Recommended Posts

Publicado

Boas amigos,

gostaria muito que me explicassem o que eu precisaria fazer ou comprar para transformar o meu aqua para agua salgada.

trata-se de um aquário com filtro interno (bio box) com as medidas de 100x35x45, mas por favor nada de coisas extraordinárias pois o orçamento é muito baixo, apenas o essencial, e haverá alguma coisa que possa aproveitar tipo o filtro, termostato etc.?

Publicado:

Boas,

Podes aproveitar o termostato e essa biobox pode funcionar como uma sump interna: retiras de lá todas as matérias filtrantes e acrescentas, por exemplo, chaetomorpha (macroalga). Também podes usar o termostato e mantê-lo dentro da biobox.

Em relação a equipamentos necessários, o mínimo dos mínimos será um escumador, uma ou duas bombas de circulação e a iluminação, que dependerá das tuas ambições: Só para peixes ou com corais moles. Se a ambição é teres corais duros já precisas de mais uma série de coisas, que os "pros" te ajudarão a identificar.

Não referiste se o teu aquário tem iluminação na tampa ou uma calha. A calha, dependendo da capacidade, poderá ser reutilizável (trocas as lâmpadas para marinhas). Se a iluminação é de tampa não serve porque os salgados querem-se abertos...

Depois é acrescentar rocha viva, areia de coral e ciclar.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

olá PST,

Sim tem iluminação na tampa com uma lâmpada florescente, então terei que retirar a tampa e arranjar um suporte qualquer para mudar a iluminação.

se não te importas explica-me o que entendes por sump interno e as macroalga são matérias filtrantes?

desculpa a minha ignorância mas com salgados não tenho mesmo experiencia nenhuma!

Publicado:

Boas,

Podes aproveitar o termostato e essa biobox pode funcionar como uma sump interna: retiras de lá todas as matérias filtrantes e acrescentas, por exemplo, chaetomorpha (macroalga). Também podes usar o termostato e mantê-lo dentro da biobox.

Em relação a equipamentos necessários, o mínimo dos mínimos será um escumador, uma ou duas bombas de circulação e a iluminação, que dependerá das tuas ambições: Só para peixes ou com corais moles. Se a ambição é teres corais duros já precisas de mais uma série de coisas, que os "pros" te ajudarão a identificar.

Não referiste se o teu aquário tem iluminação na tampa ou uma calha. A calha, dependendo da capacidade, poderá ser reutilizável (trocas as lâmpadas para marinhas). Se a iluminação é de tampa não serve porque os salgados querem-se abertos...

Depois é acrescentar rocha viva, areia de coral e ciclar.

olá PST,

Sim tem iluminação na tampa com uma lâmpada florescente, então terei que retirar a tampa e arranjar um suporte qualquer para mudar a iluminação.

se não te importas explica-me o que entendes por sump interno e as macroalga são matérias filtrantes?

desculpa a minha ignorância mas com salgados não tenho mesmo experiencia nenhuma!

Publicado:

Respondido por mp

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Esqueci-me de referir que, obviamente, tens de obter a própria água salgada: fabricando-a em casa, com sal próprio para o efeito; encomendando-a feita numa loja que venda; ou apanhando-a do mar, num dos spots indicados para o efeito.

Publicado:

Então não pode ser numa praia qualquer?

já agora que tipo de escumador recomendam para as minhas necessidades?

Publicado:

Boas,

Eu só venho dizer que vai sair caro. Convém ter equipamento de qualidade e alguma margem para as coisas. Acho que um sump é essencial, o que implica ter o aquário preparado para isso.

Só estou a referir isto porqu disseste que querias o aquário com o "mínimo de custos". Boa sorte!

Afonso Cunha

Publicado:

Ainda em relação ao escumador como o aqua não é muito grande qual será o apropriado.

o objetivo inicial passa por um ou dois peixinhos palhaço com corais moles e rocha viva

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!