Novo layout + dúvida plantas


kallong

Recommended Posts

Bom dia a todos!

Recentemente fiz um update ao meu aqua com novo filtro, iluminação, co2 e layout também.

 

w18r.jpg

Material
Aquário Aquatlants 60 L
Filtro Eheim 2213 - 440 L/H
Termostato
Iluminação - 2 * 24 W; 6500 k + Grolux - 8 horas/dia

C02 kit Aquatlantis, 1 bolha por segundo

Bomba de oxigenação SERA

Hardscape
Substrato fértil - JBL Aquabasis plus
Substrato não fértil - JBL manado
Tronco

Parâmetros
Amónia (NH4) - 0 mg/L
Nitratos (NO3) - 16 mg/L
Nitritos (NO2) - 0 mg/L
Fosfatos (PO4) - ???
pH - 7,5
Kh - 8

Plantas

conheço a Anubia mas a outra não

Peixes
4 Barbo Tigre
2 Tetra santa filomena

2 Tetra (não sei bem)

3 Caracóis Zebra

Fertilização
TPA - 20 Litros uma vez por semana

Sera Florena - 10 ml 15 em 15 dias

Neste momento estou com três problemas...

 

O KH está alto e o PH também.

(já adicionei um pouco de SERA KH/PH-plus para regular isto)

 

Tenho um teste de fosfatos da PRODAC que me dá o valor de 0,5 mg/L mas que quando vou à minha loja habitual com um teste da SERA dá-me 0 mg/L.

 

As minhas plantas ao fim de 1 mês estão a ficar como nas imagens seguintes... acastanhadas e com boracos ou folhas ratadas.

(investi forte no aquário para conseguir ter plantas e pelos vistos é semrpe a mesma coisa, suspeito que vão acabar por morrer)

 

vl2s.jpg

b9zb.jpg

6zoj.jpg

nzz5.jpg

Obrigado a todos pela ajuda que possam dar.

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quanto tempo tem a montagem? Precisas tambem de fazer fertelização com Micros e Macros, as plantas tambem se alimentam se não fertelizas não existem nutrientes para elas.
Tens de arranjar fertelizantes tipo os da tropica ou outros, e seguir um esquema de fertelização.
20 litros de tpa parece-me muito para esse aquario, quanto aos paramentros essa pedras poderam ser a causa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quanto tempo tem a montagem? Precisas tambem de fazer fertelização com Micros e Macros, as plantas tambem se alimentam se não fertelizas não existem nutrientes para elas.

Tens de arranjar fertelizantes tipo os da tropica ou outros, e seguir um esquema de fertelização.

20 litros de tpa parece-me muito para esse aquario, quanto aos paramentros essa pedras poderam ser a causa.

A montagem inicial já tem mais de meio ano, com novo filtro, co2 e estas plantas tem cerca de 1 mês.

A TPA 20 L é apróximado, tento mudar cerca de 30% de água.

As pedras nunca me alteraram os valores, são basalto.

Então o sera Florena não está a fertilizar as plantas como preciso?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A montagem inicial já tem mais de meio ano, com novo filtro, co2 e estas plantas tem cerca de 1 mês.

A TPA 20 L é apróximado, tento mudar cerca de 30% de água.

As pedras nunca me alteraram os valores, são basalto.

Então o sera Florena não está a fertilizar as plantas como preciso?

Certo mas se mudaste os substractos e afins eles de inicio libertam mais nutrientes para as plantas dai nao ser preciso muita fertelização nas primeiras duas semanas.

Atenção que não tens 60L de agua dentro tens de contar com o desconto de todo o material inerte.

Certo esse Sera florena não chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo mas se mudaste os substractos e afins eles de inicio libertam mais nutrientes para as plantas dai nao ser preciso muita fertelização nas primeiras duas semanas.

Atenção que não tens 60L de agua dentro tens de contar com o desconto de todo o material inerte.

Certo esse Sera florena não chega.

Mas as plantas apresentarem aqueles sintomas é problema dos fosfatos?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas as plantas apresentarem aqueles sintomas é problema dos fosfatos?

Sim correcto, fosfatos = 0, dá nesses algas castanhas, buracos nas folhas parece-me falta de potassio, mas isso só com testes, mas visto que só fazes essa fertelização tens falta de tudo até micros acho pouco essa quantidade de 15 em 15 dias, mas isso depende das concentrações de produto que usas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim correcto, fosfatos = 0, dá nesses algas castanhas, buracos nas folhas parece-me falta de potassio, mas isso só com testes, mas visto que só fazes essa fertelização tens falta de tudo até micros acho pouco essa quantidade de 15 em 15 dias, mas isso depende das concentrações de produto que usas.

Mas que produtos recomendam então? devo deixar caír o sera florena e adoptar outro?

Eu sou um bocado contra usar produtos, cria vício e nunca mais os largamos ;p

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que produtos recomendam então? devo deixar caír o sera florena e adoptar outro?

Eu sou um bocado contra usar produtos, cria vício e nunca mais os largamos ;p

Isso já depende da tua carteira, existem uns que são tudo em 1, e outros que são cada nutriente em separado agora é veres.

Ou então compras tu os componentes e fazes tu em casa, não me lembro é o site de onde se podem mandar vir, mas nesse site até ensinam a fazer as misturas.

Pode ser que algum outro user se lembre e meta aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fim de semana fui à minha loja de confiança, e foi-me dito o seguinte:

 

- nível de fosfato está óptimo, cerca de 0,5

- não devia ter a bomba de oxigénio ligada ao mesmo tempo que as luzes

- quase de certeza que as plantas estarem castanhas era silicatos e tinha de colocar uma resina no filtro para silicatos

- tenho uma T5 HO 24W 6500K e uma T5 HO 24W GROLUX 8500K (esta com o tom rosa) e foi-me dito que esta lâmpada não está a fazer absolumante nada, que devia era ter duas T5 HO 24W 6500K porque a rosa é só para plantas vermelhas

- disseram para acompanhar o SERA Florena com Easy Carbo (que comprei)

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas na minha opinião a bomba de ar podes tirar, desde que exista alguma agitação no topo da agua causada pelo filtro.

Quanto á iluminação não vou falar pois não tenho conhecimento sobre essas lampadas e a sua temperatura de cor.

 

Quanto ao juntares o excel ou easy carbo é um subsituto do co2, parece-me e que fica-te a faltar na mesma os nutrientes macros, devias ter comprado tambem o sera flore NPKdrops.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas na minha opinião a bomba de ar podes tirar, desde que exista alguma agitação no topo da agua causada pelo filtro.

Quanto á iluminação não vou falar pois não tenho conhecimento sobre essas lampadas e a sua temperatura de cor.

 

Quanto ao juntares o excel ou easy carbo é um subsituto do co2, parece-me e que fica-te a faltar na mesma os nutrientes macros, devias ter comprado tambem o sera flore NPKdrops.

 

abraço

Macro-nutrientes: Nitratos, Fosfátos e Potassio

 

Nitratos tenho entre 10 e 15, fosfátos tenho 0,5 (relação óptima) só não sei potassio mas devo calcular que esteja bem (digo eu). Não percebo bem quando dizes que me faltam macro.

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses valores foram tirados após uma tpa? se sim e puderes mede esses valores passados 3 a 4 dias, macros referia-me a NPK estes são os principais, mas tambem existem outros que o sera florena por si não têm, dá uma vista de olhos nos nutrientes contidos nos dois produtos o que usas e o que te referi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vamos lá por partes:

 

Filtro:

Vejo 2 coisas que me parecem menos bem no filtro: a entrada de água está muito acima, deixando a parte inferior com menos circulação e a flauta apenas abrange o lado esquerdo do aquário, decurando um bocado a zona plantada.

Eu uso 2 flautas de forma a abranger a totalidade da traseira do aquário.

A flauta também está muito abaixo da linha de água, o que é capaz de fornecer pouca oxigenação, mas por outro lado também desperdiça menos CO2... é uma questao de arranjares um equilibrio que funcione para ti.

 

Luz:

48w de luz para 60l de água dá 0.8w/l o que dá luz com fartura para grande parte das plantas de aquário. Quanto a lampadas especiais para plantas... eu pessoalmente acho que não compensa.

 

CO2:

Tens o difusor de CO2 mesmo ao lado da entrada de água para o filtro. Dá-me a impressão que as bolhas estão a entrar no filtro, o que é capaz de não ser bom para as bactérias. O difusor deve ser colocado numa zona da água em que a corrente seja descendente, para fazer com que as bolhas sejam empurradas para baixo e dissolvidas antes de chegarem à superfície. Se as bolhas chegarem À superfície estás a mandar CO2 para o espaço! Tens testes de CO2? Convém teres uma ideia do nível de CO2 que estás a ter com 1 BPS para poderes ajustar.

 

Fertilização:

Tens luz, tens CO2, não te escapas à fertilização. Macros e micros completos e não apenas um fertilizante comercial para low-tech. O melhor é mesmo comprar os sais e ir doseando de acordo com as necessidades do aquário. Ou seguir à risca um esquema de fertilização tipo EI ou PMDD.

 

Substrato:

Falas em 2 substratos: inerte e fértil. Se o inerte á a zona mais clara, aquela zona castanha onde tens as plantas é substrato fértil em contacto com a coluna de água? É suposto ter uma camada de inerte por cima... mas com esses valores de nitratos e fosfatos se calhar é só impressão minha! :rolleyes:

 

Plantas:

Luz, CO2, substrato fértil, fertilização... e plantas?! Se não tiveres plantas que aproveitem tudo isso estás a deitar dinheiro fora. E se as plantas não aproveitam... há sempre algas à espreita para aproveitar.

Já agora... isso são anúbias com o risoma enterrado ou é impressão minha? :tapfoot: As anúbias não podem ter o risoma enterrado ou vão acabar por morrer.

 

Bomba de ar, resinas, easycarbo:

Mais coisas para gastar dinheiro... bomba de ar não precisas, desde que o filtro faça uma ligeira agitação da superfície; resinas para silicatos não precisas a menos que uses alguma água de poço que tenha silicatos exageradamente altos; easycarbo é carbono (podes sempre aumentar o CO2 que o efeito é parecido) e no máximo elimina-te os sintomas e não a causa do problema.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Kallong, primeiro que tudo dar-te os parabéns por esta montagem muito boa, o hardscape está muito bem colocado :thumbup3:

 

O que pode ser melhorado é a colocação do filtro e difusor co2. Eu sugeria que retirasses a flauta e usasses apenas a curva como se tivesses um lily pipe. Colocava ambos (inflow e outflow) no vidro esquerdo com o outflow a enviar a agua em direcção do vidro direito, nesse colocas o difusor de co2.

O termostato colocavas no cantinho esquerdo junto ao vidro de trás.

 

Depois temos a flora. As anubias prendia aos ramos dos troncos libertando a frente para colocação de plantas mais pequenas e colocava essas mais altas por trás do tronco. Essas pedras bem bonitas estão mesmo a pedir para que coloques uns musgos presos a elas.

 

Quanto à degradação das plantas tens isto:

deficienciadasplantas.jpgplantdeficiencylabeled2.jpg

 

O sera florena é muito fraco como fertilizante, o ideal seria fazeres os teus macros e micros à EI, aí fertilizavas por excesso mas por uma pequena parte do que pagas por fertilizantes comerciais.

 

 

Este fim de semana fui à minha loja de confiança, e foi-me dito o seguinte:

 

- tenho uma T5 HO 24W 6500K e uma T5 HO 24W GROLUX 8500K (esta com o tom rosa) e foi-me dito que esta lâmpada não está a fazer absolumante nada, que devia era ter duas T5 HO 24W 6500K porque a rosa é só para plantas vermelhas

 

Nem sei por onde começar...as plantas absorvem luz em todos os espectros de cor, menos nos verdes e mais nos vermelhos, amarelos e azuis. Dizer que uma planta que emite em tons rosa só serve para plantas vermelhas é falso.

http://www.sla.net.au/products/grolux-t5t8

 

Tens aqui um tópico que explica muita coisa sobre aquarios plantados:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro:

A flauta também está muito abaixo da linha de água, o que é capaz de fornecer pouca oxigenação, mas por outro lado também desperdiça menos CO2... é uma questao de arranjares um equilibrio que funcione para ti.

 

Fertilização:

Tens luz, tens CO2, não te escapas à fertilização. Macros e micros completos e não apenas um fertilizante comercial para low-tech. O melhor é mesmo comprar os sais e ir doseando de acordo com as necessidades do aquário. Ou seguir à risca um esquema de fertilização tipo EI ou PMDD.

 

Substrato:

Falas em 2 substratos: inerte e fértil. Se o inerte á a zona mais clara, aquela zona castanha onde tens as plantas é substrato fértil em contacto com a coluna de água? É suposto ter uma camada de inerte por cima... mas com esses valores de nitratos e fosfatos se calhar é só impressão minha! :rolleyes:

 

Plantas:

Luz, CO2, substrato fértil, fertilização... e plantas?! Se não tiveres plantas que aproveitem tudo isso estás a deitar dinheiro fora. E se as plantas não aproveitam... há sempre algas à espreita para aproveitar.

Já agora... isso são anúbias com o risoma enterrado ou é impressão minha? :tapfoot: As anúbias não podem ter o risoma enterrado ou vão acabar por morrer.

Filtro: a flauta está ao nível da água, na foto é que não se percebe bem

 

Fertilização: tipo EL? falam aqui no forum disso?

 

Substrato: sim claro, na parte escura tenho o Aqua Basis por baixo e o Manado por cima

 

Plantas: tenho o risoma um pouco enterrado mas pouco como se pode ver na foto a seguir.

 

Nota: como podem ver também na foto o difusor de CO2 tem manchas castanhas... será que não é mesmo a água da torneira que trás os tais silicatos, ou até mesmo terra do Manado?

 

i7oh.jpg

 

og9h.jpg

 

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro: a flauta está ao nível da água, na foto é que não se percebe bem

 

Fertilização: tipo EL? falam aqui no forum disso?

 

Substrato: sim claro, na parte escura tenho o Aqua Basis por baixo e o Manado por cima

 

Plantas: tenho o risoma um pouco enterrado mas pouco como se pode ver na foto a seguir.

 

Nota: como podem ver também na foto o difusor de CO2 tem manchas castanhas... será que não é mesmo a água da torneira que trás os tais silicatos, ou até mesmo terra do Manado?

 

EI: Estimative Index. Basta fazeres uma pesquisa e encontras muita informação.

 

Quanto às anúbias, eu libertava o rizoma totalmente.

 

Outra coisa: uma vez que mudaste de filtro e trocaste de areão (e com isto lá se foi a colónia de bactérias)... fizeste o ciclo corretamente? Não estarás a ter um pico de amónia que esteja a causar esse problema?

 

Quanto às deficiências de nutrientes e não diria que é falta de fosfato... diria mesmo que é falta de tudo (daí achares que tens uma boa relação nitratos/fosfatos)!!! :tongue:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Penso que não, já que não tenho nitritos e tenho nitratos.

Eu vejo comentários de pessoal a dizer que conegue manter plantas sem co2, substrato... eu adquiri tudo com algum esforço porque gosto mesmo disto e nada... algo se passa, as plantas estão a ficar todas meias castanhas e ratadas nas bordas :\

Se eu não optar por usar o método de fertilização EL e quiser usar fertilização líquida o que recomendam?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jovem, se tens CO2, luz quanto baste, porque não vais seguir o metodo EI?

 

é um método low cost com alto rendimento, altamente flexivel e que só pede 2 coisas : nutrientes como deve de ser e TPA para escoar qualquer excesso e colocar a água do aquario renovada!

 

O método para quem quer perceber tudo, é complicado no inicio, mas depois fica bem simples.

 

Quem consegue plantas em low tech já tem muita experiencia e não pode ter qualquer planta.

 

Aconcelho-te a abrir a mente a isto, senão vais andar a gastar balurdios em produtos desnecessarios e sem razao nenhuma, pois vais entrar pelo caminho dos vendedores que so te querem vender produtos pouco eficientes para lhes render,

 

Método EI: fertilizas 3 coisas basicamente: KNO3; KH2PO4 e micros podendo estas ser da tropica ou de alguma marca comercial.

Fertilizas depois da TPA de 50% e mais 1 a 2 vezes, tanto macros como micros, mas nunca os dois no mesmo dia,

Exemplo:

dia 1: TPA e macros

dia 2: micros

dia 3: macros

dia 4: micros

dia 5: macros

dia 6: micros

dia 7: TPA e macros

 

Só isto!

 

Agora dentro disto é que entra o teu olho , pois melhor que testes extensivos é o teu olho para ver se as plantas respondem bem,

 

Mas tem uma coisa, método EI funciona muito bem em aquarios bem plantados, para aqueles com pouca massa de plantas, tens de reduzir a dose para não haver exageros, obviamente :)

 

O método está traduzido aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=115871

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jovem, se tens CO2, luz quanto baste, porque não vais seguir o metodo EI?

 

é um método low cost com alto rendimento, altamente flexivel e que só pede 2 coisas : nutrientes como deve de ser e TPA para escoar qualquer excesso e colocar a água do aquario renovada!

 

O método para quem quer perceber tudo, é complicado no inicio, mas depois fica bem simples.

 

Quem consegue plantas em low tech já tem muita experiencia e não pode ter qualquer planta.

 

Aconcelho-te a abrir a mente a isto, senão vais andar a gastar balurdios em produtos desnecessarios e sem razao nenhuma, pois vais entrar pelo caminho dos vendedores que so te querem vender produtos pouco eficientes para lhes render,

 

Método EI: fertilizas 3 coisas basicamente: KNO3; KH2PO4 e micros podendo estas ser da tropica ou de alguma marca comercial.

Fertilizas depois da TPA de 50% e mais 1 a 2 vezes, tanto macros como micros, mas nunca os dois no mesmo dia,

Exemplo:

dia 1: TPA e macros

dia 2: micros

dia 3: macros

dia 4: micros

dia 5: macros

dia 6: micros

dia 7: TPA e macros

 

Só isto!

 

Agora dentro disto é que entra o teu olho , pois melhor que testes extensivos é o teu olho para ver se as plantas respondem bem,

 

Mas tem uma coisa, método EI funciona muito bem em aquarios bem plantados, para aqueles com pouca massa de plantas, tens de reduzir a dose para não haver exageros, obviamente :)

 

O método está traduzido aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=115871

Sim, vou ler então sobre isto e adaptar-me. Já está visto que os vendedores é sempre a imipgir produtos.

Muito obrigado.

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não, já que não tenho nitritos e tenho nitratos.

Eu vejo comentários de pessoal a dizer que conegue manter plantas sem co2, substrato... eu adquiri tudo com algum esforço porque gosto mesmo disto e nada... algo se passa, as plantas estão a ficar todas meias castanhas e ratadas nas bordas :\

Se eu não optar por usar o método de fertilização EL e quiser usar fertilização líquida o que recomendam?

 

O facto de não teres nitritos apenas quer dizer que todos os nitritos produzidos no aquário são consumidos ou transformados em nitratos. Mas terá a colónia de bactérias capacidade para transformar toda a amónia em nitritos? Se não, podes ter um pico de amónia. Mas provavelmente não será esse o teu problema visto que também não tens grande fauna.

 

Eu optaria por colocar o filtro e o difusor como disse o António Nunes e começar a fertilização com macros e micros. EI (e não EL) é fácil para começar.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.