficar com mais duvidas ainda ) http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=73968&page=1 Citar
xerox Publicado: Novembro 15, 2013 Autor Publicado: Novembro 15, 2013 (editado) Sim já li; alias li o tópico inteiro ... Eu queria que a camada inerte fosse escura.. ( li sobre o manado , se acharem outro melhor digam ) Como achas que fico melhor servido : humos de minhoca e manado por cima 1 camada - humos de minhoca (10kg ou 5 uteis) - 5 euros2 camada - manado (16kg) - 32 euros ou aquabasis e manado por cima ( devo gastar uns 30 euros ) 1 camada - aquabasis (5kg ) - 16 euros 2 camada - manado (16kg) - 32 euros ou 1 camada - aquabasis (5kg ) - 16 euros 2 camada - areao negro (16 kg) - 27 euros ou 1 camada - humos de minhoca (10kg ou 5 uteis) - 5 euros 2 camada - areao negro (16 kg) - 27 euros Tenham em conta a relação qualidade preço Editado Novembro 16, 2013 por xerox Citar
Nelson Matos Publicado: Novembro 16, 2013 Publicado: Novembro 16, 2013 Eu já li que o manado suja a agua toda e que é dificil de manter algumas plantas lá agarradas...mas também já ouvi o contrário. Só uma nota com 16kg de areão ou manado não vais poder fazer grandes declives por isso caso querias fazer uns montes tem de ser mais. Até porque os 16kg não correspondem aos 16l que precisas no minimo. (70*50*5) multipliquei por cinco que deve ser a média da altura entre a parte da frente e a parte de trás do aqua. O manado não sei mas oa areão constuma ser 1.6kg/l. Citar
xerox Publicado: Novembro 16, 2013 Autor Publicado: Novembro 16, 2013 (editado) ok...Seja como for já comprei 25 litros de manado ( fica mais barato do que comprar 16 ) Agora a questão é o substrato fértil ... Épa acho que vou optar pelo húmus de minhoca , como vou poder por uma camada de camada inerte bastante boa ( 7 cm) pode ser que não tenha problemas Seja o que deus quiser ... Editado Novembro 16, 2013 por xerox Citar
Nelson Matos Publicado: Novembro 16, 2013 Publicado: Novembro 16, 2013 Tens de voltar a colocar o link que a mim vai-me a parar a um sitio que nada tem a ver com aquarios Citar
xerox Publicado: Novembro 16, 2013 Autor Publicado: Novembro 16, 2013 Tens de voltar a colocar o link que a mim vai-me a parar a um sitio que nada tem a ver com aquarios Desculpa eu já editei o poste , decidi ir a loja perder o amor a uns trocos e comprar mais manato ( fiz as contas e olha ) ... XD Citar
Nelson Matos Publicado: Novembro 16, 2013 Publicado: Novembro 16, 2013 É sempre complicado avaliar bem o que se precisa... Pensa-se em 3-4cm à frente e uns 7-8cm atrás mas depois se se quer fazer algum declive (montes/vales) então é complicadissimo acertar com o volume de substrato. Boa sorte com o humus. Depois diz o que achaste do manado. Citar
xerox Publicado: Novembro 16, 2013 Autor Publicado: Novembro 16, 2013 (editado) Eu digo , ainda devo demorar é um tempo pois ainda me falta comprar muita coisa XDPodem encerrar Editado Novembro 17, 2013 por xerox Citar
Recommended Posts