enfcoentrao Publicado Outubro 8, 2013 Publicado Outubro 8, 2013 (editado) Boas a todos. Estou a pensar montar um salgado. Tenho um aquatlantis 120 que durante muito tempo funcionou para agua doce. Não me queria desfazer dele, até porque acho-o lindíssimo e combina com o móvel escritório. Tem 240L. A minha duvida será: Posso montar a sump dentro do aquário. Seria uma espécie de biobox mas com mais capacidade. Não me importo de perder capacidade no aquário. ficar apenas com 200L. Dentro da sump colocava todo o material: aquecedores, bomba, escumador. Seria algo deste género. ___________________________ I I I I I I________I I I I I__________________________I O que acham? Obrigado Editado Outubro 8, 2013 por enfcoentrao
Hugo Costa Coelho Publicado: Outubro 9, 2013 Publicado: Outubro 9, 2013 Ola. Qual o escumador esta a pensar usar? Não tem alternativa a fazer uma sump?
Sergio pinto Publicado: Outubro 27, 2013 Publicado: Outubro 27, 2013 Boas, é muito interessante este tópico, eu iniciei um parecido pois estou na mesma situação que tu mas parece que o pessoal não é muito apologista de aproveitamentos de material e de aquários, mas devo dizer que deve haver muitos aquaristas com vontade de arriscar nos salgados e aproveitar ao máximo o material que têm, mas já houve um membro que me disse que a biobox pode servir de sump desde que o aquário não ultrapasse os 100L tirando as matérias filtrantes e colocando lá o termostato e um tipo de algas qualquer que existe para salgados micro ou macro algas uma coisa assim parecida
pedrolena Publicado: Outubro 27, 2013 Publicado: Outubro 27, 2013 O único problema que encontro é encontrar um escumador que seja eficaz para essas litragens, que possa caber nesse espaço.
luis lourenço Publicado: Outubro 27, 2013 Publicado: Outubro 27, 2013 E mesmo que arranjes um escumador ainda tens de la meter o aquecedor e talvez mais alguma coisa. Pode ficar feio mas safavas te melhor com um hang on. Vais ocupar muito espaço dentro do aquario. A sump ajuda e facilita muito. Mas não é isso que te impede a conversão. Estuda com calma a hipotese de fazer uma. Se tiverex de fazer uma estrutura para pores o aquario não é nenhuma fortuna.
Hugo Costa Coelho Publicado: Outubro 27, 2013 Publicado: Outubro 27, 2013 Boas, é muito interessante este tópico, eu iniciei um parecido pois estou na mesma situação que tu mas parece que o pessoal não é muito apologista de aproveitamentos de material e de aquários, mas devo dizer que deve haver muitos aquaristas com vontade de arriscar nos salgados e aproveitar ao máximo o material que têm, mas já houve um membro que me disse que a biobox pode servir de sump desde que o aquário não ultrapasse os 100L tirando as matérias filtrantes e colocando lá o termostato e um tipo de algas qualquer que existe para salgados micro ou macro algas uma coisa assim parecida Penso que ninguém tem alguma coisa contra os "aproveitamentos" antes pelo contrario penso eu, o que tenho pena é dos vivos que possam estar num aquário menos bem montado. Ja agora para tirar duvidas.. Sérgio para que serve uma sump?
Sergio pinto Publicado: Outubro 29, 2013 Publicado: Outubro 29, 2013 Boas hugo, tal como disse eu também estou na mesma situação, gostava muito e espero um dia entrar no mundo dos marinhos mas não tenho experiencia e conhecimento nenhum sobre isso mas pelo que tenho me apercebido serve como filtro mas se não for p.f. explica melhor pois será mais informação que nos absorvemos
luis lourenço Publicado: Outubro 29, 2013 Publicado: Outubro 29, 2013 Uma sump pode ser um filtro e é muito usada em agua doce como filtro. Fazem se varias divisorias que levam fibras, biobolas, ceramicas entre outras. Nos salgados a semelhança de agua doce usa-se a sump para aumentar o volume e colocar o material que é necessario, termostatos, escumadores, reatores, etc. Tambem se pode colocar um refugio com algas ou para outras coisas. Ha quem meta ceramicas na sump a quem não use. É comforme o dono.
daniel91 Publicado: Outubro 29, 2013 Publicado: Outubro 29, 2013 Boa tarde. Eu Tambem tenho um aquatlantis, Podes sempre tirar a medida do móvel e fazer a sump dentro da porta, ao neste caso fazer as duas sump-s uma para o escumador e a outra para o restante equipamento. Cmp
Hugo Costa Coelho Publicado: Outubro 29, 2013 Publicado: Outubro 29, 2013 A grande vantagem de se ter sump em agua salgada é ter local para se ter equipamentos fora do aquário, o resto das coisas ditas pelo Luis Lourenço vem por acréscimo. Ora se vai/quer fazer uma sump de uma biobox não vejo vantagem a nível estético ate porque o equipamento maior será um escumador e pelos que conheço que podem caber dentro da biobox mais vale não ter nenhum e fazer mais trocas de agua, para ter algas temos de saber para que servem não é ter por ter bem como as cerâmicas e outros..
Recommended Posts