Recommended Posts

Publicado: (editado)

:tongue:

No dia a seguir foi uma valente poda, pelo que agora é deixar crescer. Francamente nem para mim tirei foto.

Este fim de semana já devo tirar.

O aquário tem umas ligeiras diatomaceas (que se notam mais numa parte da areia) mas na foto nem se veria. É mesmo assim...

Os vivos continuam excelentes. Não me lembro de morrer aqui um peixe desde o inicio do G&G... e são muitos (alem de 2 ou 3 SAEs que há uns meses fizeram pára-quedismo).

Creio que faz quase um mês no próximo fim de semana.

Editado por pmgsr

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Pois ... eu tb adoro SAE's mas dado o seu instinto paraquedista deixei de ter :(

Publicado:

Dia 29... nada de especial e tudo a crescer... depois da poda há uma semana e um dia as plantas comecam a aparecer em força e em bastante mais quantidade na parte traseira (Lilaeopsis e Ranunculus). Musgos, fetos e anubias continuam a crescer. A pinnatifida está com umas folhas lindas e a arrancar em força para o topo das pedras. Creio que mais duas semanas e ela já aparece bem!

Apenas algumas datomaceas na areia mas não noto mais algas.
Com a fauna tudo muito bem.

20140113-day29-1.jpg

20140113-day29-2.jpg

• Votar + 3

Pedro.

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Amazing,adoro essas pedras dão um ar brutal ao aqua.

Agora é esperar e apreciar!

Abraço.

Editado por Gonçalo viegas
Publicado:

Ah!!!! Finalmente apareceram :)
Vejamos a lista :rtfm: : Staghorn; achei dois tufos de BBA biggrin.png' alt=':biggn:'> ; algum verdete nas pedras (normalissimo); diatomaceas já há pouco mais de uma semana (normalissimo).

Precauções: Adicionei bomba de circulação (não queria por causa da Didiplis, mas é melhor não arriscar); tentei aumentar ligeiramente o CO2 (muito, muito pouco mais); logo verei se aumento a fertilização, por enquanto não.

Não é nada de anormal com 4 semanas, mas convem não ignorar por completo.

Isto significa que está a ter +- a mesma evolução do Green&Grey... (cujas diatomaceas foram em muito maior numero).

Veremos nas próximas duas semanas o que aparece/desaparece. Vou atualizando.

Pedro.

Publicado:

Para quando a compra de um termostato externo?

Isso está a compor-se, agora é esperar que o verde apareça por trás das pedras biggrin.png' alt=':biggn:'>

Para quando a compra de um termostato externo?

x2 :tapfoot:

Já não uso internos à bues.

Editado por jvidia

Os hydor foram descontinuados.

Digam lá Srs. Drs. qual é a opção, alem de um Eheim 2181? biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por pmgsr

Pedro.

Os ETH foram descontinuados?? :unsure:

No site da Hydor não diz nada e em ambas as lojas de onde costumo mandar vir (germany/online) têm!

Ainda à poucos meses comprei um ETH 200W 16/22.

Editado por jvidia
Publicado:

Os ETH foram descontinuados?? :unsure:

No site da Hydor não diz nada e em ambas as lojas de onde costumo mandar vir (germany/online) têm!

Ainda à poucos meses comprei um ETH 200W 16/22.

Ainda há stock (http://www.ukaps.org/forum/threads/hydor-200-16-22.30769/)

Pedro.

Publicado:

Aparentemente o número de avarias é muitíssimo grande (pelo menos nos últimos tempos), dai a descontinuação.

Nao fiquei com grande confiança...

Pedro.

Publicado:

A ser verdade é pena e tb é estranho não haver mais marcas a oferecer aquecedores externos.

Já não gosto de ver os internos num aquário :(

Curiosa coincidencia (enquanto trocávamos estes mails)... :tongue:

Hydor ETH 300 - Lasted 27 Days

Editado por pmgsr

Pedro.

Publicado:

Pedro eu até compreendo que possa estar a ser descontinuado...

Mas no teu caso era de arriscar...eu já nem falo ao nível do impacto no scaping, mas tens o aquário na sala e só isso justifica o arriscar.

Eu comprei o meu há um ano e meio e até ver tudo ok. Isso só por si não quer dizer nada, mas o meu aquário também está na sala e foi ponto assente que o mono tinha de sair.

Abraço

Vasco

Não só estética é tb o incomodo de ter mais uma treta dentro do aquário!

O classico termostacto atrapalha nas limpezas, não convem ter ligado nas TPAs mais radicais, pode causar queimaduras em peixes mais sensiveis, etc...

Só tem um contra o inline ... limpeza das mangueiras! Mas como isso é uma coisa muito espaçada no tempo....

Eu já tive um que pifou mas foi ao fim de mais de 3 anos!

Acontece .... tb tive jaggers que deram o berro. ;)

É pena é não haver mais marcas a fazer inlines.

Editado por jvidia
Publicado:

Vocês têm obviamente razão.

Não há é muitas soluções, alias alem dos Hydor não há neste momento nenhuma (tanto quanto sei).

A questão está nisso vs um termo-filter...

Pedro.

Um filtro com termostato interno tem outro problema ... se o termostato se estraga, é uma chatice pois caso o filtro esteja em garantia => ficar sem filtro até vir outro ou esse ser arranjado.

Editado por jvidia
Publicado:

Boas Pedro,

Que temperatura de côr utilizas nas tuas T5?

Abr

Jorge Santos

Publicado:

Boas Pedro,

Que temperatura de côr utilizas nas tuas T5s

Jorge, esta no setup:

T5 39w 6500k daylight

T5 39w 4200k coolwhite

T5 39w 8000k skywhite

T5 39w 10000 aquastar

Ptuga, vais fazer uma montagem na fil? :)

Pedro.

Publicado:

Parabéns por este projecto :rolleyes: E vou segui-lo, pois além de bem estruturado, tem bom gosto e boas técnicas! Técnicas que tanto preciso de aprender, pois não tarda quero começar a usar CO2

Quanto a estes últimos posts, também andei a investigar sobre os termostatos externos, pois o meu aquário tem 3 frentes visíveis e queria esconder ao máximo o material técnico.

Como tive algum investimento no início da minha montagem de aquário de cerca de 300L, adiei a compra desses Hydor.

E no meu caso, resolvi esconder o termostato colocando-o na horizontal, atrás de umas plantas e no lado menos visível do aquário.

O termostato que tenho é da Aquaone, comprei a conselho na Aquaeden, pois é o único que me servia, porque tinha que ter menos de 38cm (largura do meu aquário) e ter pelo menos 300W.

Sendo um aquário com 150cm e estando o termostato colocado numa das extremidade e pousado junto ao areão, consigo ter o aquário com temperatura estável de 26º/26º,5, havendo apenas no Inverno uma diferença de 0,5º na extremidade oposta.

Publicado:
Ptuga, vais fazer uma montagem na fil? :)

Vou Pedro...vou. Acho que o layout nem será o problema (embora a minha ultima montagem não seja exemplo para nada, a não ser como ter muitas plantas), o problema será mesmo ter a "atitude" didática, de explicação de dizer o que se deve, n ser aborrecido etc.

Enfim "envolver o rebuçado num papel decente". :)

• 2 semanas depois...
Publicado:

Dia 42

As algas que tinha descrito não chegaram a aparecer em mais de 2 ou 3 locais e desapareceram, excepto as pedras que continuam esverdeadas. Nunca as limpei neste primeiro mês e meio bang
Deduzo que com o aumento de CO2 (que já tem uma semana) e de fertilização (que aumentei hoje) o esverdeado comece a desaparecer.
Já vai para 25 ml x2 de cada fertilizante da Tropica por semana ;:%)
(bem, na verdade micros só 22 ml)

De resto os musgos estão a tomar conta de muitos dos lugares que imaginei para eles mas a Riccardia é lenta como tudo :)
Lá atraz tudo a crescer e hoje foi mais uma super poda. Já não se vê Aquasoil com excepção do lugar da Didiplis Diandra que nas ultimas duas semanas parece ter estabilizado e gostou bastante do aumento de CO2 da ultima semana. Vamos ver.
Há pearling em abundancia durante a semana toda (nada que diga muito, mas é bom sinal).

Geral:

20140126-1.jpg

Lado direito:

20140126-2.jpg

20140126-3.jpg

20140126-4.jpg

Pormenores das pedra esverdeadas... e alguns "fotogénicos" :)

20140126-5.jpg

20140126-6.jpg

Lado esquerdo:

20140126-7.jpg

20140126-8.jpg

• Votar + 2

Pedro.