Ph alto

Recommended Posts

Olá pessoal

Montei o meu AQ novo 200L. A água da minha torneira sai com os seguintes parametros:

PH 7,2

Dh 5º

Kh 80 mgl

O Aquário está em funcionamento vai para 6 dias sem plantas nem peixes,o areão é o comprado no comércio, a decoração não tem elementos calcáreos e o substrato é o da prodac e agora o PH subiu para 7,7.

O que devo fazer :shock:

Salgados é que esta a dar

Partilhar nas redes sociais

OK Nuno

Mas a Turfa onde a meto, no filtro :shock:

Pelo que sei o filtro deve ficar a funcionar para criar as tais colónias de bactérias, se eu mexer agora não vai complicar as coisas :roll:

Tenho um Filtro Ehiem 2226 com Cerãmicas e substrato como é que faço

Obrigado

FOCA

Saudações

É verdade que a Turfa é um dos melhores acidificadores para a água do aqua embora vá progressivamente deixando a água um pouco mais amarelada, tipo chá.

Outra Ccisa que ajuda a descer o PH são troncos.

É normal que inicialmente o PH possa subir um pouco.

....mas há uma questão fundamental? que peixes vai ter este aquário?

é que se queres ter peixes tipo, Guppys, Ciclideos Africanos, então o PH não me parece mau.... no caso dos Ciclideos Africanos de Tanganika o Ph ainda teria é de subir mais.

Vê esta foto que é do Site da Eheim (nota: Turfa da Eheim chama-se EHFITORF)

wasser_filter_schnitt_professionel.gif

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Ola Pedro

Obrigado pela explicação.

O tipo de peixeis que vou introduzir são na maioria acidofolos portanto vou mesmo ter de baixar um pouco o PH.

Quanto á questão do filtro não sei se tenho de retirar uma materia filtrante e substituir por outra ou posso fazer camadas :shock:

Foca

O filtro que eu tenho é um Eheim Classic 2217. Não tem nada a separar as diversas camadas filtrantes. Alguns trazem uns separadores de plástico, se o teu o tiver melhor. As camadas filtrantes que o meu filtro trazia são diferentes: diversas de esponja azul, uma de algodão e uma de carvão.

Quando tive Turfa consegui pô-la apenas retirando a camada do carvão para não reter a turfa. As espongas lá se encolheram um pouco mais.

No teu caso como tens as ceramicas (suspeito que ENFISUBSTRACT E EHFIMECH) uma para a colonização de bactérias e a outra para a filtração mecânica (remover residuos solidos), talvez possas tirar um pouco de ambas, talvez menos da ENFISUBSTRACT porque será o local onde se alojarão mais bactérias e nesta fase isso é importante, tendo o cuidado de retirares carvão se existir. A turfa fica sempre por cima de todas as outras camadas à excepção do algodão. O Algodão serve para dividir as diversas camadas filtrantes.

Atenção: se tiveres a turfa à parte num recipiente com água que serve depois para as diversas trocas de água tens de ter muito cuidado. A água do recepiente com turfa (por ser à partida pouca água -aí uns 20% do aqua-) é mais facilmente acidificável podendo chegar a valore de PH 5.5, 6... Se o aqua está por exemplo a 7.5 e se já tem peixes o que vai acontecer!!! os desgracaditos dos peixes estão com 7.5, de repente descemo-lhes o PH para uns 6.... e depois ele volta a subir um pouco quando as duas águas de vão misturando..... é lógico que isto pode matar os peixes. Uma variação na escala de 7.0 para 7.1 significa um diferença de 10X.

No filtro como a turfa vai acidificando aos poucos é mais seguro.

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Olá Foca !!

Eu tenho um problema identico ao teu.

Como o meu aquario é de 200 l, fiz um monte com troncos no meio do aq. e coloquei debaixo dos troncos uma meia com turfa, como a turfa ao fim de 2 a 3 semanas perde as caracteristicas, não necessito de mexer no filtro para a substituir.

Boa sorte

Anibal Mota

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!