lguerra Publicado Outubro 11, 2013 Publicado Outubro 11, 2013 (editado) Boa tarde Pessoal, Tenho "circulado" pelo fórum única e exclusivamente para "cuscar" e aprender à bastante tempo. Iniciei-me nos salgados há cerca de um ano com um nano da boyu (TL-550) Gostei da experiencia mas achei um pouco limitado. Por isso, estou agora a arrancar um novo projecto. Setup: Aquário: 120x60x50 10mm (comprimento, largura, altura)Estrutura: 120x60x90 (comprimento, largura, altura) aço Forrado a MadeiraSump: 80x50x40 8mm (comprimento, largura, altura)Retorno: Eheim 2000+Escumador: TMC V2 800Circulação: SUNSUN 12000l/h + Tunze 2500l/hTermóstato: Eheim Jager 200wIluminação: Blau 4x54w (1 azul, 1 branca de 14k, 1 branca de 10k e uma rosa que vou trocar por azul ou actínica)Areão: 20 kg Areia de coralRocha: 15 kg Ainda estou numa fase inicial pelo que algas castanhas começaram a povoar o areão. Já fiz uma TPA com osmose e tenho vindo a repor os niveis diariamente. O escumador não parecia tirar grande coisa até lhe ligar uma bomba de ar. Agora até levanta paralelo tenho é alguma dificuldade na afinação. Sempre que o nivel de água desce já tenho eu que lá ir dar o "jeitinho". Fiz à uns dias alguns testes e obtive os seguintes valores: Amónia: 0Nitratos: 1Nitritos: 0,2ca: 360Kh: 10 Sou da Maia (Norte) e se houver pessoal interessado em trocar impressões pessoalmente fico à espera de convites/sugestões. Ficam então algumas fotos desde o inicio (à 6 meses atrás ) Estrutura + aquario: Fiz uns buracos na parte de tráz a pensar, mais tarde, em colocar umas ventoinhas: Escumador: Escoamento/Retorno: Colocação do Sal: Retorno: Iluminação (nesta foto só estão duas das quatro lampadas acesas): Layout: Nas fotos ainda não aparece a SunSun de 12k nem as algas no areao. Mais tarde Actualizo. Fico aguardar comentários/sugestões Editado Outubro 11, 2013 por Ricardo.Fonseca venda nos classificados ou por MP Citar
i980311 Publicado: Outubro 11, 2013 Publicado: Outubro 11, 2013 (editado) Lguerra, à quanto tempo montaste o aquário? O problema do nível do escumador poderia ter sido evitado se tivesses organizado essa sump de outra forma. Idealmente, o comportamento onde está o escumador não pode variar o nível da água para evitares que o escumador se descontrole e tenhas de estar sempre a afinar como tu próprio o dizes. O layout parece-me um pouco baixo, eu juntaria mais rocha para fazer umas ilhas mas isto são gostos. Que corais vais querer manter? Editado Outubro 11, 2013 por i980311 Citar O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
lguerra Publicado: Outubro 11, 2013 Autor Publicado: Outubro 11, 2013 Boas, Está a funcionar acerca de dois meses. A questão do escumador, não tinha pensado nisso . Era uma divisoria que obrigasse aquele compartimento a estar sempre ao mesmo nivel... Quanto ao layout não queria empilhar muito daí ter espalhado um pouco as rochas para um formato mais simples . Mas ainda vou ver se dou um jeito. Não é nada definitivo. Quanto aos corais, tenciono manter moles e alguns LPS... Nada muito exigente. Cumprimentos! Citar
i980311 Publicado: Outubro 11, 2013 Publicado: Outubro 11, 2013 É estranho ao fim de dois meses e aínda agora é que aparecem as algas castanhas que costumam ser diatomáceas que se alimentam da silica da areia daí ser normal aparecerem a meio do ciclo inicial. Juntaste areia recentemente? Quanto ao escumador é mesmo isso, algumas pessoas, eu incluido, optam por colocar o escumador logo no primeiro compartimento de entrada da água na sump com a saída de água por cima da divisória e logo aí tens sempre a água no mínimo ao nível do cimo dessa divisória. Agora é continuar dar tempo ao tempo e ir adicionando mais corais e peixes. Vai atualizando o tópico para vermos o crescimento dos peixes e corais. Citar O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
lguerra Publicado: Outubro 11, 2013 Autor Publicado: Outubro 11, 2013 Não adicionei areia... Possivelmente a evolução já terá parado mas como ainda não tenho equipa de limpeza nem aspirei o areao... a porcaria não sai sozinha . Este fim de semana vou ver se arranjo uma solução para o escumador, vou ver se aspiro e se compro uma equipa de limpeza. Entretanto mal tenha novidades actualizo com umas fotos . Obrigado pelos concelhos . Citar
Hugo Costa Coelho Publicado: Outubro 14, 2013 Publicado: Outubro 14, 2013 Ola Parabéns pela montagem se bem como disse i98031 o layout podia ter sido mais trabalhado, mas nisso se o dono gosta esta bom. Mais um reparo é o escumador com o tempo e entrada de peixes vai ser insuficiente para o teu sistema. De resto e com 2 meses esta na altura mais que ideal da equipe de limpeza entrar Citar
RicardoMaia Publicado: Outubro 14, 2013 Publicado: Outubro 14, 2013 Boas, mais um o aquário esta muito porreiro paciência e muita calma isso vai longe... Ainda estas no inicio podes sempre dar um jeito aqui ou ali, parece que as rochas estão em cima da areia não devia... O escumador vai ser curto depois tens de ver isso. Começa a meter siporax na sump uns 3 litros ajuda na filtração da água. Vou ter de cortar a minha sinularia dura quando cortar e ela colar a um bocado de rocha ofereço te um pouco Faz tudo com muita calma e tpas semanais e boa sorte Abraço Citar
lguerra Publicado: Outubro 15, 2013 Autor Publicado: Outubro 15, 2013 Boa tarde, Hugo Costa Coelho, no aquario anterior tinha a rocha muito empilhada e isso chateava quando queria mudar alguma coisa. Dai ter optado por um layout simples. No entanto concordo, está demasiado simples . A minha falta de imaginação não ajuda mas vou ver se complemento com um pouco de rocha morta pelo menos para uma ponte . O escumador já me disseram isso. Ele neste momento tira bastante porcaria. Quais são os sintomas de ineficiencia? A equipa de limpeza, apesar de incompleta, já entrou. Tenho 1 turbo, 3 eremitas e 10 nassarius. Neste momento tenho algumas algas a nascer na areia. Estou a pensar em esperar um pouco para ver se estabiliza. Manter as TPA's e no proximo mês meter um cirurgião. Obrigado pelos comentários Citar
lguerra Publicado: Outubro 15, 2013 Autor Publicado: Outubro 15, 2013 Boa tarde, RicardoMaia é sempre bom ver pessoal do norte. Conheço poucos . Efectivamente a rocha foi "pousada" em cima da areia. Por acaso tenho um pouco de siporax (talvez 1 lt.) vou acrescentar. Entretanto a minha prioridade neste momento é mais a iluminação. Tenho que trocar 2 lâmpadas. e a Rocha trazia algumas algas do ultimo aquário. Vou ver se introduzo um cirurgião e mais alguma rocha morta. Como o dinheiro não abunda tenho que ir devagar . Devo apostar num filtro UV? Obrigado pelos comentários .png' alt=':biggn:'> . Citar
RicardoMaia Publicado: Outubro 15, 2013 Publicado: Outubro 15, 2013 Mas existe muito pessoal aqui do norte com bons aquários :naughty: Como ainda estas no inicio podes mexer no layout sem muitos problemas por isso ainda podes retocar isso eu com 9 meses ainda mexo no meu nunca estou satisfeito... Em relação à iluminação se for só para moles e LPS chega bem essa calha podes baixar mais um pouco mas essa da muito bem eles querem é comida e não luz Penso que não precisas de UV precisas é de tpas sagradinhas os eremitas se não tiverem mais nada vao ai as algas. Na minha opinião esse layout merecia ai uns reef branch uns 5 ou 6 logo. Citar
lguerra Publicado: Outubro 16, 2013 Autor Publicado: Outubro 16, 2013 Boas, As TPA's frequentes nesta fase não vão favorecer o aparecimento de algas? Apesar das TPA's e reposições com água RO tenho o areão cheio delas... Reduzi um pouco à iluminação... Vou ver se logo actualizo com umas fotos. Mais uma vez obrigado e cumprimentos! Citar
RicardoMaia Publicado: Outubro 17, 2013 Publicado: Outubro 17, 2013 Eu fiz tpas desde a primeira semana, usei sempre agua natural não sei se faz alguma diferença e nunca tive assim muitas algas apenas a rocha começou a ficar castanha mas uns eremitas e uns nassarios limpam isso tudo. Citar
lguerra Publicado: Outubro 29, 2013 Autor Publicado: Outubro 29, 2013 Boa tarde pessoal, Peço desculpa mas ainda não consegui actualizar as fotos. Vou fazer isso assim que tiver oportunidade. Entretanto surgiu-me uma dúvida... Tenho uma Donzela Néon com cerca de 3cm. Na altura achei engraçado e comprei desconhecendo o facto de poder ser um pouco agressiva. Até a data não tive problemas mas também só tenho dois ocellaris e tive na altura um hepatus sem nunca ter tido problemas. A minha questão é, tenciono adicionar um Zebrasoma flavescens tamanho S ou M brevemente. Terei problemas? Deverei desfazer-me deste peixe? Não desgosto dele nem me queria desfazer dele mas não é efectivamente o peixe que mais adoro. Além disso preciso seriamente de um cirurgião e mais tarde também faço intenções de acrescentar um hepatus. Obrigado e cumprimentos! Citar
Riskas Publicado: Novembro 28, 2013 Publicado: Novembro 28, 2013 boas embora seja territorial o zebrassoma ainda e mais e num aqua desse tamanho nao tens problema mais pancada menos pancada... quanto ao resto mais uma rochitas ai nao ficava mal mas o que interessa e que Tu gostos e que aprecies... Citar
Recommended Posts