Ana Coelho Publicado Outubro 27, 2013 Publicado Outubro 27, 2013 Bom dia a todos . Tive há uns anos um aquário de água fria, mas como nunca compreendi bem a dinâmica deste pequeno ecossistema, nunca cheguei a atingir o equilíbrio e rapidamente os meus peixes morriam, pelo que desisti do aquário (não gosto que os bichos morram à minha custa!) Há pouco tempo tive umas aulas na faculdade sobre manutenção de aquários (estou em biologia) e decidi retomar este hobby, mas desta vez a sério. Já estive a absorver imensa informação aqui do forum e de outros sites, mas acho que agora preciso mesmo da vossa ajuda e experiência para que corra tudo bem no meu aquário! Pretendo ter um aquário com alguns peixes pequenos (sei que terão de ser poucos devido à capacidade do meu aqua), alguns invertebrados, e bastantes plantas low-tech (para começar é melhor não complicar muito). A descrição do meu aquário é a seguinte: Aquário Hexagonal (Hexapor) - 20 L Filtro - 200 L/HIluminação - 1 x 6w - O termostato basta-me que seja de 25w, ou será melhor comprar de 50w? - A iluminação que tenho chega para as plantas se desenvolverem bem? Dá certa de 0.3 w/L, já li que isto chega para algumas plantas, mas também já li que convém ter mais w... Os parâmetros que medi na minha agua da torneira são pH=6.8 e KH entre 3 e 6. Plantas - Vou colocar aqui algumas plantas low-tech que pesquisei e pedia que comentassem quais serão mais apropriadas para um aquário com as características acima descritas (Gostava de ter um aquario com bastantes plantas!): Camboba; Valisneria; anubia; fetos de java; amazonense; egeria; Ceratopteris; Ceratophyllum; hygrophila; ludwigia. Peixes - Alguns dos peixes que pesquisei que se podem adequar a um aquário deste tipo: (Pedia também que dessem opiniões sobre estes peixes e que combinações deles serão melhores) Coridora; Néons; Nariz de bêbados; Colisã-anã; Platy; Molly, outros? Uma vez que sou nova nisto acho que era melhor ter peixes resistentes e pacíficos, que se dessem bem uns com os outros. Dos peixes acima enunciados não quero ter todos, claro, se não fico com um aquário super-povoado, são só exemplos de peixes que pesquisei e que me pareceram adequados. Fertilização - Em relação ao substrato é mais indicado para plantas low-tech usar um substrato fértil, ou apenas fazer fertilização liquida? - Para o que eu quero, prefiro colocar troncos como cenário do que colocar pedras, mas já me foi dito que os troncos podem começar a decompor-se e turvar a água. è verdade? Qual a melhor opção? TPA - 3 Litros 15 em 15 dias?Macronutrientes e micronutrientes - é necessário? Agradeço desde já a paciência de quem conseguiu ler o meu post até ao fim, e agradeço ainda mais todas as respostas (sei que fiz demasiadas perguntas, mas quero mesmo fazer tudo certo desta vez!). Obrigada, Ana Citar
Cain Callaway Publicado: Outubro 27, 2013 Publicado: Outubro 27, 2013 Primeiro deves estudar bem o ciclo do azoto. O meu aqua é de 10L, bastou uma semana (a verdade é que fiz batota e comprei bactérias hehe), mas o teu de 20 talvez precise de mais. Limpa primeiro o aquario (sem usar produtos) com aqua quente, uma esponja limpa (ou seja, novinha em folha") e rolo de papel de culinária. Se quiseres até podes usar alcool etilico, mas cuidado para nao estragar as borrachas. Passa bem tudo por água outra vez no fim. Depois, que tipo de peixes queres? Há vários critérios na selecção. A maioria das pessoas só tem em conta se são pacíficos ou não, mas esta componente social é o menos. Por exemplo não podes ter Neons e Guppys no mesmo aquário. Os primeiros são de água ácida e os segundos de neutra-alcalina. Ou seja, deves ter em conta se os parâmetros de água permitem compatibilidade entre peixes! Aliás, eu recomendo-te é o uso de peixes de água alcalina, como os plattys, os guppys, os espadas. Até porque estes que te mencionei, há diversas doenças que se resolvem com sal, pois estes (principalmente os guppys) tanto podem viver em água doce como salobra. Depois, aonde vais buscar a água? Tenta ver o pH da água que tens em casa (da torneira). Podes sempre também comprar água do garrafão, mas olha sempre para o rótulo. Também deves ter em conta a dureza da água. Citar
Ana Coelho Publicado: Outubro 27, 2013 Autor Publicado: Outubro 27, 2013 Queria ter varios peixes pequenos, não sei ao certo quais porque não conheço os peixes que existem. Tenciono ir buscar água da torneira (envelhecida). Medi o pH da minha torneira e deu-me 6.8. A dureza deu entre 3 e 6, como disse no meu 1º post. Já estive a estudar o ciclo do azoto e tenciono esperar bastante tempo antes de colocar os peixes, por isso para já, antes de me preocupar com os peixes, preciso de montar o aquário. Para isso gostava de ter a opinião dos mais experientes em relação ás perguntas que coloquei acima. Mas obrigada pela dica de como lavar bem o aquario antes de o pôr a uso. Citar
Cain Callaway Publicado: Outubro 28, 2013 Publicado: Outubro 28, 2013 Isso tens de ter o aqua com água e deixar estagna-la um pouco. Não te esqueças de ligar tb o filtro nesta fase que é para este ganhar bactérias. E vai metendo um pouco de comida todos os dias, que é para dar de comer às bactérias. Um conselho que te dou, é se conheces alguém com um aqua bem ciclado, lhe peças um pouco de água para acelerar o processo. Os peixes que te recomendo então serão Neons, mas esses tens de baixar um pouco o pH. Convém também ires já preparando substrato para as plantas e etc (neons exigem plantas) Citar
Ana Coelho Publicado: Outubro 28, 2013 Autor Publicado: Outubro 28, 2013 Não conheço ninguém... Tenho um produto da waterlife, o Bacterlife, que usava no meu aqua de agua fria. O produto não tem validade mas comprei-o há pelo menos 3 anos... Será que ainda esta bom e que o posso usar para acelerar o processo? De qualquer forma tenciono esperar umas 3 semanas por ai antes de colocar algum peixe. Os caracois e camaroes sobrevivem num aquario que ainda não esteja ciclado? Continuo com algumas duvidas em relação à fertilização/manutenção das plantas. Alguém me pode ajudar com isso? Obrigada pela ajuda Citar
Tozé Nunes Publicado: Outubro 28, 2013 Publicado: Outubro 28, 2013 Boa noite Ana, é sempre bom receber novos membros do sexo feminino por cá, infelizmente neste nosso hobby são poucas (mas boas) as senhoras. Tive há uns anos um aquário de água fria, mas como nunca compreendi bem a dinâmica deste pequeno ecossistema, nunca cheguei a atingir o equilíbrio e rapidamente os meus peixes morriam, pelo que desisti do aquário (não gosto que os bichos morram à minha custa!) Há pouco tempo tive umas aulas na faculdade sobre manutenção de aquários (estou em biologia) e decidi retomar este hobby, mas desta vez a sério. Já estive a absorver imensa informação aqui do forum e de outros sites, mas acho que agora preciso mesmo da vossa ajuda e experiência para que corra tudo bem no meu aquário! Pretendo ter um aquário com alguns peixes pequenos (sei que terão de ser poucos devido à capacidade do meu aqua), alguns invertebrados, e bastantes plantas low-tech (para começar é melhor não complicar muito). Palmas, assim dá gosto ajudar, ainda para mais uma futura biologa A descrição do meu aquário é a seguinte: Aquário Hexagonal (Hexapor) - 20 L Filtro - 200 L/HIluminação - 1 x 6w - O termostato basta-me que seja de 25w, ou será melhor comprar de 50w? Dependendo da area onde se encontre, numa zona abrigada os 25W bastam. - A iluminação que tenho chega para as plantas se desenvolverem bem? Dá certa de 0.3 w/L, já li que isto chega para algumas plantas, mas também já li que convém ter mais w... Para as low-tech que falas servem, não terás crescimentos por aí além mas isso já deves saber Os parâmetros que medi na minha agua da torneira são pH=6.8 e KH entre 3 e 6. Bons valores para plantados e para muita fauna. Plantas - Vou colocar aqui algumas plantas low-tech que pesquisei e pedia que comentassem quais serão mais apropriadas para um aquário com as características acima descritas (Gostava de ter um aquario com bastantes plantas!): Camboba; Valisneria; anubia; fetos de java; amazonense; egeria; Ceratopteris; Ceratophyllum; hygrophila; ludwigia. Evita plantas grandes, o aquário é muito pequeno para valisnérias, cabombas, etc. Vai pesquisar os aquários nanos aqui do forum. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=132 Peixes - Alguns dos peixes que pesquisei que se podem adequar a um aquário deste tipo: (Pedia também que dessem opiniões sobre estes peixes e que combinações deles serão melhores) Coridora; Néons; Nariz de bêbados; Colisã-anã; Platy; Molly, outros? Deves deixar essa preocupação para mais tarde, depois de teres ciclado o aquário e de acordo com os parametros que tiveres logo escolhes a fauna apropriada. No entanto devido à curta litragem opta por um pequenissimo cardume ou em camarões Uma vez que sou nova nisto acho que era melhor ter peixes resistentes e pacíficos, que se dessem bem uns com os outros. Dos peixes acima enunciados não quero ter todos, claro, se não fico com um aquário super-povoado, são só exemplos de peixes que pesquisei e que me pareceram adequados. Fertilização - Em relação ao substrato é mais indicado para plantas low-tech usar um substrato fértil, ou apenas fazer fertilização liquida? Plantas lowtech não necessitam de fertilização "artificial", basta a emitida pela fauna. - Para o que eu quero, prefiro colocar troncos como cenário do que colocar pedras, mas já me foi dito que os troncos podem começar a decompor-se e turvar a água. è verdade? Qual a melhor opção? Depende apenas do teu gosto pessoal, mas em relação aos troncos - se fossem prejudiciais não seriam tão utilizados pelos aquariofilistas, não achas? TPA - 3 Litros 15 em 15 dias? Depende dos valores que tiveres e do que colocares mas sim, é um bom ponto de partida.Macronutrientes e micronutrientes - é necessário? Respondido acima. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Ana Coelho Publicado: Outubro 28, 2013 Autor Publicado: Outubro 28, 2013 Pois realmente já reparei que há poucas senhoras por aqui, não vejo porquê! Obrigada pelas respostas, assim que puder meto mãos à obra e vou postando fotografias e actualizando o estado do meu aquário, para o poder partilhar com todos. Citar
Ana Coelho Publicado: Novembro 30, 2013 Autor Publicado: Novembro 30, 2013 Venho fazer uma actualização do meu pequeno aquário (20l) e saber as opiniões dos mais experientes! Faz agora 1 mês que fiz a montagem e até agora tem corrido tudo muito bem. As plantas que tenho são Eleocharis parvula e higrofylla. Os peixes para já são 2 ancistrus, 1 colisa e 5 neos. Ainda queria colocar uns 3 camaroes e mais um cardumezito Deixo aqui algumas fotos para que me possam dar algumas dicas. Obrigada http://imageshack.us/photo/my-images/43/x0p7.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/842/bmtt.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/706/xsu3.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/10/i5rn.jpg/ Citar
Recommended Posts