Mortes Súbitas


Tiago Nicolau

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tou com um problema brm mau,

No meu aquario de 15lt comprei um vaso de barro e fiz de tunel para prender os musgos e tirar das pedras onde tavam,

Tambrm comprei mais 3 red cherrys para adicionar aos que tinha,

 

Isso anteontem,

Hoje começou-me a morrer um durante a tarde...e mais um e mais um..

Morrem de forma muito rapida,

 

Comecam a nadar pelo aquario quando param de repente e caem no areao e depois dao espasmos para tras como se assustados e um pouco depois viram po pado sem vida ou quase sem ela ate morrerem

 

Aconteceu com os tres,

 

Penso k foram os novos pois os 3 que ja tinha ainda ca tao mas a femea ta estranha, como se desnorteada :/

 

Nao sei o sera, na loja eles tao todos bem e sao todos da mesma altura,

 

Faço tpas dia sim dia nao de 50% com temperatura igual,

 

Amonia ta a 0 e nitratos estao a niveis baixos, nitritos nao sei mas com as tpas nao deixo subir,

 

Sera do barro?? Acho estranho morrerem do nada e parece-me que os que sobraram vao pelo mesmo caminho :(

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas como fizeste a ambientacão? Isso parece-me que tens um ph muito diferente de onde eles estavam, ainda hoje trouxe crs e demorei quase 3 horas até entrarem no aquario, fiz 10ml a cada 5minutos de agua do meu aquario no recipiente onde vinham.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui mais meticuloso desta vez que nos primeiros 3

 

Levei 2 horas, fiz como escrito no topico de ambientaçao ca do forum,

 

Para nao ter duvidas, tirei o barro e coloquei uma rocha com oa musgos,

Mudei a agua de novo para qualquer toxina ser removida

 

A agua que uso nas tpas é tratada com Prime,

 

A femea nao para de levantar a cauda e bater com as patas de nadar,

 

O ph que usam na loja é de 7 e o meu é de 8,

Mas os tres primeiros aguentaram bem,

 

Se fosse doenca, os da loja estariam iguais, por isso associo isto á viagem que fizeram pois estavam muito transparentes quando os meti na ambientacao e vieram sem la filtrante :/

 

Nem sabem como estou desanimado, mais por nao saber se estes 3 aguentam mas tambem por ter morto 3 camaroes assim do nada :/

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ph de 8 é um bocado elevado para red cherrys, mas se forem devidamente ambientados, não deve haver problemas por aí. Vazos de barro também não deviam causar qualquer problema...

Porquê TPA's de 50% dia sim, dia não? Se o sistema de filtragem for adequado e o ciclo bem feito, não me parece haver necessidade de tanto.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário so tem 15lt mas com o hardscape deve chegar aos 12lt,

Faço 50% porque em dois dias ha perda por evaporacao e porque o areao costuma tar mt porco,

O ciclo ja me parece ter sido completado pois tenho amonia a 0 e nitratos andavam a subir,

 

Nao sei como é a dureza da minha agua mas deve ser moderadamente dura ja aue o kH anda sempre pelos 8,

 

Ontem a limpar e trocar hardscape levantei bastante sujidade (nem sei como ha tanta) por isto pode ter havido um pico de amonia suficiente para debilitar os camaroes ja fracos da mudanca

 

Aquele barro é brm resistente, se calhar fizeram-no em base de auimicos e verteu um pouco para o aquario mas so tou a supor pois nao sei realmente o que anda a acontecer :/

 

Dou comida dia sim dia nao, so mesmo um floco partido aos bocados, por isto sobre alimentacao nao me parece

 

 

O mais estranho é que eles pareciam bem pois comiam e nao escondiam-se muito e do nada parece k paralizavam-se a nadar e davam um salto para tras como se eu fosse com a rede apanha-los..

 

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

12l de água com 6 camarões causa assim tanta sujidade?! Não estará aí algo mal?

 

Com TPA's de 50% de 2 em 2 dias, duvido que seja alguma coisa acumulada na água... quanto muito ficaram debilitados pela constante alteração de água (e possivelmente de parâmetros/temperatura). Não é fácil estabilizar parâmetros num aquário tão pequeno, mas os red cherry's até que não são assim tão sensíveis. Experimenta TPA's de 25% diárias, pelo menos o choque é menor (mas continuo a achar que é um exagero).

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu tambem acho que sim,

o areao foi limpo e fervido, nsito sou meticuloso e a conta do gás é que se queixa,

as pedras idem aspas,

o musgo talvez seja o que mais suja mas como não sei,

mas lá que os pequenotes tão sempre a defecar la isto tão, são bocadinhos pequenos mas parece que defecam tanto quanto limpam lol

 

a água que uso é tratada da mesma forma todas as vezes, guardada num balde fechado com saco de plástico preto para nada interagir com ela, e quando posta no aquário é com a temperatura do mesmo,

 

As mudanças foram devido ao ciclo estar a ser feito,

foi um erro do inicio, mas como foram oferecidos, tentei melhorar a situação, e com o prime, qualquer indicio de amónia é rapidamente neutralizado, pelo menos tem sido assim,

 

Devias ver a minha cara quando vi um a um a ir abaixo, neste momento penso que a razão seja simples:

 

Vierem mal na viagem, sem nada a agarrar, andaram aos trambulhoes, o que nao lhes fez nada bem,

Chegada a casa, e apos aclimatização, fiz uma mudança de hardscape que levantou poeira e nisto falhei,

Depois devem ter feito aquilo para mudar a pele e como não conseguiram, sufocaram,

 

Se for isto, sou o culpado em grande parte e sinto-me mal com isto,

tanto que li e parece que esqueci-me que fiz tudo mal :/

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais