Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite , preciso da vossa ajuda para identificar o problema da minha platy fêmea pois não consigo encontrar nenhuma doença na internet que se enquadre a 100% com os sintomas. Quando a adquiri já há bastantes meses comportava-se normalmente passado uns tempos notei que ela se escondia numa caverna que tenho no aquário e lá permanecia sempre deitada no fundo do aquário, ocasionalmente saia para comer, mas nem sempre .Como tinha o aquário bastante povoado pois estou a tentar despachar guppies , pensei que poderia ser stress e transferi o peixe para o meu outro aqua , onde houve melhoras significativas no comportamento anti social , mas os restantes sintomas permanecem.

Sintomas

- Esta ocasionalmente deitada no fundo do aqua ( de momento esta numa maternidade onde estou a dar ervilhas )
- quando nada, é bastante trapalhona a nadar , parece que tem dificuldades em nadar suavemente , oscila constantemente .
- Esta sempre a respirar com a boca aberta a um ritmo ofegante.
- Penso que tem as guelras demasiado vermelhas ??
- penso que tem as escamas vidradas??

Hoje quando fui verificar o estado dela ( 5 horas depois de a colocar na maternidade ) ela deu a luz cerca de 4 ou 5 alevinos mortos e alguns com diferencias claras a nível físico mas vivos e 2 ou 3 ovos translúcidos amarelados e uns de tom vermelho, não sei do que se trata

Parâmetros do aqua

- Aqua 1 onde passou maior parte do seu tempo- 120 L

Ph- 7.2 \ 7.5
Temp : 27 \ 28
Amonia : 0
nitritos : 0
Nitratos : 30

-Aqua onde esta actualmente 50 L

Ph - 7
Temp - 28
Amonia 0
Nitritos - o
Nitratos -10

Gostaria de saber de que se doença trata , eu acho que possa ser ictiofonose mas não tenho a certeza .

Link da imagem do peixe : http://alojaimagens.com/images/cw37aenufsrlr2m0s9.jpg

Editado por vmike
  • 5 meses depois...
Publicado:

Tenho um platty exatamente nesses condições e os restantes 50% estão a ficar assim podes me dizer o que aconteceu fizeste algum tratamento ? Se sim qual ? Ela sobreviveu ? Obrigada

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Publicado: (editado)

boas ...

porque que tens a temp tão elvada? 28 graus para os platys é muito penso eu :tapfoot:

dai ela a se esconder em lugares mais "frios" mas é apenas a minha opinião, penso que o ideal para eles é nos 26 ;)

no caso se for ictio, então tens que meter a temp nos 29... mas aguarda por respostas mais "concretas" ;)

espero ter ajudado e boa sorte ;)

Editado por Gonçalo Melo
Publicado:

Boas.. tenho platies num aqurio com 28° e nao teem problemas com a temperatura.

Ictio nao e de certeza. No caso do ictio aparecem pontinhos brancos..