SandraM Publicado Outubro 12, 2013 Publicado Outubro 12, 2013 Boa tarde a todos, a minha dúvida prende-se com a escolha de um areão preto para o meu novo projeto. O aquário é de 80cm e de 96L aprox com filtro interno. A idéia seria colocar algumas plantas de baixa manutenção como fetos de java, anubias, musgos, foxtail.. A nível de peixes seria para colocar mollys, plattys e espadas e algumas coridoras ou um ancistrus. Eu gosto muito do efeito do areão preto mas não sei o que escolher, também não queria gastar muitos euros. Andei a ler sobre o JBL sansibar black que me parece muito bonito, no entanto não parece haver muita informação sobre se altera os parametros da àgua ou não e já li que não é muito bom para as plantas por privar o crescimento das raízes, já que é uma areia compacta. Gostava que pudessem dar algum feedback, quem usa este substrato. Outro que considerei foi o Aquagro soil http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/aqua-gro-soil.html. No entanto já li que baixa o valor do pH e as mollys preferem àgua ligeiramente alcalina, corrijam-me se estiver errada pff. A àgua da torneira na minha zona ronda os 7,5, pelo que acho que os parametros ficariam desajustados ao aconselhavel para as molly. Sei que são muito bem afamados os substratos da ADA mas são um pouco caros... Existe também o típico areão de cor preta mas alguns são pintados o que não me parece bom, e outros são aguçados e podem magoar os peixes de fundo. Fico a aguardar feedback de quem usa este tipo de substrato ou quem tem experiencia e muito mais conhecimento que eu que me possa aconselhar. Estou aberta a sugestões Muito obrigada e bom fim de semana! Citar
wildweasel_pt Publicado: Outubro 12, 2013 Publicado: Outubro 12, 2013 Se gostas mesmo de negro um areão bom que é inerte e mesmo negro é a turmalina negra Citar
SandraM Publicado: Outubro 12, 2013 Autor Publicado: Outubro 12, 2013 Estive a ver imagens e gostei.. Apenas tenho receio que "arranhe" os peixes de fundo pois pareceme um pouco aguçada. Sabes preços ou locais de venda? Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Outubro 12, 2013 Publicado: Outubro 12, 2013 Eu uso Areão de quartzo preto ainda ontem comprei, mas foi em Lisboa. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
SandraM Publicado: Outubro 12, 2013 Autor Publicado: Outubro 12, 2013 E fica em conta? O sansibar black custa à volta de 30€ 10Kg e o aquagro ficaria à volta de 30€ também (11L). Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Outubro 12, 2013 Publicado: Outubro 12, 2013 tanto o de quartzo como a turmalina ficam mais baratos, mas não sei se terás problemas com o facto de pelo menos o areão de quartzo possa magoar caso haja algum movimento brusco por parte de algum dos teus peixes de fundo. sansibar nunca vi mas dá aspecto de ser arredondado, e garantido por eles que dá para as cory e outros peixes de fundo. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
SandraM Publicado: Outubro 12, 2013 Autor Publicado: Outubro 12, 2013 É disso que tenho receio realmente, apesar do gostar bastante dos areões que sugeriram e desde já agradeço pois não conhecia, especialmente a turmalina, que possam ferir os peixes que habitem no fundo. O sansibar é mais areia mesmo, muito fininha mas os contras que li seria o facto de não deixar desenvolver as raízes das plantas (no entanto o substrato fértil é também compacto tipo "terra" mesmo...). O objectivo era também puder ter algum feedback de quem usa este substrato (não encontro quase nada sobre ele), entre outros. A turmalina penso que também existe em areia, o que minimiza os riscos de ferir os animais, certo? Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Outubro 12, 2013 Publicado: Outubro 12, 2013 certo, mas a JBL aconselha a utilizar com o aquabasis por isso deverá dar para plantas, mas as plantas que mencionaste ou não tem raiz Ceratophyllum demersum 'Foxtail' ou tem rizomas (anubia e fetos) que não podem ser enterrados no areão e os musgos idem, por isso não vejo o problema de colocares o sansibar. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
SandraM Publicado: Outubro 12, 2013 Autor Publicado: Outubro 12, 2013 Gostava de por tambem Vallisneria e de um areão que me desse para o caso de eu querer acrescentar outras plantas. Mas talvez me fique pelo JBL... não quero correr risco com os peixes de fundo. Tem alguma sugestão quanto à fauna? Eu queria por molly´s e platty´s.. Já tenho guppy´s noutro aqua. Camarões não é aconselhavel pois não? Falando nos neocardinas. Digo isto devido aos peixes que referi necessitarem de agua ligeiramente alcalina (pelo que li os camarões é ao contrario) e já li que os mollys tendem a mordisca-los... Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Outubro 12, 2013 Publicado: Outubro 12, 2013 camarões não é aconselhável, não tanto pela água mas mais pelas companhias lol. Como te tinha dito a JBL aconselha esse areão na mesma para plantas, desde que utilizes por baixo um substrato fertil, é lógico que eles aconselho o deles (aquabasis) mas podes utilizar outro do mesmo género. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
SandraM Publicado: Outubro 13, 2013 Autor Publicado: Outubro 13, 2013 Há perigo dos mollys comerem os camarões? Adultos? Eu tenho lido sobre a incompatibilidade dos peixes com os camarões e parece haver muita divergência... Daí também ter perguntado, nada melhor que pessoas experientes para dizer. Citar
wildweasel_pt Publicado: Outubro 13, 2013 Publicado: Outubro 13, 2013 Eu uso Areão de quartzo preto ainda ontem comprei, mas foi em Lisboa. Isso é turmalina... Citar
SandraM Publicado: Outubro 13, 2013 Autor Publicado: Outubro 13, 2013 Aproveitando o topico, como é a turmalina ou o quartzo a nivek de plantação? (Sem falar das plantas que precisam de solo fertil, simplesmente as que precisam de ser enterradas), há senãos? Citar
Recommended Posts