Alexandre Ferreira Publicado Outubro 28, 2013 Publicado Outubro 28, 2013 (editado) Boas pessoal! Sou o Alexandre e como muitos que por aqui andam, tenho desenvolvido uma paixão enorme pelas gambas :D! Tenho cá 3 aquários que me serviram para a criação de vivíparos e que em breve irei desactivar para me iniciar definitivamente nos camarões! Digo definitivamente porque ainda cá tenho algumas Neocaridinas Heteropoda var Wild as quais já tive mais de 200 e que fui vendendo e oferecendo consoante pude! O objectivo deste projecto é tentar manter e criar Crystal Black e Crystal Red´s e tentar aprofundar o meu conhecimento dentro do mundo das caridinas! Os aquas que possuo são os seguintes: 2 x 50*30*25 (37.5 L) 1 x 60*30*30 (54L) A nível de material já possuo termostatos que acho que serão as únicas peças que irei aproveitar para este projecto! Tenho alguns filtros internos mas pelos vistos a filtragem mecânica não é suficiente para manter uma água de qualidade para estes camarões! Aqui ficam umas imagens individuais!!! * aqua de 60*30*30 (54L) * aqua 50*30*25 (37.5L) *Uma var Wild que ainda anda por aqui :D * aqua de 50*30*25 (37.5L) Para iluminação estou a pensar comprar fitas de leds...penso que seja mais estético e os consumos mais baixos...mas vamos deixar a iluminação mais para a frente!!! Pretendia que me ajudassem com a elaboração do hardscape dos 3 aquários, a começar pelo de 54l o qual estou a pensar arrancar com ele no próximo fim de semana (penso ir às compras 5ª e 6ª) ! Os parâmetros dos 3 aquas estão muito semelhantes, posso mesmo arriscar que estão iguais!! pH : 6.9 a 7.0 NO3: entre 10 e 25 mg/l NO2: 0 mg/l GH: >6ºd KH: entre 0ºd e 3ºd Estes parâmetros são bons? Qual o substrato a usar? Que filtro se encaixa melhor nas minhas necessidades? Para além destas dúvidas estou aberto a qualquer tipo de crítica ou sugestões! Na quinta feira dou inicio Às compras, e depois de migrar os alevins que estão no aqua de 54L começo a preparação do mesmo e vou postanto aqui:D Desde já um muito obrigado deste novo APAIXONADO DAS GAMBAS :d Editado Janeiro 7, 2014 por Alexandre Ferreira Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Paulo SS Conceição Publicado: Outubro 28, 2013 Publicado: Outubro 28, 2013 Boas Alexandre. E bem vindo ao SubMundo dos inverts , de onde nunca sairás(a não ser que te deixes levar pela última moda do pessoal dos shrimps que está a emigrar para os Salgados puftttt) Em relação aos parametros estão bons excepto os nitratos um pouco alto mas com tpa e adição de plantas flutuantes vais lá. Em relação ao substrato, tens vários por aí, mas a maioria usa ADA, embora eu esteja disposto a experimentar outros. Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Alexandre Ferreira Publicado: Outubro 29, 2013 Autor Publicado: Outubro 29, 2013 Boas Alexandre. E bem vindo ao SubMundo dos inverts , de onde nunca sairás(a não ser que te deixes levar pela última moda do pessoal dos shrimps que está a emigrar para os Salgados puftttt) Em relação aos parametros estão bons excepto os nitratos um pouco alto mas com tpa e adição de plantas flutuantes vais lá. Em relação ao substrato, tens vários por aí, mas a maioria usa ADA, embora eu esteja disposto a experimentar outros. Obrigado pela resposta! Quanto aos nitratos eu já desconfiava disso por isso acrescentei a cada áqua um molho de foxtail!!! Quanto aos substratos que outros dizes estar disposto a experimentar??? Obrigado! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Paulo SS Conceição Publicado: Outubro 29, 2013 Publicado: Outubro 29, 2013 (editado) O H.E.L.P. Fluval shrimp stratum E mais curiosidade ainda no Shirakura Red Bee Sand Editado Outubro 29, 2013 por Paulo SS Conceição Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Pedro_ Publicado: Outubro 29, 2013 Publicado: Outubro 29, 2013 (editado) O H.E.L.P. Fluval shrimp stratum E mais curiosidade ainda no Shirakura Red Bee Sand Neste momento tenho Red Bee Sand e não tenho nada a apontar, o musgo cresce bem melhor do que quando tinha Manado com CO2 (Se bem que na altura haviam mais plantas a competir com o Musgo). Encontrei um tópico onde um utilizador fala bastante mal do Fluval Shrimp Stratum (http://www.shrimpnow.com/forums/showthread.php/8170-Fluval-Shrimp-Stratum(review-after-almost-1-year-of-use)) Editado Outubro 29, 2013 por Pedro_
Alexandre Ferreira Publicado: Outubro 30, 2013 Autor Publicado: Outubro 30, 2013 O H.E.L.P. Fluval shrimp stratum E mais curiosidade ainda no Shirakura Red Bee Sand O shirakura Red Bee Sand até que me parece bem :D Neste momento tenho Red Bee Sand e não tenho nada a apontar, o musgo cresce bem melhor do que quando tinha Manado com CO2 (Se bem que na altura haviam mais plantas a competir com o Musgo). Encontrei um tópico onde um utilizador fala bastante mal do Fluval Shrimp Stratum (http://www.shrimpnow.com/forums/showthread.php/8170-Fluval-Shrimp-Stratum(review-after-almost-1-year-of-use)) De facto neste artigo ele não fala nada bem deste substrato! Ele mudou os camarões para outro tanque e com outro substrato e as crias sobreviveram....este já vi que está fora de questão :D Obrigado pela dica! Na quinta feira vou à loja de animais aqui em Viana e vou ver o que eles lá têm ou o que se pode arranjar! Pretendo ir com calma para não fazer asneiras! Já adquiri uma colónia de 10 CBS grade A e a casa temporária deles já está pronta ! Entretanto despi por completo o aquário de 54L para poder começar a avançar com isto! Infelizmente o trabalhar por turnos não me deixa avançar mais cedo mas ainda esta semana terei novidades! Estou a pensar comprar um filtro de cascata para este primeiro aquário.. (54L)! O que acham? Um filtro interno para mim seria bom porque os aquários vão ficar no quarto onde estou a montar o género de uma bateria! Não conheço é nenhum filtro deste tipo que seja shrimp safe!!! Alguém com ideias? Cumps! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
A. Ferreira Publicado: Outubro 30, 2013 Publicado: Outubro 30, 2013 Boas, Filtros internos "Shrimp safe" tens os de esponja e aqueles à moda antiga, as placas filtrantes que se põem debaixo do areão/substrato. De cascata tens os Eheim, baratos, fiáveis e feios. Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Alexandre Ferreira Publicado: Outubro 30, 2013 Autor Publicado: Outubro 30, 2013 Boas, Filtros internos "Shrimp safe" tens os de esponja e aqueles à moda antiga, as placas filtrantes que se põem debaixo do areão/substrato. De cascata tens os Eheim, baratos, fiáveis e feios. Abraço, Os filtros de esponja parecem-me bem, mas isso implica a compra de uma bomba também certo? Placa filtrante já tive e não gostei muito!!! Obrigado! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Alexandre Ferreira Publicado: Outubro 31, 2013 Autor Publicado: Outubro 31, 2013 Boas pessoal! Hoje fui às compras e já montei o primeiro aqua para os crystal black grade A!! Ficam algumas fotos que é o que o pessoal gosta Filtro de Cascata: Termostato: Substrato: Troncos: Procedi à montagem do aqua e ficou assim: À esquerda tem umas ramificações de foxtail amarradas ao tronco e à direita tem musgo de java assim como no tronco!!! Ainda tenho mais musgo para colocar amarrado às pedras que estão a segurar as raízes pois estas ainda teimam em flutuar, penso que amanha ou depois de amanha o problema já esteja resolvido! Mais fotos Digam de vossa justiça....o que acham? Está bom ou preciso de mudar alguma coisa?? Cumprimentos! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Pedro_ Publicado: Outubro 31, 2013 Publicado: Outubro 31, 2013 Gostei, mas agora era encher esses troncos com musgo
Alexandre Ferreira Publicado: Novembro 1, 2013 Autor Publicado: Novembro 1, 2013 Gostei, mas agora era encher esses troncos com musgo Boas! Os troncos já têm algum musgo....não têm o que eu pretendo porque ainda não veio.... tenho cá mais em outro aqua mas vai ser para colocar agarrado às pedra que estão a segurar os troncos! :D Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
ricardoeaf Publicado: Novembro 2, 2013 Publicado: Novembro 2, 2013 quanto é que custou o termoestato? o que e isso dos TPA´S e como posso saber? como comecar um habitat para camaroes?
Alexandre Ferreira Publicado: Novembro 3, 2013 Autor Publicado: Novembro 3, 2013 quanto é que custou o termoestato? o que e isso dos TPA´S e como posso saber? como comecar um habitat para camaroes? Boas Ricardo e sê bem vindo ao mundo da aquariofilia! Pelo teu comentário vejo que ainda possuis poucos conhecimentos sobre este tema pelo qual te aconselho a leres este post : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 TPA significa Troca Parcial de Agua! O preço do termostato posso enviar-te por MP! Se te queres iniciar neste mundo terás de lêr muito e ver muitos post's aqui no fórum até ficares com uma ideia fixa daquilo que pretendes! Depois crias um projecto e até podes colocar aqui um post para nós te podermos ajudar e acompanhar com as nossas ideias, principalmente as dos mais experientes com invertebrados! Espero ter ajudado, Cumprimentos! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Alexandre Ferreira Publicado: Novembro 6, 2013 Autor Publicado: Novembro 6, 2013 Boas pessoal! Venho deixar aqui uma actualização do Projecto bem como as fotos dos primeiros vivos :D Para além das novidades dos vivos, qual é o meu espanto que uma das CBS está carregadinha de ovos Ora cá vai disto: O aqua sofreu umas pequenas alterações :D Algumas fotos dos CBS grade A Esta caridina deve ter feito a ecdise durante a viagem...pelo menos havia um esqueleto dentro da garrafa e as cores dela estão menos sólidas que as dos companheiros ! Esta foi a melhor foto que consegui da ovada...ela estava um pouco longe e eu também não estou muito habituado a tirar fotos ( tenho de começar a treinar) Bem pessoal agora tenho outras questões para vos colocar: Estou a pensar comprar uma fita de leds mas não sei quais serão os mais indicados para aquários de Shrimps! Alguma ideia? Estes CBS são de grade A. É possivel eu conseguir apurá-los para grades superiores? Cumps, Alexandre Ferreira! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
A. Ferreira Publicado: Novembro 6, 2013 Publicado: Novembro 6, 2013 Boas, Esses camarões são bem bons. Porque queres aumentar a luz? Parece bem forte pelas fotos e olha que os camarões não gostam de muita luz. Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Pedro_ Publicado: Novembro 7, 2013 Publicado: Novembro 7, 2013 Hey! Fico contente que tenham chegado bem mas sobretudo por a fêmea ovada não ter perdido os ovos! Boa sorte com o projecto! Cumprimentos!
Alexandre Ferreira Publicado: Novembro 7, 2013 Autor Publicado: Novembro 7, 2013 Boas, Esses camarões são bem bons. Porque queres aumentar a luz? Parece bem forte pelas fotos e olha que os camarões não gostam de muita luz. Abraço, Boas Ferreira, Obrigado pelo elogio, eu também acho os camarões super porreiros! Quanto à iluminação aquilo que este aquário possui é um balastro de 18w de um aquário de 100L que eu tinha! Não é nada estético como podes verificar na imagem! Daí querer meter Leds e colocar o aqua fechado normalmente! Isto até poder criar um projecto de uma bateria ( que ainda vai demorar um pouco por falta de tempo €€€) ! Algum conselho? Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Alexandre Ferreira Publicado: Novembro 7, 2013 Autor Publicado: Novembro 7, 2013 Hey! Fico contente que tenham chegado bem mas sobretudo por a fêmea ovada não ter perdido os ovos! Boa sorte com o projecto! Cumprimentos! Obrigado pelos excelentes exemplares Pedro! Certamente voltaremos a fazer negócios :D Cumps, Alexandre Ferreira! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Pedro_ Publicado: Novembro 7, 2013 Publicado: Novembro 7, 2013 Obrigado pelos excelentes exemplares Pedro! Certamente voltaremos a fazer negócios :D Cumps, Alexandre Ferreira! Se calhar respondo-te aqui à pm que assim até pode contribuir para uma discussão com vários membros a trocarem ideias. Alguns desses camarões estão muito próximos de serem Grade S ou até poderão ser considerados uma grade S baixa. Para fazeres os teus apuramentos é relativamente simples, quando eles se reproduzirem podes ir mantendo os exemplares mais próximos de uma Grade superior e mudares todos os outros para um aquário diferente para que não tenhas Grades inferiores a reproduzirem-se com Grades superiores (diluindo o apuramento). Trata-se basicamente de ires seleccionando os melhores exemplares. É claro que se já tivesses camarões de Grade S ou superior era sempre mais simples.
Alexandre Ferreira Publicado: Novembro 7, 2013 Autor Publicado: Novembro 7, 2013 Se calhar respondo-te aqui à pm que assim até pode contribuir para uma discussão com vários membros a trocarem ideias. Alguns desses camarões estão muito próximos de serem Grade S ou até poderão ser considerados uma grade S baixa. Para fazeres os teus apuramentos é relativamente simples, quando eles se reproduzirem podes ir mantendo os exemplares mais próximos de uma Grade superior e mudares todos os outros para um aquário diferente para que não tenhas Grades inferiores a reproduzirem-se com Grades superiores (diluindo o apuramento). Trata-se basicamente de ires seleccionando os melhores exemplares. É claro que se já tivesses camarões de Grade S ou superior era sempre mais simples. Boas! Muito bom esclarecimento! Vou aguardar porque o primeiro interesse é tentar que a colónia prolifere! Depois logo se vê o que poderá sair daqui :D Cumps! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
luis pontes Publicado: Novembro 7, 2013 Publicado: Novembro 7, 2013 boas, sao lindissimos. quanto tempo tiveste o aqua a ciclar?
Alexandre Ferreira Publicado: Novembro 7, 2013 Autor Publicado: Novembro 7, 2013 boas, sao lindissimos. quanto tempo tiveste o aqua a ciclar? Boas Luis! O aquário já estava Ciclado à muito! Alterei foi o layout e o equipamento! Nem os vidros lavei para não afectar muito a colónia de bactérias! Se devia ter feito um género de ciclo de azoto?...devia!!! embora pense que não haja problema! Aproveitei também cerca de 70% da água antiga! Cumps! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
luis pontes Publicado: Novembro 7, 2013 Publicado: Novembro 7, 2013 Claro, e vai correr tudo bem. Venham lá esses filhotinhos, para termos umas fotos Obg
Alexandre Ferreira Publicado: Novembro 21, 2013 Autor Publicado: Novembro 21, 2013 Boas! Vim deixar uma actualização mas infelizmente sem fotos! Já tenho rapazes pequenos a voar no aqua! São tão pequenos que quase nem os via Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Leonardo Gonçalves 86 Publicado: Novembro 21, 2013 Publicado: Novembro 21, 2013 Boa!!! A ver se o pequenotes começam a crescer para pores aqui uma fotos Parabéns!!
Recommended Posts