Inicio no hobby, ajuda com setup do aquario


Recommended Posts

Saudações a todos!Ofereceram-me um aquário e pela primeira vez estou a dedicar-me a uma paixão antiga.Precisava de ajuda no setup do aqua :

 

Panorâmico de 101x40x47 cm 140 L

Filtro interno Hydor crystal duo 650 L/H ( com carvão activado )

bomba de ar rena

Luz JBL 9000 k 25W daylight

Termostato 150 W

Luz durante 12 H dia

26 graus

 

Penso elaborar um aqua comunitário com plantas naturais ( que já comecei a plantar ) e queria manter um ambiente equilibrado sem a adição extra de Co2 por agora.

 

Penso alterar o filtro e estava a pensar no Rena XP1, será adequado ou haverá melhores opções?Qual a opinião de quem possui?

 

Tenho a bomba de ar a funcionar com uma pedra difusora,será que a turbulência não retira Co2 da água e tendo em conta que já tenho várias plantas no aqua não seram suficientes para dar oxigénio à fauna?

 

Qual a luz mais adequada tendo em conta que só tenho lugar para uma?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Panorâmico de 101x40x47 cm    140 L

Filtro interno Hydor crystal duo 650 L/H ( com carvão activado )

bomba de ar rena

Luz JBL 9000 k 25W daylight

Termostato 150 W

Luz durante 12 H dia

26 graus

 

Penso elaborar um aqua comunitário com plantas naturais ( que já comecei a plantar ) e queria manter um ambiente equilibrado sem a adição extra de Co2 por agora.

Deves procurar colocar plantas que sejam fáceis de tratar e que se adaptem a uma iluminação fraca. Não precisas de colocar CO2. Com um bom fertilizante podes conseguir um resultado muito satisfatório.

Penso alterar o filtro e estava a pensar no Rena XP1, será adequado ou haverá melhores opções?Qual a opinião de quem possui?

Tenho um XP3. Comprei depois de ter tido algum feedback de uns colegas aqui do fórum. Estou satisfeito. Fácil de montar e de fazer a manutenção.

Acho que vai ser uma excelente compra. Força nisso.

 

Tenho a bomba de ar a funcionar com uma pedra difusora,será que a turbulência não retira Co2 da água e tendo em conta que já tenho várias plantas no aqua não seram suficientes para dar oxigénio à fauna?

Retira CO2 mas coloca O2 (através da troca gasosa, etc, etc). Necessitas é de ter um aquário com água com O2 suficiente para os peixes.

Deves retirar a pedra difusora quando pensares em meter CO2 para as plantas. Nesta fase (sem injecção de CO2 podes deixar a funcionar).

 

Qual a luz mais adequada tendo em conta que só tenho lugar para uma?

O ideal era conseguires meter mais lâmpadas. Uma lâmpada é muito pouco. Acho que essa de 9000K servirá para já. Quando colocares um injector de CO2 tens de aumentar ao número de lâmpadas. Aí poderás colocar ºK mais baixos (e colocar lâmpadas diferentes entre si para melhores resultados).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Penso que a iluminação que tens é fraca para plantas.

Eu tenho um aquário semelhante ao teu (100x40x40 - 160 l brutos) com 2x30W de tonalidades diferentes, e mesmo assim só consigo ter plantas pouco exigentes em termos de luz (Feto de Java, Anubias e Musgo de Java).

 

Quanto ao filtro também julgo que ficas melhor com um filtro externo. Não conheço o filtro que mencionas mas penso, pela opinião de outros membros, que ficarás bem servido.

O que acho é que podes dispensar a filtragem com carvão. Se o aquário é novo, em princípio não terás problemas químicos com a água, pelo que devias apostar é na filtragem biológica e mecânica.

 

Cumprimentos,

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.