Recommended Posts

Publicado
Olá pessoal!
Ando no mercado à procura de um filtro novo para um plantado de 90x45x45 que vou montar em breve.
De momento, e por já ter tido um Eheim Pro 2 2026 e ter gostado, estou entre estes dois Eheim de 1050 lt/h:
Gostava também de saber a vossa opinião sobre eles, se têm ou já tiveram algum deles!?
Sobre a linha Pro 3 tenho visto/lido imensas queixas sobre fugas pela zona da bomba de priming!
Sobre o Experience 350 não há quase informação nenhuma pois é uma linha "recente" (na realidade é um revamp dos antigos Pro) e a única coisa que vi sobre este modelo não foi muito positiva ... foi uma pessoa a queixar-se que aquecia muito o motor. Mas lá está foi apenas 1 pessoa, vale o que vale :mrgreen:
Embora digam que os Pro 3 já têm este problema reconhecido e corrigido desde algum tempo, tenho receio :tapfoot:
Segundo dizem a Eheim já não é o que era pois parece que de alemão já têm pouco porque são feitos na china.
O que me agrada no Pro 3 350 é o ter 3 cestos, no Experience 350 agrada-me o facto de ao não ter bomba para priming fica menos sujeito a fugas pois é uma zona clássica para aparecerem fugas nos filtros (caso das 1ªs versões do Pro 3).
Outro factor que me puxa para o Experience 350 é o facto de eu ter ainda bastantes pads de esponja e de lã do meu antigo Pro 2 2026 que é do mesmo tamanho e dá para aproveitar.
Qual destes dois me aconcelham ou se tiverem outra sugestão agradeço.
:thumbup3:
Publicado:

Boas,

Eu ja tive o eheim prof3 e tenho um eheim prof2 (modelo antigo, segundo me disseram o experience é baseado nele) e digo uma coisa desde que mudei para uma sump que considero os filtros "desatualizados".

A verdade é que aquilo ás vezes não funciona bem (fugas, têm de se fazer uma pressão enorme para abrir e fechar), é chato para lavar e são caros, principalmente quando se começa a considerar aquários grandes. Se tiveres oportunidade de fazer uma sump aconselho, só tem vantagens (talvez uma desvantagem a nível de injeção de co2 mas é possível resolver).

Tens também o eheim ecco pro 300. Menos potente que esses, mas provavelmente chega. Tenho um ecco pro200, o filtro é fixe, mas também tem os contras de todos os outros filtros.

Afonso Cunha

Publicado:

Uma sump está fora de questão quer pelo espaço que iria ocupar no móvel quer pelo aquário que tenho ser relativamente pequeno ;)

Mas obrigado pela tua experiência.

Publicado:

Um Eheim professionel 3, sem duvida. Os Experience estao um bocado desactualizados especialmente ao nivel dos consumos energeticos. O Pro 3 so consome 16W em comparacao com o de 24W, so por isso ja vale a pena.

Mas para alem disso, os outros componentes foram tambem revistos, assim como os materias. O preco tambem 'e de outra categoria! lol

Publicado: (editado)

Não é o que tenho lido na net.

Defacto os materiais foram revistos sim, mas segundo muitos relatos para pior!

Leaks e mais leaks da série Pro 3 aliados a serem barulhentos e depois de algum tempo o fluxo deixar muito a desejar.

Não é pelos 8W a menos (irrisório quando se tem 156W de luz lol) ou pela diferênça de preço do eXperience 350 para o Pro 3 350 (cerca 30€) que estou indeciso ... é mesmo pelos relatos de fraca qualidade dos Pro 3.

Ainda ontem estiver a ver num fórum estrangeiro um rapaz que vendeu 2 Pro 3 2075 (agora conhecido por 350) e foi para 2 eXperience 350: http://trophs.com/forums/showthread.php?t=24162

Segundo consta os Eheim estão a ser produzidos @ china e de alemão já têm pouco.

Ou a linha Pro 3 mudou muito com a numeração (2071/2073/2075 -> 150/250/350) ou não sei.

Pesquisem na net ;)

ex:

http://trophs.com/forums/showthread.php?t=22749

http://www.fishforums.net/index.php?/topic/328190-leaking-eheim-pro-3/

Editado por jvidia
Publicado:

Boas eu tenho um Tetratec ex 700 e é um excelente filtro com maior capacidade de filtração do que os da eheim do mesmo valor

Publicado: (editado)

Boas,

desde os meus primeiros tempos no hobby que ouço falar dos eheim das linhas mais avançadas!

Com o tempo também vendo, observando e ouvindo sobre os clássicos.

Sem querer de alguma forma tirar mérito e prestígio aos filtros mais completos, a minha experiência (embora que parcial) levou-me a preferir a linha classic.

A razão é esta, quanto mais simples e menos peças, mais fácil é a manutenção e as reparações.

Quanto menos peças existem num filtro menos elementos podem avariar ou partir. De todos os filtros que já tive, vi e usei gosto dos Classic da Eheim.

Realmente tenho ouvido dizer e na net que o fabrico já não é o mesmo, mas acho que isso também se aplica a quase tudo na nossa vida (carros, electrodomésticos, etc) é o efeito da crise e dos tempos modernos.

De momento estou a gostar de fazer filtragem em paralelo com vários filtros eheim.

Apenas mais uma opinião,

simplicidade e preço conveniente para mim é uma boa opção.

Cumprimentos

Editado por tmiravent
  • Votar + 1
Publicado:

Obrigado pelo teu feedback ;)

Eu tb já aprendi que muito modernismo tem sempre os seus contras.

Dessa forma e sem ir para os Classic, que sinceramente nunca achei "piada", nem para o extremo da linha Pro 3/3e acho que actualmente a linha eXperience é o "sweet spot" da Eheim.

Não tem muitas peças como dizes (por exemplo não tem bomba de prime que é uma das fontes de problemas nos Pro 3) mas tb não é tão básico como os Classic.

A bomba de prime abdico sem pestanejar, agora uma maneira fácil de desconectar as mangueiras do corpo do filtro e cestos são duas coisas que faz todo o sentido ter e não me estou a ver não ter.

Os Classic não têm cestos certo?

Como separas os medias? Sacos de rede ? :thumbdown2:

Publicado:

boas,

o único que tem cesto (apenas um cesto grande) é o 2213 mas não tem a tiragem pretendida.

Os restantes não tem cestos. Eu uso redes para os medias. Mas é como tudo, com cestos fica tudo mais arrumadinho sem cestos a flexibilidade é maior. Permite trocar medias entre filtros sem problemas.

Mas neste hobby o material não é só para cumprir função, o gosto e as preferências são importantes.

Usar os classic em torneiras duplas é um castigo! Ter os dois tubos acopolados ao mesmo tempo e nível também é confortável. Mas tenho lido que este engate encrava em alguns modelos.

Se pudesse escolher um filtro sem olhar a custos escolhia este:

http://na-un.com/?portfolio=power-filter#sthash.mHxrQPVT.dpbs

Um factor por vezes esquecido é o barulho do filtro.

Neste capítulo penso, segundo aquilo que tenho lido, que as gamas mais altas superem a classic.

Publicado:

Estou 90% inclinado para o experience 350 ainda por cima por ter em casa bastantes pads (lâ e esponja azul) do meu antigo Pro 2 2026 que dão para ele.