Recommended Posts

Publicado

Detectei ontem que os meus 3 Botias estão a ficar cheios de pontos brancos por todo o lado. Eles movimentam-se aparentemente de forma normal. Comprei-os no Domingo passado e fiz a mudança para o meu aquário seguindo as indicações do logista para que não se ressentissem.

O meu aquário é de cerca de 110 litros, com a temperatura a 27º e com um PH de cerca de 7,4 - 7,6 (ainda não o consegui baixar, mas adaquiri também no Domingo 1 tronco).

Os restantes peixes são: 1 Pleco, 2 coolies, 3 Guppies, 5 Mollies, 2 Plattys. Tenho 5 plantas também.

Já li aqui que se aumentar a temperatura para cerca de 30º os pontos brancos poderão desaparecer.

As minhas questões são:

1) estes pontos brancos (que penso ser ictio) não irão atacar os restantes peixes? Se sim o que fazer para o evitar?

2) caso aumente a temperatura não irá prejudicar os outros peixes?

3) quanto tempo demorará a irradicar esta doença e será necessário utilizar algum medicamento?

Agradecia a vossa ajuda. Obrigado

Resta referir que este é o meu primeiro aquário e tenho-o à cerca de 1 mês e meio.

Publicado:

Eu apostava aumentar essa temperatura para 29 graus durante 2-3 dias, se entretanto passar, desce a temperatura gradualmente outra vez para os 27.

Eu pessoalmente tento manter a temp. a 26 pois as plantas detestam altas temperaturas, pelo menos as minhas ressentem logo.

Quanto ao ictio nos outros peixes é melhor verificares pois ás vezes parecem que não têm mas..., é que os bótias devido á sua cor nota-se primeiro.

Espero ter ajudado

Um abraço

Publicado:

usa um medicamento a base de azul de metileno, tipo punktol ou uma cena do genero.

n te afecta o filtro biologico.

em botias palhaço e extremamente dificil curar ictio, acho que é por n terem escamas, e sao mais sensiveis a medicaçoes, mas eu por varias vezes curei botias palhaço com medicamentos a base de azul de metileno e sem problemas, e amigos meus que ainda mantêm botias palhaço fazem o mm.

com aumento de temperatura, pessoalmente, nunca obtive resultados contra ictio em botias, se bem que na maioria das ourtas especies, qd apanhado no inicio, é uma maneira bastante eficaz de o tratar.

o tempo para ficarem curados, varia consoante a extensao do corpo afectada pela doença, mas geralmente ( com medicamento ) 2/3 dias vai ao sitio, e em casos piores 5/6 dias, tv.

smflogo.gif
Publicado:

Como o Esgalha disse, as Botias por não terem escamas são sensíveis à formalina e ao Verde Malaquite cuja combinação é a forma mais eficaz de combater o Ictio. Os unicos tratamentos seguros são:

- o aumento de temperatura acima de 28º( destroi os tomites - forma ciliada do parasita quando se liberta do hospedeiro após se multiplicar - antes de estes se conseguirem enquistar ). Por si só pode não ser suficiente ; depende do grau de infestação.

- sal na concentração de 1,5 gr por litro de água ou seja uma colher de sobremesa por 10 litros

- azul de metileno - atenção Esgalha que na dose usada para matar o Ictio é bastante toxico para o filtro biológico ; não é na dose usada para os fungos dos ovos que é menor

Cump.

Rui

Publicado:

humm

no punktol por exemplo, ha apenas indicaçao para uma dosagem.

acho que sao 5ml por cada 15 litros se n me engano.

usei varias vezes nessas proporçoes esse medicamento em questao e sem qualquer problema para o filtro biologico ( andei a medir os valores, claro, de amonias etc )

falo no punktol pq foi o que sempre usei e smepre me dei bem.

smflogo.gif
Publicado:

Pois , depende da concentração de azul de metileno no Punktol.

E também se o teu filtro já estava establecido à muito tempo, aguenta porque nunca morrem as bacterias todas ,muito menos com uma dose.

Cump.

Rui

Publicado:

Obrigado pelas vossas respostas. Já aumentei a temperatura do aquário. Agora vou aguardar.