Recommended Posts

Publicado

Caros amigos,

Acho que o bichindo salgado entrou :shock: . Sintomas:

- Quando olho para o Doce imagino o layout de um salgado cheers ;

- Sinto que me estou a desleixar um bocado com a manutenção ;) ;

- Leitura actual (a adorar) - 1º Volume "Modern Reef Aqua" Nilssen bigsmile ;

- Sempre que posso - Lá estou eu na loja a inspeccionar os salgados e a invejar o pessoal que lá passa a comprar corais :mrgreen: ...

- Há mais de dois meses que venho ao forum aos salgados apesar de ter um doce plantado bang .

- A mais rebuscada, foi ter mudado uma parte do areão do plantado , colocando areão branco help ...

acho que não há duvidas. O que me leva a colocar algumas questões:

1- Nas mãos tenho um aqua de 120*40*50, com o material tipico de um plantado - tenho que ter sump se o transformar em Reef, ou com este tamanho ainda se aguenta só com Tpa's?

2- Vou ter de inventar um aqua doce para os peixes que tenho, estava a pensar numa coisa mais pequena, tipo cubo, pois tenho escalares, dava alguns peixes e a coisa lá se fazia. Tenho no entanto dois filtros exteriores da eheim, será que um deles poderia ter aplicação no reef?

3- Segundo aquilo que percebo terei que ter bombas para circulação que façam á volta dos 4200 Lts/H o que é que me aconselham?

4- Outra coisa de grande importância e que ainda não consegui esclarecer é a da água... Osmose ou do mar? quais as diferenças, o que é que convém? percebo que para um aqua desta litragem a Osmose é mais prática pois por exemplo 10% são 21L - e todas as semanas é dose...

5- E o Escumador, depende a sua escolha da existência ou não da Sump?

6- Em relação à construção de uma coluna seca; convém ou não? como é que se consegue melhor o equilibrio, ou não há diferenças?

7- Em relação à iluminação, estou a pensar numa calha de compra, mas em relação ao Aqua e à sua adaptação tenho uma questão; o Aqua é daqueles com tampas bonitinhas etc. Colocando uma calha como deve ser tenho que o deixar destapado. Convém estar destapado ou posso colocar um sistema de vidros de correr que apesar de deixarem passar a luz não deixem ir porcarias lá para dentro?

Desculpem o testamento e obrigado.

Publicado:

Olá Jorge.

Esses sintomas confirmam de facto que estás a caminhar para a ruína ... depois não digas que não te avisei :(:(

Vamos lá então

1 - A sump não é minimamente obrigatória. Não me canso de dizer mas conheço aquários muito bonitos desse tamanho ou aproximado que não utilizam sump (p.ex o do Marco Madeira ou do Carlos Nascimento). Como tal as TPA's não se encontram relacionadas com a sump ... a não ser no conceito sump = mais volume = TPA's com menos frequência. A sump serve para esconder equipamento, aumentar volume, colocar matérias filtrantes (carvão, resinas, etc) ou para fazer um refúgio.

2 - Desaconselho vivamente a utilização de filtros num aquário de recife, a não ser que o seu contéudo seja carvão ou resinas. Caso contrário se colocares lã, perlon ou outro tipo de matérias que fomentem a fixação de bactérias irás ter aqui um concorrente à rocha viva em termos de desnitrificação, o que não é desejável.

3 - O turnover em termos de volume/hora depende também do tipo de corais que queiras vir a manter. Se estiveres virado para os duros aposta em bastante circulação (30x o volume do aquário - 7200 l/h). Para LPS e corais moles qualquer coisa entre os 15 a 20x o volume do aquário.

4 - Resposta simples - osmose e mar. Não confundas a utilização de ambas porque são complementares. Podes utilizar a água do mar para encher o aquário e também para as TPA's. A de osmose serve para efectuar a reposição diária da água evaporada (de uma forma simples do aquário apenas se evapora água, o sal fica por lá e se não for equilibrado com água de osmose provoca desiquilibrios na densidade). Podes também utilizar água de osmose + sal sintético para substituir a água do mar, mas acho que não apresenta grandes vantagens.

5 - O Escumador não depende da existência de sump. Podes comprar um escumador interno ou de mochila. De preferência aponta para um escumador cujo fabricante indique para aquários de 400-500 lt.

6 - A coluna seca apenas faz sentido se utilizares uma sump. Serve para colectar água do aquário principal para a sump, evita a criação de uma película gordurosa na superfície da água e mantém a linha de água constante.

7 - O aquário deve estar destapado. Utilizando tampa irás ter muita evaporação nos vidros que posteriormente cairá de novo no aquário.

Cumps

Duarte

Publicado:

Eu estou na mesma encruzilhada :(

Só que já tenho um mini-reef que em vez de matar o vício, exagerou-o!

Um conselho prático: lê muito, visita todos os aquas que puderes e lojas. Não te acanhes pergunta tudo a todos mas cuidado com a qualidade das respostas.

Depois PENSA NO QUE QUERES e só então valerá a pena estudar o projecto.

A maior parte do pessoal pensa ao contrário primeiro o equipamento depois logo se vê o que lá ponho.

Se reparares bem, aqui no fórum, já há gente com muita experiência e quando apresentam uma ideia de fazer um novo aqua começam invariavelmente pelo + importante: O QUE LÁ VÃO METER. O resto é em função disso e não o contrário.

Eu quero SPSs e alguns LPSs e Zooathidios.

Peixes quero dois palhaços, um ecsenius, um acanthuridio e talvez 3/5 pseudahthias passado um ano.

Vou por macro-algas na sump e por isso, e pelos poucos peixes, não tenho de me esticar muito no skimmer. Os SPSs adoram correntes aleatórias por isso vou-lhes dar com um Tunze 12000l/h com pulse e não uso substrato para evitar tempestades de areia. Adicionarei kalk inicialmente mas depois faço um upgrade do sistema juntando-lhe um reactor de Ca. Luz - 3x 150w HQI + 2x 54w T5 actínicas.

Publicado:

Bom dia

Obrigado Duarte pela resposta pronta e Apisto pelos conselhos :roll: .

Estando agora a entrar nos reef's, é normal que não tenha uma ideia muito concreta do que quero ter em termos de seres até porque não conheço grande parte deles.

Portanto vou tentar ter "paciência" e primeiro que tudo, perceber o que quero. Para isso já coloquei um Post sobre DSB's noutro assunto e vou colocando mais á medida que as dúvidas me vão assolando.

Claro que tenho algumas inspirações, o Nano do Duarte, o Aqua do Marco Madeira acho que são inspirações para todos.

Estou a elaborar um esquema de setup, que colocarei primeiro que tudo aqui á vossa apreciação. Além das pesquisas que ando a fazer, este espaço e as respostas que obtenho vão ser fundamentais para o arranque da coisa.

Abraços a todos