Cain Callaway Publicado Outubro 28, 2013 Publicado Outubro 28, 2013 Boas, no meu aqua tenho um filtro comum. Tem um caudal de 175L/H, e leva uma esponja azul e carvao activo. Com que periodicidade devo mudar? Como mudo o carvao? Todo de uma vez?
ThunderDrum Publicado: Outubro 29, 2013 Publicado: Outubro 29, 2013 Estás a limpar a agua por ter posto algum medicamento ou alguma coisa do género?Se não, o carvão pode sair. No lugar do carvão punha cerâmicas para fixação de bactérias. A esponja basta lavar em água do aquario. [hr] Zeisses | Aqua 60l
Cain Callaway Publicado: Outubro 29, 2013 Autor Publicado: Outubro 29, 2013 Estás a limpar a agua por ter posto algum medicamento ou alguma coisa do género? Se não, o carvão pode sair. No lugar do carvão punha cerâmicas para fixação de bactérias. A esponja basta lavar em água do aquario. Não é preciso mudar a esponja? Eu vi por aí que se deve mudar em cada TPA, mas assim o hobby fica caro penso eu. Eu tenho carvão porque é o que veio com o filtro. E não, como tenho andado a fazer tudo bem nunca pus medicamentos para nada. E a cerâmica de quando em quando é que se muda? Será que posso usar um pouco dos dois. É que tipo, eu moro em Coimbra, a cidade é velha, e nunca se sabe as porcarias que vêm na água devido às canalizações. Mesmo em casas relativamente novas, é comum as águas terem um pouquito de nada de ferro
ThunderDrum Publicado: Outubro 29, 2013 Publicado: Outubro 29, 2013 A esponja aguenta muito tempo, a azul então deverá aguentar bastante, se é a que estou a pensar. Não penses que fazes tudo bem, pensa antes que não fizeste nada de errado...lol As cerâmicas poderão aguentar anos, servem para filtro biológico (onde se fixam as bactérias). \m/ [hr] Zeisses | Aqua 60l
Shaking Publicado: Outubro 30, 2013 Publicado: Outubro 30, 2013 Esponjas e cerâmicas em média trocam-se de 6 em 6 meses. Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback
Tiago Nicolau Publicado: Outubro 30, 2013 Publicado: Outubro 30, 2013 Troca quando vires que estão degradadas, é algo que se nota ao fim de uns meses O carvão activado num aquario novo não tem uso, é mais marketing que outra coisa e se pesquisares sobre o carvao activado, perceberás porque Projecto de um mundo submerso 15lt Shrimp Booty Camp "You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."
Cain Callaway Publicado: Outubro 30, 2013 Autor Publicado: Outubro 30, 2013 no fundo o carvao activo nao permite uma filtragem biologica. é isso?
Tiago Nicolau Publicado: Outubro 30, 2013 Publicado: Outubro 30, 2013 O permitir permite pois é poroso e as bacterias alojam-se, Mas melhor mesmo são as medias biologicas extra porosas, estas sao mesmo ideias, Se vires bem, ate o areao se for poroso, serve de "casa" para as bacterias Projecto de um mundo submerso 15lt Shrimp Booty Camp "You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."
silvia_paixao Publicado: Outubro 31, 2013 Publicado: Outubro 31, 2013 V tentar explicar melhor dentro d k sei. O carvao activo é um elemento k dves utilizar komo purifikante d agua knd utilizas medikamento para tratar doencas ns peixes. Knd ja stao curados normalment utilizase carvao activo para eliminar tds os vstigios quimicos k ainda stjam na agua apos o uso ds medikaments. Mas numa agua ja cm uma boa qualidad e km valores bons akaba p ser apenas "inutil". É kuase km andares a tomar aspirinas sem k t doa a cabeca.. nan t faz mal.. mas tb n t faz bem. É so isso. 1 1
Cain Callaway Publicado: Outubro 31, 2013 Autor Publicado: Outubro 31, 2013 eu nao tenho bem areao. o fundo sao aquelas pedrinhas que vêm com o aqua XD. sim a ver se meto entao aqui umas cerâmicas. mas se calhar vou manter uma camada de carvao na mesma, pois como é agua da torneira, pode as vezes vir com vestigios de ferro e tal...como disse coimbra é uma cidade velha nao percebo entao pq é que chapam com o carvao nas pessoas heheh. e sim, a esponja é daquelas tipicas azuis. sei que há umas pretas de carvao. qual a diferença?
Tiago Nicolau Publicado: Outubro 31, 2013 Publicado: Outubro 31, 2013 V tentar explicar melhor dentro d k sei. O carvao activo é um elemento k dves utilizar komo purifikante d agua knd utilizas medikamento para tratar doencas ns peixes. Knd ja stao curados normalment utilizase carvao activo para eliminar tds os vstigios quimicos k ainda stjam na agua apos o uso ds medikaments. Mas numa agua ja cm uma boa qualidad e km valores bons akaba p ser apenas "inutil". É kuase km andares a tomar aspirinas sem k t doa a cabeca.. nan t faz mal.. mas tb n t faz bem. É so isso. Vou parecer mal educado dizendo isto, mas isto aqui não é a escolinha, não percebi metade do que escreveu! eu nao tenho bem areao. o fundo sao aquelas pedrinhas que vêm com o aqua XD. sim a ver se meto entao aqui umas cerâmicas. mas se calhar vou manter uma camada de carvao na mesma, pois como é agua da torneira, pode as vezes vir com vestigios de ferro e tal...como disse coimbra é uma cidade velha nao percebo entao pq é que chapam com o carvao nas pessoas heheh. e sim, a esponja é daquelas tipicas azuis. sei que há umas pretas de carvao. qual a diferença? Para purificar a água, usa um condicionador (adorei o Prime da Seachem) pois estás a gastar o carvão para utilização posterior, Chapam o carvão ás pessoas pela premissa que funciona como purificador, quando na verdade querem é vender e estimular a venda A diferença é a capacidade de filtrar, umas filtram materiais maiores e outras menores, As esponjas mais grossas devem ser a primeira camada de filtração e as mais finas a ultima Projecto de um mundo submerso 15lt Shrimp Booty Camp "You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."
Cain Callaway Publicado: Outubro 31, 2013 Autor Publicado: Outubro 31, 2013 o que eu uso para acondicionar a agua, é o aqua pur (anticloro) e o aqua filter activ (uma sopa de bacterias)
ThunderDrum Publicado: Outubro 31, 2013 Publicado: Outubro 31, 2013 V tentar explicar melhor dentro d k sei. O carvao activo é um elemento k dves utilizar komo purifikante d agua knd utilizas medikamento para tratar doencas ns peixes. Knd ja stao curados normalment utilizase carvao activo para eliminar tds os vstigios quimicos k ainda stjam na agua apos o uso ds medikaments. Mas numa agua ja cm uma boa qualidad e km valores bons akaba p ser apenas "inutil". É kuase km andares a tomar aspirinas sem k t doa a cabeca.. nan t faz mal.. mas tb n t faz bem. É so isso. E agora em português, consegues? Por acaso a aspirina, tomada mesmo sem ser para as dores pode fazer bem, pois é um anticoagulante, podendo até ajudar em caso de enfartes e AVC's etc. 1 [hr] Zeisses | Aqua 60l
luis lourenço Publicado: Outubro 31, 2013 Publicado: Outubro 31, 2013 O carvão activado é bom em agua doce para usar depois de um tratamento, ou para retirar alguma substancia da agua. As ceramicas não faço ideia de quantos anos aguentem porque sinceramente nunca troquei nenhuma até hoje. Acho que tive as mesmas ceramicas uns 10 anos a trabalhar em varios filtros. As esponjas trocam-se quando ficam obstruidas e cortam o fluxo do filtro. Normalmente so se troca a primeira que é a mais fina do filtro. As pretas ou azuis tambem acho que nunca troquei até hoje.
Shaking Publicado: Outubro 31, 2013 Publicado: Outubro 31, 2013 eu nao tenho bem areao. o fundo sao aquelas pedrinhas que vêm com o aqua XD. sim a ver se meto entao aqui umas cerâmicas. mas se calhar vou manter uma camada de carvao na mesma, pois como é agua da torneira, pode as vezes vir com vestigios de ferro e tal...como disse coimbra é uma cidade velha nao percebo entao pq é que chapam com o carvao nas pessoas heheh. e sim, a esponja é daquelas tipicas azuis. sei que há umas pretas de carvao. qual a diferença? Amigo esquece essa história do carvao para limpar o ferro, pois não vejo em que o ferro prejudique os peixes, para além que o carvão não te faz nada em relação a isso.. Então se tiveres plantas naturais ainda melhor, pois elas necessitam do ferro. Agora se disseres que queres limpar o cloro, assim já é diferente mas aí usas produtos como sera aquantan, etc. Queres manter o carvão tudo bem, mas como já disseram não está aí a fazer nada. Mais valia guardares para mais tarde, quando necessitares e com o espaço que ganhas metias as cerâmicas mas tu é que sabes. Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback
njribeiro Publicado: Outubro 31, 2013 Publicado: Outubro 31, 2013 Eu aconselho Micromec e substract e cerâmicas cilindricas, uma esponja azul e uma branca.
silvia_paixao Publicado: Outubro 31, 2013 Publicado: Outubro 31, 2013 Peço desculpa pela ortografia mas é que eu so tenho net pelo telefone e para alem das abreviaturas como me aparece tudo num spaço muito mais pequeno por vezes é mais dificil para mim detectar os erros daquilo que escrevo. Terei mais cuidado de futuro.
silvia_paixao Publicado: Outubro 31, 2013 Publicado: Outubro 31, 2013 E sendo formada na area da medicina tambem sei muito bem que propriedades tem uma aspirina e em que patologias pode ser benefica. Com o exemplo que dei pretendia apenas tentar transmitir a ideia base da utilidade e/ou funçao do carvao activo num filtro. Espero ter esclarecido qualquer equivoco
Cain Callaway Publicado: Outubro 31, 2013 Autor Publicado: Outubro 31, 2013 eu so estou com duvidas. mas quando puder meto ceramicas
Recommended Posts