Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, já há uns tempos tinha colocado um topico aqui no forum com umas dúvidas sobre uns LEDs e se seria viável ou não usar aquilo etc etc...
Desta vez vi a experiência de um membro aqui no fórum, e como estou a desfazer-me da minha bateria para mudar para um cubinho mais pequeno, decidi que era hora de pôr mãos à obra e fazer uma calha LED em vez de ir comprar uma coisa baratita...

Por um lado sei que não me vai compensar o trabalho dispendido por ser uma calha pequenina, e poderia comprar uma calha pequena que me fizesse o trabalho, mas como tenho interesse em aprender vou juntar o útil ao agradável e com um pouco menos de dinheiro (em material) vou tentar fazer a calha eu mesmo.

Caso corra bem (que é o que espero), passo logo para o nível seguinte e construo uma calha para o meu comunitário e aí sim começo a poupar a sério! (:

O objectivo deste tópico será portanto fazer uma lista com todo o material necessário juntamente com um passo a passo de como fazer tudo. Espero conseguir e como ainda nem sequer sei o que vou fazer espero ter várias opiniões e dicas para poder concretizar o projecto.
No fim espero poupar o trabalho de pesquisa a quem quiser construir uma calha como a minha.

Publicado:

Inicialmente vou começar com a lista de material que já me foi fornecida por um membro aqui do fórum e foi discutida com ele.
Não vou incluir coisas como as máquinas de solda e o fio de solda e essas coisas...

Aquário:
- Cubo 35x35x35 cm
- Fauna: Camarões
- Flora: Low Tech - Apenas plantas de fácil manutênção tipo anúbias.

Material:

1. Leds - 2 LEDs de 10W 6500K - vou optar por 2 LEDs high power em vez de muitos pequenos. - Preço: Cerca de 2,70 €
2. LED driver - Em princípio será um de 10 W penso eu, mas há de 900 mA e de 300 mA e não sei o mais indicado, se alguem souber agradeço que me esclareça. - Cerca de 5 € +/-
3. Transformador - 5A (nem sei o que é) 12dc a 1000 amperes. Se alguem souber explicar cada coisa e como se vê o que devemos escolher para uma calha maior por exemplo, também agradeço. - Cerca de 7 €
4. Resistências - Não sei o valor da resistências mas pelo que percebi tenho que por uma resistência antes de cada LED não sei se estou correcto, para proteger o LED.

5. Gostava de ter algo para controlar a intensidade da luz ou da corrente ou qualquer coisa que me permita diminuir a luminosidade caso os dois leds ao maximo tenham demasiada intensidade luminosa. Algo que me permita ter controlo sem ter que desligar os LEDs.

Peço ajuda a quem perceber para me dizer se o material é o certo e o suficiente, e o que poderá ser acrescentado para melhorar a calha.
O suporte ainda não foi definido mas como arranjo vidro ou acrílico facilmente e arranjo maquinaria para o trabalhar, seguramente irei optar por esse caminho, ou então uma caleira de alumínio bem simples e resistente, como as que tenho na minha luminária actual.

Abraço e aguardo por resposta

• 1 ano depois...
Publicado:

Não leves a mal mas com esses leds vais cozer o aquário que isso e um boom de luz enorme .

Publicado: (editado)

Eh pah... LEDs de 10W... isso tem que levar com bom dissipador e mesmo assim ainda deve ser necessario umas ventoinhas a ajudar!

Ah uns tempos vi uma coisa dessas a funcionar na garagem de um conhecido e tinha um dissipador enorme naquela coisa e ainda uma ventoinha no

topo do dissipador!

Antes de gastar no resto, poe so um led a funcionar e ve o que se consegue com isso!

Se reparares em lampadas LED, por alguma razão usam varios leds de menor potência em vez de 1 unico de potencia superior!

Ainda a pouco tempo andei a trocar uns projetores de teto por identicos a LED e aquilo tem 8 LEDs para uma potencia de 4.5W

Porque razão nao colocaram um unico LED?

Não será com toda a certeza teimosia do fabricante ;)

Em relação as duvidas...

O LED driver é um dispositivo que controla a corrente no LED.

Tens que saber qual a corrente no LED para o rendimento maximo e usar um driver para essa corrente!

um transformador de 1000 amperes.... deve haver ai erro... ias precisar de um camião para o transportar :)

Não será de 1000 mA? o que dá 1A?

Pelas dúvidas colocadas, não me parece que tenhas algum conhecimento de eletrónica/eletricidade.

Sem esses conhecimentos básicos não aconselharia iniciar algo desse genero!

Por 4 euros arranjas lampadas a LED entre 3 e 6W e só tens que as alimentar com 12V ou com os 240V da rede eletrica (dependendo da lampada escolhida)!

Mais simples, mais rápido e mais barato de construir... ou pelo menos há menos coisas que possam falhar ;)

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

Neste momento já tenho alguns conhecimentos, já passou algum tempo desde que iniciei o tópico.

Realmente deve haver erro.

E sim os 10 W foi só naquela. Provavelmente posso experimentar LEDs de 1W.

Podes explicar melhor de que lampadas falas no ultimo parágrafo?

Abraço

Publicado:

Boas,

só para aumentar a confusão... :rolleyes:

Se quiseres fazer uma calha com led's de 10 W, tens aqui uma solução que é só adaptar:

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_1125&products_id=64483

Estes projectores ligam directamente aos 220, não tens que te preocupar com drivers.

Infelizmente não são controláveis na potência :mad:

2 projectores destes (podes desmontar e reconfigurar a colocação das peças) aquecem muito pouco.

Tenho cá 2 montados e posso meter a mão que não queimam!

Para um cubo com essas dimensões (low tech) aconselho apenas 10W, parece-me suficiente...

Penso que com 20W vais ter algas...

Publicado: (editado)

Bom dia...

Para começar a experimentar DIY com led, sugiro ir apenas ate aos LEDs de 3W, e mesmo esses, se houver um pequeno

problema na dissipação do calor queimam facilmente :(

Quando se estiver um pouco a vontade a trabalhar com esses, ir subindo na potência usando os conhecimentos adquiridos

nos anteriores ;)

Apenas uma sugestão ;)

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

Bom dia...

Para começar a experimentar DIY com led, sugiro ir apenas ate aos LEDs de 3W, e mesmo esses, se houver um pequeno

problema na dissipação do calor queimam facilmente :(

Quando se estiver um pouco a vontade a trabalhar com esses, ir subindo na potência usando os conhecimentos adquiridos

nos anteriores ;)

Apenas uma sugestão ;)

Concordo plenamente eu na altura nao fazia muito ideia da luz de um led desses de 10W.

É muito mesmo.

De qualquer forma já não tenho nada disso, só tenho o comunitário, por isso se experimentar vai ser como complemento às T5, porque me parece que tenho plantas a pedir mais luz. Embora tenha outras a precisar de menos xD