Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho há uns dois meseso, um beta com Ichthyobodo(costia). Começou por ser na barbatana dorsal e desaparecendo daí passou para as imediações da cabeça, na parte de cima e um pouco na zona junto às guelras.

Já tentei Octozin por duas vezes(o primeiro tratamento foi geral no aquário comunitário e era também para outra situação), Protozin e Costa med(que julgo ser igual ao costapur mas numa embalagem menor). Até ao momento só o primeiro tratamento com Octozin pareceu ter um pequeno efeito mas não resolveu o problema.

O betta está num aquário comunitário, a 32º, com 3 colheres de sal próprio, tentei também banhos de sal mas sem grande efeito.

Após mais alguma investigação descobri um documento de estudo sobre o Ichthyobodo em viveiros de trutas, e um dos dois medicamentos que teve um sucesso de 100% foi o Metronidazol(Flagyl).

Encontrei várias referências a este tratamento, com as indicações de como proceder, mas nenhum fazia uma referência directa ao Ichthyobodo. A maioria dos tratamentos são para Sironnucleus em Discus.

A minha dúvida prende-se com a posologia aplicar no caso da do protozorio Ichthyobodo.

Deverei seguir as indicações(referentes apenas às aplicações externas) da ReefDiscus para a Spironucleose, ou deverei usar uma posologia diferente?(e já agora qual cheers)

P.S.: Desculpem lá o texto tão extenso mas acho que é importante deixar toda a informação.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Publicado:

Viva

Como concluíste que era Ichthyobodo?

Se fosse provavelmente teria cedido aos medicamentos que utilizaste.

O metronidazol é eficaz também contra protozoários externos ( o Ichthyobodo é que é externo ; o Spironucleus vive no intestino embora possa invadir a circulação sanguínea se a barreira intestinal for " quebrada") embora em doses maiores ,o que não compensa havendo misturas muito mais eficazes à base de formalina e verde malaquite como as que usaste.

Os anabantídeos também podem sofrer de Spironucleus e nos Bettas as infecções bacterianas são frequentes.

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Publicado:

A minha suspeita vai para o Ichthyobodo porque quando andava a procurar foi aquele cujos sintomas se associavam mais ao que verificava no betta...mas pode ser até outra doença, não ponho de lado essa hipotese.

E já agora uma correcção, o betta não está no comunitário, está num aquá hospital de 20L.

O comportamento dele manteve-se sempre normal, nunca o vi coçar-se, come bem, respira normalmente, continuava a fazer ninho de bolhas. Só há uma semana é que me parece um pouco mais letargico mas pode ser impressão minha porque ele reage imediatamente à minha presença e está sempre pronto para comer.

Suspeitas que possa ser outra coisa alguma bacteria?

No comunitário foi o único peixe com estes sintomas, além de um rasbora que tinha outro problema ->http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=rasbora

Ao Rasbora fiz um tratamento com Octozin, sem grande efeito...como não acho que separa-lo do cardume vá ajudar na cura, deixei andar e tem melhorado lentamente. Todos os outros estavam e continuam de boa saúde.

~*~ Green Shark ~*~

Publicado:

Rui tirei uma fotos, espero que ajude a identificar algo...

A primeira imagem tem uma cor mais parecida com a real. A mancha foi branca durante muito tempo, sempre plana, e não se via o controno das escamas. A parte central foi-se tornando mais escura como dá para ver, está amarela e cada vez tem mais zonas vermelhas, sobretudo no limite das escamas como se vê na segunda imagem. A olho nú não se nota tanto o vermelho como na segunda imagem, nem sequer tinha a nocção que havia tantos pontos vermelhos...

A situação está a piorar, o amarelo está mais desenvolvido que há uns dias e a mancha está novamente a alastrar...

PICT0809.JPG

PICT0810.JPG

Vou fazer o TPA final do tratamento com o Octozin e colocar carvão no filtro. Amanhã já posso começar um novo tratamento e gostava de aplicar o mais correcto.

~*~ Green Shark ~*~

Publicado:

Olha, parece-me ser uma infecção bacteriana crónica localizada ( com ulceração ). Ichthyobodo não é seguramente.

Eu tentaria o kanaplex da Seachem e faria o tratamento pelo menos 8 dias.

O peixe come bem?

Não me parece muito magro.

Coloca vitaminas( Zoe da Kentmarine) e acidos gordos ( Zoecom da Kentmarine )na comida.

Cump.

Rui

Publicado:

Ele come bem, com isso não tenho problema.

O estado em que ele está neste momento não tem nada a ver com o estado inicial. Aquela parte amarela só recentemente ficou assim, dantes era apenas um pelicula cinzenta, só após o tratamento com o costamed é que começou a ficar assim.

Ele ainda tem uma mancha dessas, muito pequena, na zona da barbatana inferior.

Vou procurar esse medicamento e fazer o tratamento.

Obrigado pela ajuda, entretando vou colocando aqui os desenvolvimentos conforme se justifique.

~*~ Green Shark ~*~