Recommended Posts

Publicado (editado)

Obrigado desde ja a todos que me possam ajudar .

é assim conheci uma pessoa que tem um aquario sera marin 130l com uma bomba circulacao que nao sei o debito com 8 horas de luz das 15:00 as 23;00 mas que esta a frente de uma grande janela embora o sol nao bata no aquario , tem um novo escumador os testes deram tudo ok mas nas fotos da para ver que esta cheio de algas ,sera que alguem me pode ajudar a ajudar esta pessoa agradecia.O aquario tem 3 anos e de 15 em 15 dias mudam 20 litros de agua

Obrigado

lkx7.jpg

sm87.jpg

Editado por camposbruno
Publicado:

Em termos de alimentação, o que usas, com que frequencia e quantidade?

Quando fazes os TPAS, deves tentar tirar o maximo de algas dos vidros e rocha...

Para ja aconselhava-te a diminuir o tempo de luz..

Abraços

Publicado: (editado)

Olá Bruno,

Na minha opinião essa quantidade de algas não se deve a luz a mais (raramente se deve), até porque não são microalgas (principalmente nos vidros), mas sim nutrientes (orgânicos), a mais.

Se o aquário fosse meu, tirava os vivos para algum lado e recomeçava de novo, pois para além das algas o aquário parece ter outra praga de difícil resolução (manjanos - 2ª foto); penso que o melhor é matar a rocha e começar de novo.

Em alternativa sugiro:

Retirar se possível a rocha, se for só uma, que tem as manjanos, deixá-la de molho num balde durante um ou dois dias em água retirada do aquário e depois tentar removê-las inteiras, espetando-as com um palito; as manjanos quando são movidas das sua posição original, tendem a procurar outra posição e perdem a força de ligação às rochas, sendo possível muitas vezes, retirá-las sem as desfazer e espalhar os fragmentos (multiplicá-las);

Aparar as algas o mais possível e introduzir uma equipa de turbos, que só comem essas algas se não estiverem compridas; introduzir um cirurgião, por exemplo um Ctenochaetus stirgosus, bom comedor de algas e dos mais pequenos;

Melhorar a escumação e diminuir drasticamente a alimentação;

Fazer mudanças de água maiores e mais frequentes.

Abraço

Editado por csi
Publicado:

Não sou perito na matéria, mas discordo da ideia de "matar a rocha e começar de novo". Em último caso, uns valentes dias sem luz devem dar conta da praga sem matar a rv. Aconteceu-me isso recentemente no meu salgado: tinha uma praga de aiptásias quando fiquei sem luz porque a calha "fritou". Aproveitando a "oportunidade", desfiz-me dos corais mas mantive a rv. Passadas duas semanas as aiptásias tinham desaparecido todas. A RV perdeu uma boa parte da coralina (já está a recuperar) mas continua bem viva.

Em relação às algas, independentemente dos nutrientes na coluna de água, a luz solar deve contribuir para o problema. Além de corrigir esses problemas eu optaria por introduzir no aquário alguns "turbos" dos nossos: os famosos "burriés", que se apanham em qualquer rocha e até se compram vivos no supermercado. São uma maravilha a pastar.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Olá PST,

Espero que as tuas aiptasias não voltem em breve...

Abraço

Publicado:

Em termos de alimentação, o que usas, com que frequencia e quantidade?

Quando fazes os TPAS, deves tentar tirar o maximo de algas dos vidros e rocha...

Para ja aconselhava-te a diminuir o tempo de luz..

Abraços

boas o aquário não é meu e mal conheço a pessoa mas prontifiquei me a ajudar com a vossa ajuda ,a alimentação não sei quanto as algas vou informar da tua ideia obrigado

Olá Bruno,

Na minha opinião essa quantidade de algas não se deve a luz a mais (raramente se deve), até porque não são micro algas (principalmente nos vidros), mas sim nutrientes (orgânicos), a mais.

Se o aquário fosse meu, tirava os vivos para algum lado e recomeçava de novo, pois para além das algas o aquário parece ter outra praga de difícil resolução (manjanos - 2ª foto); penso que o melhor é matar a rocha e começar de novo.

Em alternativa sugiro:

Retirar se possível a rocha, se for só uma, que tem as manjanos, deixá-la de molho num balde durante um ou dois dias em água retirada do aquário e depois tentar removê-las inteiras, espetando-as com um palito; as manjanos quando são movidas das sua posição original, tendem a procurar outra posição e perdem a força de ligação às rochas, sendo possível muitas vezes, retirá-las sem as desfazer e espalhar os fragmentos (multiplicá-las);

Aparar as algas o mais possível e introduzir uma equipa de turbos, que só comem essas algas se não estiverem compridas; introduzir um cirurgião, por exemplo um Ctenochaetus stirgosus, bom comedor de algas e dos mais pequenos;

Melhorar a escumação e diminuir drasticamente a alimentação;

Fazer mudanças de água maiores e mais frequentes.

Abraço

mais uma vez estas no topico criado por mim a ajudar desde ja obrigado por isso de facto começo a pensar seriamente que seja esse o problema de muitos nutrientes derivado da comida ,quanto aos manjaros tambem ja tive e consegui remover todos um por um e tinha muitos nunca mais apareceram e eu a pensar que era um coral lol

Não sou perito na matéria, mas discordo da ideia de "matar a rocha e começar de novo". Em último caso, uns valentes dias sem luz devem dar conta da praga sem matar a rv. Aconteceu-me isso recentemente no meu salgado: tinha uma praga de aiptásias quando fiquei sem luz porque a calha "fritou". Aproveitando a "oportunidade", desfiz-me dos corais mas mantive a rv. Passadas duas semanas as aiptásias tinham desaparecido todas. A RV perdeu uma boa parte da coralina (já está a recuperar) mas continua bem viva.

Em relação às algas, independentemente dos nutrientes na coluna de água, a luz solar deve contribuir para o problema. Além de corrigir esses problemas eu optaria por introduzir no aquário alguns "turbos" dos nossos: os famosos "burriés", que se apanham em qualquer rocha e até se compram vivos no supermercado. São uma maravilha a pastar.

quem me dera estar em portugal e poder apanhar os burries mas fica a opiniao mas obrigado pela ajuda

Boas

Na minha opinião tirava a rocha que tem os manjanos e com alguma coisa quente queimava a zona onde eles estão.

Quanto as algas, acho que falta uma informação importante, que tipo de água usa? Osmose? torneira?

Sempre teve algas? ou só apareceram a pouco?

Que escumador tem? está bem afinado?

Os testes deram tudo ok porque tem as algas a consumir tudo muito rápido.

Cumprimentos

Editado por rjpf
Publicado:

Olá Bruno,

Afinal sempre eram aiptasias??

Abraço

Publicado:

Pois, essa foto não ajuda muito!

Abraço

Olá PST,

Espero que as tuas aiptasias não voltem em breve...

Abraço

LOL :)

Atenção que eu comecei por avisar que não sou perito na matéria. Mas estou optimista. Se estiver errado venho aqui dar a mão à palmatória. De qualquer forma, se aparecer alguma agora leva logo com um seticaudata...

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Já apanhei essas algas. que sao briopsys com certeza. Há tecnicas para remover. Sem grande trabalho removi. Não terás pouca salinidade? Deves ter isso a 1.025 no minimo.

Basta escovar a rocha com escova de dentes. ter um reactor de CFO ou filtro com phosguard, pois tens fosfatos, que podem~não aparecer nos testes, pelo simples facto dos testes não serem fiaveis. Há uma outra tecnica com magnésio da kent, mas tinhas que dosear alcalinidade.

Na foto ve-se um tang amarelo... ele deve ajudar bastante no combate as algas! Sao muito trabalhadores.

LOL :)

Atenção que eu comecei por avisar que não sou perito na matéria. Mas estou optimista. Se estiver errado venho aqui dar a mão à palmatória. De qualquer forma, se aparecer alguma agora leva logo com um seticaudata...

o problema desses camaroes é que sao muito timidos. Tanto dinheiro para passarem a vida entocados. Se tens a aiptasia no topo de uma rocha como fazes?! Acho que há uns nudibranquios quaisqueres.

Editado por Quo
Publicado:

Boas

Na minha opinião tirava a rocha que tem os manjanos e com alguma coisa quente queimava a zona onde eles estão.

Quanto as algas, acho que falta uma informação importante, que tipo de água usa? Osmose? torneira?

Sempre teve algas? ou só apareceram a pouco?

Que escumador tem? está bem afinado?

Os testes deram tudo ok porque tem as algas a consumir tudo muito rápido.

Cumprimentos

desde ja obrigadio e peço desculpa mas passei a sua resposta sem a ver , aqui no luxemburgo a agua e comprada ja com o sal adicionado e agua de osmose quanto as outras perguntas nao sei responder porque mal conheço a pessoa so me dispos a pedir ajuda aqui no forum

Publicado:

Boas

Sem problema. Podes tratar-me por tu.

Mas também compra a água de osmose para as reposições ou só compra a água salinada? E o teu aquario tem algum problema com algas?

Quanto ao resto seria bom saber responder pois só assim se pode tentar ajudar melhor.

Cumprimentos

Boas

Sem problema. Podes tratar-me por tu.

Mas também compra a água de osmose para as reposições ou só compra a água salinada? E o teu aquario tem algum problema com algas?

Quanto ao resto seria bom saber responder pois só assim se pode tentar ajudar melhor.

Cumprimentos

a agua tambem é de osmose , o meu aquario ao prencipio tinha mas agora esta controlado aproveito para deixar ca mais uma foto criticas ,opinioes serao sempre aceites as fotos nao sao as melhores o iphone nao ajuda

51dg.jpg

Editado por camposbruno
Publicado:

O melhor seria mesmo medir os fosfatos com um hanna.

De alguma forma ele está a introduzir fosfatos, pode ser excesso de comida e se não tiver nada a eliminar os fosfatos vai ter sempre algas. E se tiver lâmpadas velhas ainda ajuda mais.

Como o Quo ja disse o melhor é tentar tirar o maximo possivel de algas, para que não morram dentro do aquário e sirvam de alimento a outro tipo de algas e depois meter uma resina. Mas terá que encontrar a fonte dos fosfatos.

O que já li algumas vezes, mas que não sei se será verdade, é que aquarios velhos por vezes ficam saturados(areia e rocha) e depois começam a libertar fosfatos para a água. Mas para mim isto são teorias.

Tens um tds para medir a água da osmose?