Um novo aquario


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Depois de ter começado o projecto com dicas dadas pelos foristas decidi abrir um novo tópico de modo a organizar a conversa. (Pedia aos moderadores para apagarem o anterior)

Segue então o setup do Aqua:

 

Aquario Emotions 120.

Medidas 118x36x60

Termóstato

Luz: T5 39w 6000k

Filtro: fluval 306

Flora: 1 anubia, 1 microsorum, 1 valisneria nana

Fauna: ainda em estudo, poderá passar por corydoras, escalares, ramirezis e se possível um betta, peixei que sempre achei espectacular.

Ph-7

Seguem como sempre, as fotos que é o que a Malta mais gosta

 

c01j.jpg

 

84ll.jpg

 

 

 

O ciclo esta a ser feito ha mais ou menos duas semanas. Nao coloquei substrato, apenas areao. Coloquei pastilhas fertilizantes e estou a colocar um fertilizante liquido.

Estou entusiasmado com o inicio nesta aventura, espero conseguir criar um bom ecossistema para os meus peixinhos :D

Editado por andrecalvario@gmail.com
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Poderias e deverias ter colocado mais plantas, dava outra cor, composição e seria benéfico.

 

Como estás a efetuar o ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda vou colocar uma echinodorus amazonicos entre a rocha e o barco.

Estou a colocar comida dia sim dia nao em pequena quantidade e utilizei um starter da api. A amonia ja esta a subir e nitritos também. Ainda não tenho nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi e me explicaram não esta a raiz toda, só até ao inicio do caule é que pode estar enterrado certo? Nao queria estar a colocar um tronco ali... Vamos ver como se resolve isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começam a aparecer os primeiros problemas. Hoje denotei o aparecimento de algas verdes por cima do areão. Já li que pode ser normal numa fase em que o aqua ainda está a ciclar.

Como posso controlar o aparecimento das algas? Neste momento estou a iluminar por 9h, ainda não tenho peixes no aqua nem nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor mais facil é tpas e se forem muitas aplicar excel ou easycarbo em cima.

Li acima que tens fertilizante líquido. ..não estas a colocar nada agora certo?

 

bgj4.jpg
Para se ter uma ideia do que estou a falar.
Neste momento parei com a fertilização, reduzi o número de horas de luz.
Li também que pode ser por défice de fosfato. De facto a água que coloquei tinha fosfatos 0.
O fertilizante que usei é da Flourish e tem fosfato, no entanto noto na anubia que tem as folhas verde escuras e segundo li podia ser ainda por défice deste ião.
Faz sentido só fertilizar com fosfato?
Editado por andrecalvario@gmail.com
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz todo o sentido fertilizar fosfatos em separado.

A falta de fosfatos leva a uma má absorção de nitratos...

No teu caso essas algas levam-me a crer que tens um excesso de nitratos...sem testes é meramente uma teoria.

Tpa´s obrigatórias como em qualquer montagem nova elas devem ser mais frequentes...(mínimo 3 vezes por semana na primeira de 35%, a quem faça muito mais)

E depois tens a agravante de teres fertilizado sem grandes plantas de crescimento rápido para absorver.

Aguarda por mais indicações de outros users pois a minha experiência em plantados é de pouco mais de 1 ano, mas sem qualquer dúvida que deves fazer tpa´s mais frequentes e o fosfato não deve estar a zero.

Reduzir o nº de horas de luz (atendendo as poucas plantas que tens) parece-me também muito acertado.

O excel ou o carbo pode ser aplicado com uma seringa nas zonas onde tens essas algas mas em principio com as tpa´s resolves a situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes feitos agora:

 

Ph - 7

Amonia 0,1

Nitritos 0.1

Nitratos 6

 

Não compreendo o que se está a passar mas de facto que são muitas algas são.

Vou também comprar mais plantas pois e consumirem mais também haverá menos algas certo?

Editado por andrecalvario@gmail.com
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com esses valores apenas posso deduzir que provavelmente as causas serão as poucas plantas vs quantidade de luz em excesso.

Com o tempo as algas tendem a diminuir mas no meu nunca cheguei a conseguir que desaparecem por definitivo (não sei se alguém consegue), apenas estão controladas.

Não tenhas medo em colocar mais plantas, força nisso e talvez pudesses ponderar depois colocares alguma fonte de co2 que também ajuda ao desenvolvimento das plantas e controlo das algas.

Não referi anteriormente mas também é importante terás uma boa circulação do fluxo de agua por todo o aquário, convém avaliares este ponto também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com esses valores apenas posso deduzir que provavelmente as causas serão as poucas plantas vs quantidade de luz em excesso.

Com o tempo as algas tendem a diminuir mas no meu nunca cheguei a conseguir que desaparecem por definitivo (não sei se alguém consegue), apenas estão controladas.

Não tenhas medo em colocar mais plantas, força nisso e talvez pudesses ponderar depois colocares alguma fonte de co2 que também ajuda ao desenvolvimento das plantas e controlo das algas.

Não referi anteriormente mas também é importante terás uma boa circulação do fluxo de agua por todo o aquário, convém avaliares este ponto também.

 

Sim até estou mesmo a pensar ir hoje comprar mais plantas.

Quanto ao filtro ele tem um caudal de 1150L/h, parece-me mais que suficiente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah já percebi.

De facto já me questionei se de facto a orientação do outflow será adequada. Vejo circulação de água em cima significativa agora se será adequada ou não não sei.

Já li que até faria sentido ter os dois do mesmo lado, mas neste aqua não dá porque a tubagem do filtro tem entrada especifíca e uma em cada lado do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem foi dia de adicionar algumas novidades ao Aqua. Duas hygrophilas corimbosas.

Ao mesmo tempo e por já ter nitritos e amônia a 0 e com presença de nitratos, fui aconselhado a trazer dois casais de guppys que introduzi como manda o figurino e sem qualquer intercorrencia. Estão todos vivos e aparentemente de boa saúde, embora sejam muito difíceis de fotografar! Qual é o número e aproximada quantidade de comida que dão a estes peixinhos?

Agora estou muito entusiasmado com isto porque finalmente tenho peixes.

As algas é que se mantém, a ver se os próximos a serem adicionados são otos pá limpar estas algas.

Fotos só mesmo das hygrophilas que dos peixes não está fácil!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente seguem as fotos.

 

oia1.jpg
krpt.jpg
i6yu.jpg
2c63.jpg
g6bj.jpg
Desculpem a qualidade mas foi mesmo como consegui tirar. Os guppys são muitos bonitos, comem bem e estão bastante adaptados ao aqua. Até me parece que ganharam cor desde ontem :)
Uma coisa que me deixou algo surpreendido foi estar meio desconfiado do teste de fosfato que fiz ontem e fui comprar um novo e quando testo dá isto:

 

vcf4.jpg
Afinal tenho fosfatos a mais certo?O que não é muito compreensivel pelo nível de algas que tenho. Não compreendo o que se está a passar e se alguém conseguir ajudar agradeço!

Para além dos green spots tenho já algas filamentosas :mad::mad:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opinião pessoal:

Desconfio muito desse resultado...para não teres problemas com esses valores terias que ter os nitratos muito elevados.

Tpas?

A decoração está a ficar composta, gosto do aspecto muito clean. Continuação de bom projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opinião pessoal:

Desconfio muito desse resultado...para não teres problemas com esses valores terias que ter os nitratos muito elevados.

Tpas?

A decoração está a ficar composta, gosto do aspecto muito clean. Continuação de bom projecto.

Obrigado pela ajuda!

Eu também fiquei na mesma.

Amanhã vou testar a água que pus no Aqua.

Obrigado pelo elogio. Gosto de ver os aquas mais organizados e limpos.

Tenho feito TPA.

Quero ver se arranjo um sifão com bomba manual para ser mai fácil. A ver se no fim de semana trato disso. Depois ponho aqui as novidades!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas aparecem mais facilmente por défice do que por excesso,

Antigamente era o que se pensava, que fosfatos a mais davam algas, mas tal foi desmentido e estudado!

Tens poucas plantas, o ciclo tá a ser feito, pelo qual tens amonia a circular, e amonia é dos factores que mais algas dá na vertente de excesso (no método estimado, o que não se fertiliza é mesmo a amónia)

 

Como tambem não injectas co2 no sistema, é dificil dizer ao certo o que pode ser, tens muita variável em jogo infelizmente :(

Ou seja que tens de eliminar variáveis,

 

Luz tens suficiente aparentemente, e se tivesses pouca, não eram estas as algas a aparecer,

CO2 poderás ter insuficiente, mas como tens poucas plantas e se fazes tpa's regulares, ainda não estará em falta,

Fertilizantes: se não tens substrato fértil, tens de depender muito das pastilhas no sitio certo e de fertilização liquida para não haver macros e micros em falta (de novo frizo que falta de nutrientes é razão mais corrente de aparecimento de algas)

Para teres noção se tens bom fluxo, vai experimentando ver a movimentação que os peixes fazem e que as plantas fazem, mas como as algas estão na maior parte do substrato, dúvido que o problema seja este,

 

Fico-me pela pouca quantidade de fauna e de nutrição

 

PS: Gosto imenso do barco, tá bem feito sim senhor, pena não ser mesmo de madeira, aí ficava um luxo :P

 

EDIT: andei a ler de novo o método estimado de fertilização, do Tom Barr e deixo aqui um pequeno excerto sobre os fosfatos que testaste:

"Atenção aos fosfatos e ferro que são dois nutrientes difíceis de aceder por parte das plantas, sem que estas acedam aos restantes em primeiro lugar. Sem termos bons níveis de nitratos, potássio e CO2 não vale a pena dosear grandes quantidades de fosfatos e ferro."

 

Aconcelho-te a leres o artigo já traduzido: Metodo estimativo de fertilização

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Como tambem não injectas co2 no sistema, é dificil dizer ao certo o que pode ser, tens muita variável em jogo infelizmente :(

Ou seja que tens de eliminar variáveis,

 

 

Fico-me pela pouca quantidade de fauna e de nutrição

 

PS: Gosto imenso do barco, tá bem feito sim senhor, pena não ser mesmo de madeira, aí ficava um luxo :P

 

EDIT: andei a ler de novo o método estimado de fertilização, do Tom Barr e deixo aqui um pequeno excerto sobre os fosfatos que testaste:

"Atenção aos fosfatos e ferro que são dois nutrientes difíceis de aceder por parte das plantas, sem que estas acedam aos restantes em primeiro lugar. Sem termos bons níveis de nitratos, potássio e CO2 não vale a pena dosear grandes quantidades de fosfatos e ferro."

 

Aconcelho-te a leres o artigo já traduzido: Metodo estimativo de fertilização

 

Bom dia,

Desde já agradeço a ajuda e o artigo que li com atenção.

Pois eu também já tinha lido que o aparecimento de algas se baseava em falta de nutrientes. No entanto, não sendo falta de fosfatos isso significa que posso continuar a fertilizar com líquido sem problemas?

Depois de aparecerem as algas já introduzi mais fauna (as hygrophilas), vamos lá ver se consegue dar conta da coisa.

Já tinha pensado em Co2, mas de facto neste momento não estava ainda a pensar adicionar. Já agora, pelo que li há uma grande dúvida entre reactores ou difusores, o que acham que devo utilizar?

O barco é porreiro. Também gostei imenso! Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.