Pedro Dc Publicado Novembro 9, 2013 Publicado Novembro 9, 2013 Quem visitar o supermercado continente do centro comercial colombo em Lisboa poderá encontrar uma prateleira cheia de fabulosos aquários em promoção. Para meu espanto na embalagem publicitam que é IDEAL para peixes vermelhos e ainda tartarugas. Acho muito grave que ainda se vendam estes aquários. E sendo no continente .. Em menos de nada ja venderam todos os aquários a pessoas desinformadas que são enganadas e vão matar peixes e tartarugas . É muito triste. 1
pedrolena Publicado: Novembro 9, 2013 Publicado: Novembro 9, 2013 É uma parvoíce! Mas isso vende-se também em lojas, as mesmas que estão proibidas por lei em ter globos com peixes.
Fernando Freire Publicado: Novembro 11, 2013 Publicado: Novembro 11, 2013 É proibido POR LEI. ...e livro de reclamações? Cmpts. "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
ThunderDrum Publicado: Novembro 11, 2013 Publicado: Novembro 11, 2013 Epá, então proíbam a venda de kinguios e outros do género sem informarem as pessoas das condições que devem oferecer aos peixes. Ainda ontem vi uma sra levar 2 ou 3 e de certeza q eram p um globo... Se acharem por bem, peçam o livro de reclamações. [hr] Zeisses | Aqua 60l
João Branquinho Publicado: Novembro 11, 2013 Publicado: Novembro 11, 2013 O problema é que a maior parte dos clientes, infelizmente, não aceita que as lojas lhes digam o que podem e o que não podem comprar... Já vi casos de lojas que se recusaram a vender peixes a quem tinha acabado de comprar o aquário e depois lá foram as pessoas comprar os peixes a outra loja... e claro, passado 1 semana estavam a pedir ajuda na loja pois os peixes tinham morrido todos... Não há só más lojas. Há também muitos e maus clientes... ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Fernando Freire Publicado: Novembro 13, 2013 Publicado: Novembro 13, 2013 Olá João, Certo e concordo com tudo o que dizes. No entanto dizer na embalagem "Ideal para peixe vermelhos e tartarugas" é claramente um atentado à Natureza e à Lei. Neste caso não é o que os clientes fazem com o Globo, mas sim o que (neste caso) o Continente ACONSELHA a fazerem: Meter lá X peixes vermelhos (sim, eles usam o PLURAL) e tartarugas! De que modo pode o forum agir? A quem se pode fazer a queixa? Não queremos proibir a venda do Globo, mas sim retirar aqueles conselhos de bosta! Agora para os mais entendidos na matéria jurídica da coisa: Onde podemos encontrar o artigo/lei que fala da venda e uso proibido de globos? Abraços "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
João Branquinho Publicado: Novembro 13, 2013 Publicado: Novembro 13, 2013 No entanto dizer na embalagem "Ideal para peixe vermelhos e tartarugas" é claramente um atentado à Natureza e à Lei. Neste caso não é o que os clientes fazem com o Globo, mas sim o que (neste caso) o Continente ACONSELHA a fazerem: Meter lá X peixes vermelhos (sim, eles usam o PLURAL) e tartarugas! De que modo pode o forum agir? A quem se pode fazer a queixa? Não queremos proibir a venda do Globo, mas sim retirar aqueles conselhos de bosta! Agora para os mais entendidos na matéria jurídica da coisa: Onde podemos encontrar o artigo/lei que fala da venda e uso proibido de globos? São problemas diferentes... um diz respeito aos fabricantes, outro aos revendedores/lojas, outro aos clientes... todos eles são culpados. Se não houvesse o produto para venda, não haveria problema.... O fórum não pode fazer nada pois o fórum juridicamente não existe... cabe aos membros actuarem e de forma organizada, para se conseguir ter algum impacto. Relativamente à lei lembro-me que havia um tópico com essa informação... direitos dos animais salvo erro... na Conversa Aquática. ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
ThunderDrum Publicado: Novembro 13, 2013 Publicado: Novembro 13, 2013 (editado) (...)Se não houvesse o produto para venda, não haveria problema(...) Lei da oferta e da procura, se não houvesse procura, o produto não era fabricado e posto à venda. Diário da República nº 241 de 17/10/2001 Decreto-lei nº 276/2001 de 17 de Outubro. Artigo 31º http://www.azp.pt/ficheiros/dl_276_2001.pdf Houve alteração ao texto da lei, mas mantém o disposto anteriormente. http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/DL_315_2003.pdf Só não percebi se aplica também a quem os tem como animal de estimação, mas parece-me que não. Editado Novembro 13, 2013 por ThunderDrum [hr] Zeisses | Aqua 60l
João Branquinho Publicado: Novembro 13, 2013 Publicado: Novembro 13, 2013 Lei da oferta e da procura, se não houvesse procura, o produto não era fabricado e posto à venda. Isto aplica-se quando a lei permite a disponibilização do produto... o que não é o caso A venda dos globos com o propósito de manutenção de peixes, é proibida por lei. ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
ThunderDrum Publicado: Novembro 13, 2013 Publicado: Novembro 13, 2013 Lá está, acho que o direito depende da interpretação das leis, e para mim não especifica que não se pode vender globos.O decreto só determina que não podem ser mantidos peixes nos globos, mas não que não se podem vender.Parece parvo mas é a interpretação que faço. Deveria ser proibida a venda, não a colocação/manutenção dos peixes em globos. Até agora não vi globos com peixes em lojas, mas os bettas em 1 litro de água faz-me uma confusão brutal, neste sábado vi um que estava a arfar no fundo de um cubo de 10cmx10cm. Não o resgatei pois não iria conseguir dar-lhe condições melhores em casa e parecia já não haver nada a fazer. Nisso penso um pouco como com os cães abandonados, infelizmente não os posso "salvar" a todos. [hr] Zeisses | Aqua 60l
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 14, 2013 Publicado: Novembro 14, 2013 Não podem vender o globo se tiver lá peixes dentro, caso não tenha podem vender sem problemas, afinal o globo de vidro até é uma peça de decoração / fruteira para muitas famílias. Conheço lojas que vendem o globo e o peixe no saco logo depois... infelizmente é assim, parte da consciencialização das pessoas o que não é tarefa nada fácil. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Pedro Dc Publicado: Novembro 15, 2013 Autor Publicado: Novembro 15, 2013 Passei por lá ontem é ja têm mais globos de outras marcas. Um deles ainda é pior é de 3 litros !! E na fotografia tem dois peixes vermelhos. Eu não fiz reclamação. Falta de tempo (tenho sempre alguma urgência em sair destes híperes) e falta de argumentação. Resta-me alertar para quem queira ouvir que estes globos não são adequados para manter peixes.
mashamsmasham Publicado: Novembro 20, 2013 Publicado: Novembro 20, 2013 na zoofeira do bragaparque em Braga tem betas em globos extremamente pequenos...num dos globos, o pobre peixe ja estava a perder cor...pus o dedo na agua e consegui tocar-lhe sendo que a reacçao dele foi quase nula
mashamsmasham Publicado: Novembro 21, 2013 Publicado: Novembro 21, 2013 passei hoje na loja...tinha um beta num globo de vidro com cerca de 1 litro de agua (verde) a morrer...ja quase nem se mexiasenao tivesse com pressa, fotografava para verem a pouca vergonhafiquei com penaapetece-me compra-lo...ao menos se morrer, morria com mais dignidade
Recommended Posts