Flavio12786 Publicado Outubro 26, 2013 Publicado Outubro 26, 2013 Boas O bichinho da aquariofilia foi-se entranhando em mim a nove anos atrás devido a ter colegas de curso que nos intervalos tinham longas conversas sobre os seus aquários e que me começaram a explicar e a entusiasmar cada vez mais até que adquiri o meu primeiro aquário com 20 litros se não me falha a memória com os meus dois peixitos de água fria. Um dia um desses colegas perguntou-me se não lhe queria comprar um aquário de 60 litros e eu que já estava farto de ver ali os dois peixes só com o areão e umas pedras aceitei pois na loja via plantas bonitas e assim mas estas segundo diziam só se mantinham em agua quente então fiquei com o aquário que já trazia areão e os acessórios para agua quente e troquei os peixes de agua fria que tinha na altura por guppys e consegui fazer criação o que me entusiasmou mais ainda mas, ainda havia uma coisa que me falhava que era as plantas morrerem, que mais tarde vim a saber que era por falta de substrato fertilizante e fertilizantes líquidos o que me levou a desmontar o aquário por completo para colocar o substrato e a partir daí consegui manter as plantas saudáveis e faze-las crescer bastante tanto que me fartava de podar e estavam sempre grandes o que me levou a adquirir o aquário que vou aqui mostrar estando aberto a criticas, dicas de melhoramentos etc etc. Setup: Data de Montagem: 26 Março 2013 Dimensões: 100 x 30 x 40 cm (120 L) Iluminação: 3 lâmpadas T5 HO 39W com temperaturas de 4200, 6500 e 10000 Kelvin no total de 117W de luz ligadas durante um período de 11horas. Filtragem: Filtro externo Eheim 2213 440l/h Substrato: 3,5 Litros de Plant Growth Substrate da Tropica e 15 Litros de JBL Manado por cima CO2: Kit de Co2 pressurizado de 0.567G da TMC com válvula solenoide e reator TMC aquaGro Co2 Power Diffuser 1500 Aquecedor: Hagen Fluval M de 150W com efeito espelhado Decoração: Rocha Vulcânica, e dois troncos que não tenho a certeza do que sejam. Serão de aroeira?! Quem souber agradeço ajuda na identificação. Manutenção: TPAs de 15 em 15 dias de 25% Móvel e Tampa DIY Flora Actual pois tive que retirar algumas Plantas que não se estavam a dar tão bem: Anubias barteri var. nana Cryptocoryne beckettii Ludwiga Repens Rubin Microsorum pteropus (feto de java) Rotala rotundifolia Vesicularia dubyana (musgo de java) Alternanthera reineckii 'mini' Eleocharis Parvula Heteranthera Zosterifolia Fertilização: Tropica Aquacare Plant Nutrition+ 10ml por semana, Seachem Flourish Iron 3ml por semana Seachem Flourish Potassim 5ml duas a três vezes por semana Fauna Actual : Guppys Tetra Neons 12 Comedor de Algas Siamês 2 Cobra Kuhli 2 Camarões Neocaridina heteropoda "wild" Fotos: Obs. Cliquem na imagem para aumentar. Coloquei assim para não ficar tão pesado com as imagens. Estudo de como iriam ficar as pedras e os troncos. Aquário já plantado pronto a fazer a ciclagem durante duas semanas. Pormenor do lado esquerdo Pormenor do lado direito Após uma semana com as plantas a iniciar o seu crescimento. Após dois meses. Actualmente. Como dito anteriormente aguardo dicas, sugestões e criticas ficando agora por aqui. Cumps: Flávio Lopes Citar
Manuel Resende Publicado: Outubro 26, 2013 Publicado: Outubro 26, 2013 Não é uma sugestão mas sim um reparo...o teu aqua está lindo. Tens-te dado bem a nível de algas com essa quantidade de luz e 11h? Citar
Flavio12786 Publicado: Outubro 27, 2013 Autor Publicado: Outubro 27, 2013 Não é uma sugestão mas sim um reparo...o teu aqua está lindo. Tens-te dado bem a nível de algas com essa quantidade de luz e 11h? Tenho-me dado bem pois com a injecção de co2 mantenho as algas no minimo as quais são comidas pelos camarões e guppys! O unico senão é o elevado crescimento da flora tendo que fazer uma poda praticamente todos os fins de semana. Talvez se reduzi-se o tempo de iluminação o metabolismo do aquário ficasse mais reduzido e assim as plantas não crescescem tão rápido. Deixo esta questão em aberto para os mais entendidos. Citar
Flavio12786 Publicado: Outubro 27, 2013 Autor Publicado: Outubro 27, 2013 muito bom parabens Obrigado Citar
Recommended Posts