jacjac Publicado Outubro 1, 2013 Publicado Outubro 1, 2013 (editado) Boa tarde, Hoje quando cheguei a casa reparei que um dos meus tetras limão (11 no total) têm algo branco a sair do corpo. O comportamento do peixe parece normal: come, nada, tem cor. Setup: 550L+ Sump Temp 25.5º-26º Ph 6-6.5 KH, GH 4-5 NH4, NO3, NO2 - Tudo controlado TPA: 150L/semana Foram adicionados 20 Narizes de bêbado ao aquário à cerca de um més, sem problemas até agora. Foto: Uploaded with ImageShack.us Foi a melhor foto que deu para tirar. Não sei o que é. Pensei em archor worms mas acho demasiado pequeno. Antes de aparecer a "cena" branca, o peixe tinha um alto na pele. O alto abriu e está a sair o que se vê na imagem. Os tetras limão, os machos, na semana passada andaram em disputas muito mais intensas do que o normal. Acho que as fêmeas puseram ovos. Não sei se pode estar relacionado. Nenhum outro peixe no aquário apresenta sinais de doença. Obrigado Editado Outubro 1, 2013 por jacjac Afonso Cunha
Cain Callaway Publicado: Outubro 1, 2013 Publicado: Outubro 1, 2013 nao sera aquele parasita das guelras? tem aspecto tipo algodao?
jacjac Publicado: Outubro 1, 2013 Autor Publicado: Outubro 1, 2013 nao sera aquele parasita das guelras? tem aspecto tipo algodao? Qual parasita das guelras? Mas aquilo que se nota na imagem está no meio do corpo do peixe, não nas guelras. Não tem aspecto tipo algodão. Basicamente apareceu uma bolha no corpo do peixe e dois dias depois (hoje), aparecem estas coisas brancas a sair de lá. Parecem tubinhos, mas não me parecem minhocas. Gostava mesmo de saber o que é, já tive um nariz de bêbado com algo parecido e tratei com esha e sera costapur + sal e nada. O peixe passado 2 meses estava "na mesma". Achas que é contagioso? Apareceu do nada e todos os outros estão bem. Talvez seja uma lesão e está a infectar, não sei... Afonso Cunha
Filipe1973 Publicado: Outubro 2, 2013 Publicado: Outubro 2, 2013 Eu, antes de mais, separava o peixe dos restantes. Se for contagioso, é a melhor maneira de evitar isso.
Cain Callaway Publicado: Outubro 2, 2013 Publicado: Outubro 2, 2013 jacjac. a foto tb nao é grande coisa
jacjac Publicado: Outubro 2, 2013 Autor Publicado: Outubro 2, 2013 A foto foi o melhor que se arranjo. O peixe está sempre em movimento. Amanha tento tirar com o peixe isolado. Vou passa-lo para um aquario hospital, mas estou confiante que não é nada de contagioso. Acho que foi uma ferida que o peixe desenvolveu e agora está inflamada. Digo isto porque os tetras limão são provavelmente os peixes mais resistentes do aquário e não há mais nenhum com algo parecido. Com o que aconselham a tratar o peixe no hospital? Ou deixo andar para ver a evolução. Afonso Cunha
anapinheiro Publicado: Outubro 2, 2013 Publicado: Outubro 2, 2013 Boas Afonso O que o teu peixe tem são parasitas, aconteceu-me o mesmo com uma colónia de guppies. Contagioso é, mas provavelmente os outros também já tem o mesmo parasita, ele incuba no interior do corpo do peixe e depois rompe a pele e sai. Mais vale tratares o aquário todo. Aconselho-te um bom desparasitante, e muita persistência no tratamento. Qualquer dúvida, diz. Abraço
jacjac Publicado: Outubro 3, 2013 Autor Publicado: Outubro 3, 2013 Boas Afonso O que o teu peixe tem são parasitas, aconteceu-me o mesmo com uma colónia de guppies. Contagioso é, mas provavelmente os outros também já tem o mesmo parasita, ele incuba no interior do corpo do peixe e depois rompe a pele e sai. Mais vale tratares o aquário todo. Aconselho-te um bom desparasitante, e muita persistência no tratamento. Qualquer dúvida, diz. Abraço boas, Tens a certeza? Estava confiante na ferida possivelmente infectada. Que desparasitante recomendas e procedimento de tratamento recomendas? Abraço Afonso Cunha
anapinheiro Publicado: Outubro 3, 2013 Publicado: Outubro 3, 2013 Boas Pela descrição que fizeste, são parasitas. É muito comum, infelizmente, quando compramos peixes em lojas eles trazerem parasitas que se vão desenvolver pelo estado de fragilidade do animal. Eu consegui resultados bons com o sera tremazol, usei a dose indicada na bula e com dois tratamentos resolvi o problema.
jacjac Publicado: Outubro 3, 2013 Autor Publicado: Outubro 3, 2013 Boas Pela descrição que fizeste, são parasitas. É muito comum, infelizmente, quando compramos peixes em lojas eles trazerem parasitas que se vão desenvolver pelo estado de fragilidade do animal. Eu consegui resultados bons com o sera tremazol, usei a dose indicada na bula e com dois tratamentos resolvi o problema. O peixe em questão está no aquário há quase 1 ano. Os peixes que entraram vieram de lojas de qualidade. Vou procurar esse tal medicamento e iniciar o tratamento. Tratanto todo o aquário. Eu tenho sera costapur que também trata parasitas ao nível da pele, será que resolve? Enquanto não inicio um tratamento tenho um outro medicamento da gama de sera, também para parasitas, usado como prevenção/tratamento. Afonso Cunha
anapinheiro Publicado: Outubro 3, 2013 Publicado: Outubro 3, 2013 As lojas podem ser de qualidade, os importadores é que não... Basta um peixe contaminado para contagiar uma loja inteira. O costapur pouco ou nada irá fazer, acho que não vale a pena estares a stressar os peixes com mais um medicamento. Que outro medicamento tens?
jacjac Publicado: Outubro 3, 2013 Autor Publicado: Outubro 3, 2013 Cá em casa tenho esha2000, sera costapur, sera costamed. Posso usar o tremozol, só tem o contra que tenho que fazer 80% de TPA (perto de 500L). E ainda tenho algumas incertezas se são mesmo parasitas externos pelas fotos que vejo na net... Mas o tremazol provavelmente resolve. Se houver algum outro medicamento que não tenha tantos cuidados e mais barato (custa perto de 25€) que trate o problema era melhor. Afonso Cunha
jacjac Publicado: Outubro 4, 2013 Autor Publicado: Outubro 4, 2013 Boas, Após aplicação de sera costamed, o peixe melhorou imenso. Sinceramente não estava à espera que melhorasse, foi mais numa de proteger o peixe enfraquecido a infeções secundárias e esterilizar todo o aquário. O que acontece é que hoje o peixe já não tem nada branco a sair do corpo. Tem apenas o local da ferida ligeiramente avermelhada e aparentemente parece estar a fechar(notava-se um rasgo nas escamas). Não há sinais de nenhum outro peixe infectado e estão todos com um comportamento normal. Sendo assim, vou avaliar a evolução do peixe. Amanha aplico novamente o tratamento, e nas TPA's vou mantendo a dosagem de sal durante os próximos dias. Caso isto não resulte, avanço para o sera tremozol. Afonso Cunha
Recommended Posts