joanacarinaa Publicado: Janeiro 3, 2014 Autor Publicado: Janeiro 3, 2014 Olá. Por acaso não me dá muitos problemas. Tirando as TPA'S semanais, aspiração do substrato semanal e cuidado com excessos de comida. Julgo que a questão da temperatura faria sentido no caso de uma litragem maior. A meu ver neste aquário não há problemas com a temperatura, pois está sempre constante (dois termometros em lados opostos). Obrigada Boas, Tens um nano muito bonito, parabéns. Deve dar algumas dores de cabeça, pois será mais propenso a grandes desequilíbrios do que seria, se fosse maior. A questão da circulação ao longo do comprimento, a meu ver, prende-se mais com a temperatura homogénea da água. Isto é, evitar que a água esteja a diferentes temperaturas em zonas diferentes. Para isso, também é necessário ter a preocupação de colocar o termostato numa zona em que haja alguma circulação. Recordo que os peixes variam a temperatura do corpo de acordo com a temperatura do meio, ao contrário de nós que temos pouca variação da temperatura corporal, quase independentemente da temperatura ambiente. Citar
capagebe Publicado: Janeiro 3, 2014 Publicado: Janeiro 3, 2014 Exacto, acho que tens razão. Também acho que, num nano, será mais difícil ter essas variações. A razão de eu ter mencionado a questão da circulação era na sequência do que disse o diogoreis. Penso que mais importante do que empurrar os detritos (esses são parte absorvidos pelo substrato e parte aspirados), seria a questão de manter a temperatura homogénea. Se a saída da água ficasse apontada ao longo da largura, seria mais fácil ter uma zona mais fria do que outra. Creio que esse será o principal motivo pelo qual a maioria dos aquários têm uma corrente nessa direcção. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
Recommended Posts