Recommended Posts

Publicado

Quem visitar o supermercado continente do centro comercial colombo em Lisboa poderá encontrar uma prateleira cheia de fabulosos aquários em promoção.

Para meu espanto na embalagem publicitam que é IDEAL para peixes vermelhos e ainda tartarugas.

Acho muito grave que ainda se vendam estes aquários.

E sendo no continente .. Em menos de nada ja venderam todos os aquários a pessoas desinformadas que são enganadas e vão matar peixes e tartarugas .

É muito triste.Imagem colocada

• Votar + 1
Publicado:

É uma parvoíce!

Mas isso vende-se também em lojas, as mesmas que estão proibidas por lei em ter globos com peixes.

Posted Image
Publicado:

É proibido POR LEI.

...e livro de reclamações?

Cmpts.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Epá, então proíbam a venda de kinguios e outros do género sem informarem as pessoas das condições que devem oferecer aos peixes. Ainda ontem vi uma sra levar 2 ou 3 e de certeza q eram p um globo...

Se acharem por bem, peçam o livro de reclamações.

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

O problema é que a maior parte dos clientes, infelizmente, não aceita que as lojas lhes digam o que podem e o que não podem comprar...

Já vi casos de lojas que se recusaram a vender peixes a quem tinha acabado de comprar o aquário e depois lá foram as pessoas comprar os peixes a outra loja... e claro, passado 1 semana estavam a pedir ajuda na loja pois os peixes tinham morrido todos...

Não há só más lojas. Há também muitos e maus clientes...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:

Olá João,

Certo e concordo com tudo o que dizes.

No entanto dizer na embalagem "Ideal para peixe vermelhos e tartarugas" é claramente um atentado à Natureza e à Lei.

Neste caso não é o que os clientes fazem com o Globo, mas sim o que (neste caso) o Continente ACONSELHA a fazerem: Meter lá X peixes vermelhos (sim, eles usam o PLURAL) e tartarugas!

De que modo pode o forum agir? A quem se pode fazer a queixa? Não queremos proibir a venda do Globo, mas sim retirar aqueles conselhos de bosta!

Agora para os mais entendidos na matéria jurídica da coisa: Onde podemos encontrar o artigo/lei que fala da venda e uso proibido de globos?

Abraços

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

No entanto dizer na embalagem "Ideal para peixe vermelhos e tartarugas" é claramente um atentado à Natureza e à Lei.

Neste caso não é o que os clientes fazem com o Globo, mas sim o que (neste caso) o Continente ACONSELHA a fazerem: Meter lá X peixes vermelhos (sim, eles usam o PLURAL) e tartarugas!

De que modo pode o forum agir? A quem se pode fazer a queixa? Não queremos proibir a venda do Globo, mas sim retirar aqueles conselhos de bosta!

Agora para os mais entendidos na matéria jurídica da coisa: Onde podemos encontrar o artigo/lei que fala da venda e uso proibido de globos?

São problemas diferentes... um diz respeito aos fabricantes, outro aos revendedores/lojas, outro aos clientes... todos eles são culpados.

Se não houvesse o produto para venda, não haveria problema....

O fórum não pode fazer nada pois o fórum juridicamente não existe... cabe aos membros actuarem e de forma organizada, para se conseguir ter algum impacto.

Relativamente à lei lembro-me que havia um tópico com essa informação... direitos dos animais salvo erro... na Conversa Aquática.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado: (editado)

(...)Se não houvesse o produto para venda, não haveria problema(...)

Lei da oferta e da procura, se não houvesse procura, o produto não era fabricado e posto à venda.

Diário da República nº 241 de 17/10/2001

Decreto-lei nº 276/2001 de 17 de Outubro.

Artigo 31º

http://www.azp.pt/ficheiros/dl_276_2001.pdf

Houve alteração ao texto da lei, mas mantém o disposto anteriormente.

http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/DL_315_2003.pdf

Só não percebi se aplica também a quem os tem como animal de estimação, mas parece-me que não.

Editado por ThunderDrum

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

Lei da oferta e da procura, se não houvesse procura, o produto não era fabricado e posto à venda.

Isto aplica-se quando a lei permite a disponibilização do produto... o que não é o caso :) A venda dos globos com o propósito de manutenção de peixes, é proibida por lei.

Publicado:

Lá está, acho que o direito depende da interpretação das leis, e para mim não especifica que não se pode vender globos.
O decreto só determina que não podem ser mantidos peixes nos globos, mas não que não se podem vender.
Parece parvo mas é a interpretação que faço. Deveria ser proibida a venda, não a colocação/manutenção dos peixes em globos.

Até agora não vi globos com peixes em lojas, mas os bettas em 1 litro de água faz-me uma confusão brutal, neste sábado vi um que estava a arfar no fundo de um cubo de 10cmx10cm. Não o resgatei pois não iria conseguir dar-lhe condições melhores em casa e parecia já não haver nada a fazer. Nisso penso um pouco como com os cães abandonados, infelizmente não os posso "salvar" a todos.

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

Não podem vender o globo se tiver lá peixes dentro, caso não tenha podem vender sem problemas, afinal o globo de vidro até é uma peça de decoração / fruteira para muitas famílias.

Conheço lojas que vendem o globo e o peixe no saco logo depois... :( infelizmente é assim, parte da consciencialização das pessoas o que não é tarefa nada fácil.

Publicado:

Passei por lá ontem é ja têm mais globos de outras marcas. Um deles ainda é pior é de 3 litros !! E na fotografia tem dois peixes vermelhos.

Eu não fiz reclamação. Falta de tempo (tenho sempre alguma urgência em sair destes híperes) e falta de argumentação.

Resta-me alertar para quem queira ouvir que estes globos não são adequados para manter peixes.

Publicado:

na zoofeira do bragaparque em Braga tem betas em globos extremamente pequenos...num dos globos, o pobre peixe ja estava a perder cor...pus o dedo na agua e consegui tocar-lhe sendo que a reacçao dele foi quase nula

Publicado:

passei hoje na loja...tinha um beta num globo de vidro com cerca de 1 litro de agua (verde) a morrer...ja quase nem se mexia

senao tivesse com pressa, fotografava para verem a pouca vergonha

fiquei com pena

apetece-me compra-lo...ao menos se morrer, morria com mais dignidade